O Segredo da minha Mãe

by J. L. Witterick | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Cokas of Almada, Setúbal Portugal on 4/25/2018
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by Cokas from Almada, Setúbal Portugal on Wednesday, April 25, 2018

SINOPSE
Contada de quatro perspetivas diferentes, esta é a história comovente de duas mulheres que serão recordadas pela sua tremenda coragem e humanidade.

Em 1939, as tropas de Hitler invadem a Polónia e põem em marcha uma perseguição desumana ao povo judeu. Todos sabem que proteger judeus num país ocupado pelos nazis é uma sentença de morte.

Mas Franciszka e a filha, Helena, movidas por um profundo sentimento de justiça e respeito pela vida humana, decidem arriscar tudo para abrigar duas famílias judaicas e um soldado alemão desertor na sua modesta casa em Sokal. Uma das famílias fica escondida numa cave improvisada por baixo da cozinha. A outra, num palheiro por cima da pocilga. O soldado fica num sótão exíguo.

Para que todos possam sobreviver, Franciszka e a filha terão de ser mais astutas do que os vizinhos e do que os temíveis comandantes alemães, que montam guarda em frente à casa. As duas mulheres estão dispostas a tudo para salvá-los, o que implica não só escondê-los e alimentá-los, mas também conseguir manter acesa dentro deles a chama da esperança.

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Baseado na história verídica de Franciszka Halamajowa, que salvou 15 dos 30 judeus sobreviventes na cidade polaca de Sokal durante a Segunda Guerra Mundial. As personagens são envolventes, e as suas histórias fortes e comoventes.»
Historical Novel Society

«A história é contada usando vários narradores na primeira pessoa, de modo que o quadro completo do que aconteceu apenas emerge no final. O efeito cumulativo é poderoso.»
The Globe and Mail


DETALHES DO PRODUTO

ISBN: 9789898869791
Edição ou reimpressão: 03-2018
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance



Journal Entry 2 by Cokas at Almada, Setúbal Portugal on Wednesday, April 25, 2018

Habitualmente, a realidade supera a imaginação. Quem diria que seria possível uma mulher esconder 2 famílias judaicas e um soldado nazi durante a guerra? E como se isso não bastasse, ainda oferecesse jantares a militares alemães na sua casa, mesmo sobre as cabeças dos judeus?

Este livro é baseado na história de uma mulher de coragem que salvou 15 judeus e um alemão; e que, fatalmente, perdeu o seu próprio filho.

O romance está dividido em 5 capítulos que são contados por 4 narradores diferentes, revelando as várias perspetivas da guerra e dos meses em que se mantiveram escondidos. De salientar o facto de não haver distinção no estilo usado por cada narrador, o que rouba alguma veracidade à leitura.

Recheado de passagens ora felizes, ora dramáticas, somos levados a perceber que, em determinadas circunstâncias, nomeadamente de vida ou morte, algumas pessoas revelam-se verdadeiros anjos de guarda; enquanto outras, não raro consideradas amigas, não têm estrutura para se comprometerem a si e aos seus no salvamento de terceiros.

*****

«Até as pessoas mais bem-sucedidas continuam a precisar de ganhar confiança, venha esta de onde vier.» (Pág. 26)

«É um tempo estranho para estar feliz. O mundo está num alvoroço.» (pág. 30)

«Este é um mundo onde ser insignificante, necessário ou bem relacionado é a melhor maneira de se sobreviver.» (pág. 33)

«A guerra confere uma certa urgência à nossa vida, porque há demasiada morte à espera de uma oportunidade.» (pág. 35)

«Se nos esforçarmos demasiado, assustamos as pessoas.» (pág. 69)

«Todos temos uma criança dentro de nós enquanto os nossos pais são vivos.» (pág. 73)

«As pessoas são como a água de um lago em que não se consegue ver o fundo. (...) só quando temos de mergulhar de cabeça é que nos apercebemos da sua verdadeira profundidade.» (pág. 91)

«Um homem cheio de esperança move-se de forma diferente (...)» (pág. 92)

«O segredo da sobrevivência é passar despercebido.» (pág. 156)

«(...) as pessoas corajosas sentem medo como toda a gente. Só que agem independentemente desse medo.» (pág. 158)

«O padrão define a exceção.» (pág. 193)

«O arrependimento pelo que se fez é amenizado pelo tempo; o arrependimento pelo que não se fez não tem consolo possível.» Sydney J. Harris (pág. 197)



Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.