Entre os Assassinatos

by Aravind Adiga | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Ligiafteixeira of Mira, Coimbra Portugal on 3/4/2010
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Ligiafteixeira from Mira, Coimbra Portugal on Thursday, March 04, 2010
"Este é o novo romance do autor de O Tigre Branco, o aplaudido Booker Prize de 2008. A obra desenvolve-se como um guia de viagem a uma cidade imaginária, Kittur, situada na costa sudoeste da Índia, a meio caminho entre Goa e Calecute, durante o período de sete anos que decorreu entre os assassinatos de Indira Gandhi e do seu filho Rajiv. São catorze histórias que se sobrepõem formando um mapa vivo da cidade, decorrendo cada uma em diferentes zonas de Kittur. Aravind Adiga retoma muitos dos temas presentes em O Tigre Branco, mas recorre agora a múltiplos narradores diferentes. Uma obra que o conduz à descoberta fascinante da Índia actual."

Journal Entry 2 by Ligiafteixeira from Mira, Coimbra Portugal on Thursday, March 04, 2010
Não li ainda o bem conhecido “O Tigre Branco” deste autor, mas as boas críticas a esse primeiro livro editado por cá fizeram-me iniciar a leitura desta nova obra com alguma expectativa.

Este livro é composto por 14 histórias que decorrem numa cidade imaginária, Kittur, na costa sudoeste da Índia. O título deve-se ao facto das histórias se situarem temporalmente nos 7 anos entre o assassinato de Indira Gandhi, em 1984, e do seu filho, Rajiv Gandhi, em 1991.

Somos então levados a visitar e a visualizar a cidade através das introduções a cada história, que tal como num guia de viagens, nos conduzem pelas ruas desta cidade imaginária que parece tão real e cheia de vida, onde pululam personagens que, à partida, poderiam passar despercebidas, mas nas quais se foca o olhar atento do autor e, por consequência, o nosso.

Através de diversas personagens que representam a dicotomia e diversidade do mosaico indiano de tradições, religiões, castas, culturas e posições socio-económicas, o autor leva-nos além do que é aparente e superficial, para a base de uma sociedade onde se cruzam e entrelaçam conceitos tão diversos como idealismo, esperança, tragédia, decadência, fundamentalismo, injustiça e vícios.

Escritas com extrema habilidade, estas histórias tão diferentes, ligadas pelo enquadramento temporal e pela geografia imaginária, apresentam-nos personagens de uma Índia de há mais de 20 anos descritas com tanto realismo e, por vezes, alguma crueza, que fiquei a pensar quantas não estarão ainda presentes em qualquer cidade indiana.

Aravind Adiga pinta-nos habilmente, e com alguma ironia e mordacidade, um mosaico de uma época fulcral da história da Índia. Um livro que vale a pena ler devagarinho para apreciar devidamente a escrita do autor e a sua visão sobre a Índia, as suas gentes e a sua diversidade.

Journal Entry 3 by Ligiafteixeira from Mira, Coimbra Portugal on Thursday, March 04, 2010
Vai seguir em bookray!
As regras são as habituais:
- Façam uma JE assim que receberem o livro, para saber por onde anda.
- O tempo médio de leitura será de 1 mês, mas se precisarem de mais tempo, avisem... só não convém ficar esquecido na estante quando está mais gente à espera de o ler.
- Peçam a morada do participante seguinte antes de terminarem a leitura, para não ficar muito tempo parado.
- Quando acabarem de ler, façam nova JE com impressões e a quem o vão passar, para não se perder o rumo ao livro.
- A última pessoa da lista fica com o livro e faz dele o que bem entender, recomendo apenas que, se possível, o mantenha a viajar :)

E... BOAS LEITURAS!

1. marialeitora
2. Árvores
3. DharamInderKaur

Journal Entry 4 by Ligiafteixeira at by mail, A Bookray -- Controlled Releases on Tuesday, May 18, 2010

Released 8 yrs ago (5/18/2010 UTC) at by mail, A Bookray -- Controlled Releases

CONTROLLED RELEASE NOTES:

CONTROLLED RELEASE NOTES:

E finalmente lá foi ele...
Boas leituras! :)

Journal Entry 5 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, May 20, 2010
e já cá está! :)

obrigada

Journal Entry 6 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, June 17, 2010
Um conjunto de contos, todos passados na Índia "entre assassinatos"... A Lígia já disse o mais importante. Gostei (muito!) doutro livro do mesmo autor: "O tigre branco". Deste, não gostei tanto. No entanto é um autor que vou seguir com atenção.
Já seguiu para o Árvores....

Journal Entry 7 by wingArvoreswing at Viana do Castelo, Viana do Castelo Portugal on Monday, June 21, 2010
Chegou hoje, via marialeitora.
Muito obrigado.
Darei notícias.

Journal Entry 8 by wingArvoreswing at Viana do Castelo, Viana do Castelo Portugal on Saturday, August 07, 2010
Foi como olhar para uma pessoa de quem se gosta e ver-lhe apenas os defeitos. Perde-se a magia e a noção do todo, a noção de justiça e de realidade, a beleza por detrás das imperfeições ou os pormenores que nos fazem gostar tanto desse alguém. Creio que a intenção do autor era a de denunciar as injustiças e desequilíbrios da sociedade de que é originário e focar a nossa atenção nessa realidade. Mas, quanto a mim, o resultado acaba por ser o inverso. Ninguém aguenta estar a ver apenas os defeitos de alguém de quem se gosta. Dei por mim a bocejar porque me cansei, e acabei por desviar a atenção dessa realidade tão chocante.
Penso que a Índia é muito mais honesta do que se possa pensar, ou seja, ela põe a nu a sua condição, despe-se perante quem a olha de verdade. Talvez não possa dizer-se o mesmo de países como Portugal, onde existe tanta corrupção dissimulada, tanta hipocrisia e pretensão. Mas esse é outro filme.
Não achei a escrita nada por aí além, nada que surpreendesse ou que fosse marcadamente inovador. Mas agradeço muito a oportunidade.
Vou contactar a Dharam.
Abraços

Journal Entry 9 by DharamInderKaur at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, August 19, 2010
Chegou!

obrigada!!!! vou demorar um pouco a pegar-lhe pois tenho uns à frente, mas depois vai seguir viagem!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.