As Ligações Perigosas

by Pierre Choderlos de Laclos | Literature & Fiction | This book has not been rated.
ISBN: Global Overview for this book
Registered by branca-de-neve on 5/8/2011
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by branca-de-neve on Sunday, May 08, 2011
Sinopse: As Ligações Perigosas é um romance em que mais do que a paixão se descreve o fingimento. A sua forma é a da correspondência trocada entre diversas personagens, alternando o espírito libertino e a candura, a sedução e a vertigem. O seu autor, Choderlos de Laclos, nasceu em Amiens, em Outubro de 1741. Foi militar de carreira e atingiu o posto de general pouco antes de morrer, em 1800. Escreveu As Ligações Perigosas quando estava aquartelado na Ilha de Ré e decidiu contar uma história que «ressoasse ainda na terra depois de por ela ter passado». Os privilegiados, disse Vailland, «não lhe perdoaram ter sido um revolucionário e os revolucionários inquietaram-se ao vê-lo tão bem informado dos prazeres dos privilegiados».

Este livro, escrito no século XVIII, pretende ser, na minha opinião, um retrato da imoralidade vivida na alta sociedade parisiense da época e um aviso às pessoas “de virtude” das consequências das “ligações perigosas”. Mais do que paixões, são-nos descritos fingimentos, quer de amizades, quer de amores, sendo desvendada toda uma teia de relações, dominadas pelo simples prazer da intriga, pela vingança e pela vaidade.

Toda a história nos é contada através de cartas trocadas entre as várias personagens. Apesar de a sua história de vida e as intrigas em que estas se envolvem serem interessantes e prometedoras, achei o livro bastante aborrecido, tanto pela falta de acontecimentos como por, durante longas partes do livro, as personagens manterem conversas repetitivas e circulares. Enfim, não gostei.

Journal Entry 2 by sushibaby at Braga, Braga Portugal on Sunday, May 22, 2011
Obrigada pelo livro, gostei muito da surpresa. beijinhos

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.