O Nome da Rosa

by Umberto Eco | Literature & Fiction | This book has not been rated.
ISBN: 0156001314 Global Overview for this book
Registered by usedtobe on 4/18/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by usedtobe on Monday, April 18, 2005

"Um estudioso descobre casualmente a tradução francesa de um manuscrito do século XIV: o autor é um monge beneditino alemão, Adso de Melk, que narra, já em idade avançada, uma terrível e perturbante aventura da sua adolescência, vivida, quando era noviço, ao lado de um douto e subtil franciscano inglês, Guilherme de Occam e de Marsílio de Pádua.
Estamos em 1327; o papa está em Avinhão, o imperador Luís o Bávaro desceu até à Itália com a intenção de entrar em Roma; a cristandade está dilacerada pela luta entre os dois Poderes, pelos movimentos de reforma espiritual, pelas heresias.
Numa importante abadia beneditina vão entretanto, reunir-se os teólogos de João XXII e os do imperador. Objecto da discussão, a pregação dos franciscanos, que chamam a Igreja de volta à pobreza evangélica e, implicitamente, à renúncia ao poder temporal, apoiados logicamente por Luis o Bávaro e combatidos pelo Pontífice.
Guilherme de Baskerville, teólogo imperial, tendo chegado com Adso de Melk pouco antes das duas delegações, encontra-se subitamente envolvido numa verdadeira história policial. Um monge morreu misteriosamente, mas é somente o primeiro dos sete cadáveres que irão transtornar durante sete dias a comunidade, até à apocalíptica fogueira final da abadia. Guilherme recebe o encargo de investigar esses prováveis crimes.
O encontro entre os teólogos saldar-se-á por um rotundo fracasso, mas não a investigação do nosso Sherlock Holmes da Idade Média (que curiosa e propositadamente se chama Baskerville e cujo braço direito na investigação que desempenha o papel que nos romances de Conan Doyle cabe ao Dr. Watson, dá pelo nome tipicamente medieval de Adso ou seja, elementar), atento decifrador de sinais, astucioso e empírico investigador que através de uma série de descobertas extraordinárias num microcosmo de fraquezas, desejos, orgulho, invejas, conseguirá no final descobrir o culpado nos labirintos da Biblioteca."


Journal Entry 2 by usedtobe on Monday, April 18, 2005

Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas entretanto vou emprestá-lo à D. Netbird, que mostrou interesse em ler alguma coisa de Umberto Eco. Espero que gostes! :o)


Journal Entry 3 by Netbird from Rio Tinto, Porto Portugal on Friday, April 22, 2005
Eis chegado à minha estante, por gentileza da Dona Virgulina (a quem eu frequentemente recorro e sei que nunca me diz não, se estiver de alguma forma ao seu alcance), um livro que eu há muito perseguia. Dizem que é muito melhor que o Código Da Vinci, em todos os aspectos... se é que é possível compará-los.

Quando o ler, darei a minha opinião!

Journal Entry 4 by usedtobe on Wednesday, March 29, 2006

Este livrinho já está de volta a casa, a senhora Netbird ainda não se deciciu a fazer o comentário, mas já está de volta! :o)


Journal Entry 5 by usedtobe on Tuesday, December 11, 2007

Este livro vai como RABCK para a YellowBow. Espero que gostes!


Journal Entry 6 by YellowBow from Fleet , Hampshire United Kingdom on Tuesday, December 18, 2007
Umberto Eco, um autor que nunca li mas que tenho imensa curiosidade!!!
Quando terminar de ler, liberto-o para que possa dar alegrias a outro BC ou nao-BC...

Obrigada Virgulina por este RABCK : )

Journal Entry 7 by zuzaa from São Domingos de Rana, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, April 10, 2010
Chegou! Obrigada mais uma vez pela dupla partilha. :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.