Relato de um Náufrago

by Gabriel Garcia Marques | Romance | This book has not been rated.
ISBN: Global Overview for this book
Registered by MuseuArteSacra of São Paulo, São Paulo Brazil on 9/18/2003
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
This book is in the wild! This Book is Currently in the Wild!
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by MuseuArteSacra at Museu de Arte Sacra de São Paulo in São Paulo, São Paulo Brazil on Thursday, September 18, 2003
Released on Thursday, September 18, 2003 at Museu de Arte Sacra de São Paulo in são paulo, são paulo Brazil.

Este e outros livros podem ser encontrados numa caixa, na bilheteria do Museu de Arte Sacra de São Paulo [Av. Tiradentes, 676 - Metrô Tiradentes - (11) 3326-5393]

Journal Entry 2 by MuseuArteSacra from São Paulo, São Paulo Brazil on Thursday, September 18, 2003
"Este livro não foi concebido como tal, porque mais do que um texto literário constitui um modelo de excelente reportagem. É o trabalho feito por um escritor em atividade paralela à sua extraordinária carreira na Literatura. É a história de um drama da vida real publicada em série no diário bogotano El Espectador.
Em 28 de fevereiro de 1955 teve-se conhecimento de que oito membros da tripulação de um destróier da Marinha da Colômbia haviam caído à água e desaparecido durante uma tormenta no Mar do Caribe. Apenas um deles sobreviveu, Luís Alejandro Velasco, que após passar dez dias à deriva, sem comer nem beber, foi encontrado semimorto numa praia deserta do norte da Colômbia. Praticamente sequestrado pelas autoridades e colocado num hospital naval, só lhe foi permitido falar nesse tempo a jornalistas do regime, e apenas um da oposição, disfarçado de médico, conseguiu entrevistar Velasco. A Colômbia vivia, então, sob ditadura folcórica de Gustavo Rojas Pinilla.
Esta é, portanto, a reconstituição jornalística do ocorrido, segundo depoimento pessoal do náufrago, que procurou espontaneamente a redação de El Espectador. No curso do seu diálogo com Velasco, o repórter descobriu que não acontecera tormenta alguma, e sim um acidente: o destróier levava uma carga de contrabando e, tendo adernado por força dos ventos no mar os oito marinheiros. A revelação do que verdadeiramente sucedera converteu-se, imediatamente, em denúncia política. O país foi tomado de grande alvoroço que custou a glória e a carreira do náufrago e valeu um exílio para o repórter."

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.