
Diário de uma criada de quarto
2 journalers for this copy...

«Octave Mirbeau é justamente considerado um dos mais notáveis escritores franceses dos fins do século XIX e princípios do século XX, quer pelo vigor e pelo realismo da sua prosa, quer pela forma como escalpelizou a sociedade francesa – e sobretudo a parisiense – do seu tempo.(...) Esta é uma obra em que o seu espírito de observação de Mirbeau se patenteia em toda a sua pujança e em que se digladiam os elementos de duas classes que se odeiam e desprezam mutuamente, embora dependam uma da outra e não se possam dissociar. De um lado, a alta burguesia triunfante, volúvel e corrupta; do outro, a criadagem explorada, tratada desdenhosamente, cuja condição humana quase sempre se nega, e que, vítima da engrenagem social que a marginaliza e esmaga, recorre para sobreviver a todas as artimanhas com que os fracos se vingam dos poderosos: a crítica mordaz, a difamação sub-reptícia, a velhacaria, a insolência e até o roubo. Célestine, a autora do diário, é bem o produto acabado dessa sociedade, a criada galante e sem preconceitos morais que caminha na vida couraçada de cinismo, a vítima de uns e o algoz de outros, sem exacta noção do bem e do mal.»

Release planned for Tuesday, July 22, 2003 at biblioteca camões in Baixa, lisboa Portugal.

mudei de ideias e libertei-o na livraria clepsidra, em picoas

Released on Sunday, July 27, 2003 at Livraria Clepsidra - Picoas in Lisboa, lisboa Portugal.

Encontrei-o hoje na Clepsidra. Vou dar-lhe uma vista d'olhos e depois digo qq coisa.

Journal Entry 6 by AlShamaar from Vialonga, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, September 9, 2003
Esqueci-me de o registar mais cedo, sorry.
Quando ao conteúdo, deixou-me indiferente. Não li nada de novo, acho-o aliás bastante incipiente, não é, nem de longe nem de perto, um livro que nos agarre da 1ª à última página.
Quando ao conteúdo, deixou-me indiferente. Não li nada de novo, acho-o aliás bastante incipiente, não é, nem de longe nem de perto, um livro que nos agarre da 1ª à última página.

Released on Tuesday, September 09, 2003 at Livraria Clepsidra - Picoas in Lisboa, lisboa Portugal.