Profile Image

Jota-Gustavo

From Almada, not specified not specified
Joined Sunday, February 23, 2003
Recent Book Activity
Statistics
4 weeks all time
books registered 0 11
released in the wild 0 0
controlled releases 0 0
releases caught 0 0
controlled releases caught 0 0
books found 0 1
tell-a-friend referrals 0 0
new member referrals 0 0
forum posts 0 9
Extended Profile
I'm not a good reader, I want to become a reader.

Sou um leitor bisexto, com momentos de leitura compulsiva (como agora), lendo um livro depois do outro, com a mesma compulsão com que um fumador inveterado acende um cigarro noutro cigarro.
Tenho preferências que definem com dificuldade um perfil de leitor. Aprecio os clássicos portugueses (sem os ter lido tanto quanto gostaria): Camões, Eça, Garrett; gosto dos franceses: Flaubert, Stendhal, Malraux, Saint'Exupery; gosto da literatura espanhola: desde logo o Cervantes e o seu Quixote, que é da literatura universal, Quevedo, Camilo José Cela, Lorca, e os poetas do século XX, entre os quais António Machado; e os poetas portugueses, que são tantos que é difícil escolher sem parecer que estou a fazer uma interminável lista de mercearia: Herberto Helder, à cabeça, Ruy Belo, Cesariny, Pessoa (Campos & Caeiro), e muitos mais.
Ler é o único "vício impune". Não gostaria de ser um homem virtuoso.


DEIXO AQUI UM TEXTO MEU, sobre o livro que eu gostaria de ler.


Quero um livro para ler. Se a intuição de BORGES é certa, de que o universo é composto por livros todos diferentes e inacabados como as pessoas, então eu quero um livro para ler. Mas não quero um livro que me distraia ou me confunda, com o seu jogo de sombras, não quero um livro que apenas me divirta. Quero encontrar um livro em que reconheça o mistério e o sonho, a simplicidade e a grandeza, a estranheza de um rosto ainda desconhecido mas com quem é possível partilhar o melhor de certos momentos.
Quero encontrar um livro que pareça esperar com expectativa a aparição do seu novo leitor e que me descubra no momento preciso em que eu o abrir e folhear. Quero um livro que não seja indiferente à minha dúvida, à minha hesitação na escolha, que não encare com indiferença a minha preguiça de leitor bissexto.
Um livro que não permaneça o mesmo depois de eu o ter lido porque provavelmente eu não serei o mesmo depois de o ler.
Quero um livro que seja sempre mais do que a soma dos momentos em que o li, deixando de fazer outra coisa. Um livro que permaneça na minha memória de leitor como a recordação de um rosto familiar que nunca se esquece, mesmo se já não o vemos desde as férias grandes. Um livro como este.

Jota_gustavo


AS MINHAS LEITURAS:
CONTOS DE GRIMM (Grimms' Fairy Tales), Publicações Europa-América - para ler à noite (em dose dupla, duas vezes cada conto) ao meu filho.

MIGUEL TORGA, DIÁRIO Vols. I a VIII (1941-1959), Miguel Torga, Publicações D. Quixote - para ler exclusivamente em casa, entre tudo e nada, porque levar para a rua as suas 900 páginas não seria cómodo.

O SENTIMENTO DE SI - O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência, António Damásio, Publicações Europa-América - para ler sempre que possível, por motivos mais ou menos profissionais.

A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA, Jean-François Lyotard - para ler no autocarro, nos breves minutos que me separam da JB.



Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.