Obsessão do Fogo (A)

Registered by cometa54 of Setúbal, Setúbal Portugal on 12/4/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by cometa54 from Setúbal, Setúbal Portugal on Friday, December 04, 2009
E se das tragédias indicadas por Aristóteles as melhores não sejam as que conhecemos de Sófocles, Ésquilo e Eurípides?

E como fazemos se não podemos ler, numa vida, todos os livros do Mundo?

E onde se guardam 50 000 livros (a biblioteca do sem vergonha do Eco) ?

E? E? E?


Vai para a conto.

Journal Entry 2 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, December 07, 2009
Já cá está, já cá está!
Obrigada cometa-maravilha. Vou só acabar o que ando a ler e pego neste. Estou ansiando! ;-)

Estou é danada com o sacana do carteiro. Eu não entendo isto: vêem um envelope a dizer "livro" e insistem em enfiá-lo à força na caixa do correio! Mas serão anormais? Ainda por cima, cá em casa há SEMPRE gente para receber as coisas em mão, é pura preguiça de subir 8 andares DE ELEVADOR.
Raios!!!
Felizmente, neste caso o dano não foi grande, mas já não deve estar bem como quando foi entregue nas mãos destas b****s... :-(
(segue queixa aos CTT, claro, mas pelos vistos não tem servido de nada, pois não é a 1ª nem a 2ª)

Journal Entry 3 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, December 27, 2009
Gostei muito deste livro, de o ir lendo em vez de ler. Tem passagens fantásticas e dá que pensar. Muito.
Não gostei muito da aplicação de um conceito tendencialmente muito bom, o de uma conversa entre "dois eminentes pensadores" (como os diz a capa), que não me parece que resulte: soa a falso e arranjadinho (no sentido de nem parecer um diálogo) nem tem grande continuidade, muitas das vezes, entre o que diz um e diz o outro.
Também não percebo a razão do destaque dado ao nome Eco na capa desta edição (será só nestas?). Ou por outra, percebo! Vende mais do que Carrière, claro! Mas não deixa de ser lamentável e profundamente injusto.

Uma ideia que o Eco repete à exaustão, como enunciada logo no início (pág. 20): "O livro é como a colher, o martelo, a roda ou o cinzel. Uma vez inventados, não se pode fazer melhor.”

Obrigada cometa. Regressa a casa breve, breve, ok?

Journal Entry 4 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, December 31, 2009
um pequeno desvio antes de chegar a casa, estou curioso para o ler mas talvez demore algum tempo, não muito.
Obrigado cometa54 e conto.

Journal Entry 5 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, January 16, 2010
Pouco tenho a acrescentar ao que a conto escreveu.
A tradução do título deixou-me meio perdido, quem é que se lembra destes títulos em português com um título original tão bom?
Creio que este livro é para ser lido geometricamente, ou seja, na diagonal ou transversal. Uma vez que a forma como está articulado é pouco sedutora para uma leitura continuada.
Encontramos vários pensamentos interessantes, mas soltos, por parte de ambos os autores sobre os mais variados temas e não apenas o livro.
É um livro sobre livros (e não só) que peca pela quase inexistência de continuidade no discurso, estamos na presença de um livro sobre livros que quase não o é. Seria irónico se daqui a umas centenas de anos este livro fosse a única prova da existência destes autores.
Vai seguir para casa em breve

Journal Entry 6 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Friday, January 29, 2010
e veio até Vila Real...
obrigada!

Journal Entry 7 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, March 31, 2010
gostei muito deste livro. uma conversa inteligente à volta de livros feita por 3 (o entrevistador também) conhecedores profundos de livros: antigos, velhos, modernos e contemporâneos. Possuidores de bibliotecas de fazer inveja, Eco e Carriére trazem-nos curiosidades, verdades e mentiras que se dizem sobre e com os livros. Obrigada pela partilha.
segue para a fungaga ainda hoje. já está envelopado e selado!

Journal Entry 8 by fungaga from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, April 07, 2010
Já chegou, mas estou um pouco baralhada. É um ring? Quem organiza? É o que faz eu nunca tomar nota daquilo em que me inscrevo...

Journal Entry 9 by fungaga at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, July 12, 2010
Não achei o livro tão descontinuado como a conto e o kizmiaz acharam, mas isso deve-se provevelmente ao facto de a minha leitura ser, também ela, descontinuada. Este é mesmo o género de livro ideal para as minhas viagens de metro.

Quanto à obra, gostei mesmo muito. Não sou de me extasiar com os intelectuais da praça, mas confesso que tenho uma profunda admiração pelo Umberco Eco (embora concorde que ele não devia estar sozinho no destaque da capa) e os temas debatidos (embora às vezes um pouco em repetição) são fascinantes para quem gosta de ler. A ideia de que o livro, depois de inventado, é um objecto perfeito tem-me ocorrido muitas vezes depois de terminar a leitura. A discussão em torno de como adquirimos saber hoje em dia é também muito interessante.

Muito obrigada, cometa. E agora, volta a casa?

Journal Entry 10 by cometa54 at on Wednesday, August 11, 2010
Fungaga
Obrigada, fui hoje levantar o livro :)
Conto, não te irrites por o livro não ter ficado com ar de ter sido comprado. 'Quer dizer', chateia essa dos carteiros, que também me fazem o mesmo, mas àparte essa questão, tanto gosto dos livros lidos mas com um ar de intocados ( toda a vida me perguntaram como conseguia fazê-lo) como gosto deles com ar de 'usados' :).
Estou de acordo com o que a conto e o kismiaz escreveram. Se não fosse para dar para ler salteado diria que é um 'arranjo' um bocado 'mal amanhado', mas que sabiam que vendia. Até disse à conto que ia voltar a ler e fazer uma recensão de algumas ideias repetidas. On verra, porque comigo aplica-se a de que intenções está o inferno cheio...
Tinha ideia de ter escrito aqui a lista de pessoas interessadas. Macacos me mordam se não sumiram. Ainda por cima, encontrei um dia destes aqui uma folha com uma lista que não acabava na fungaga, ai, ai.
Deixo passar este período de férias e volto a perguntar aos bc's inscritos se continuam interessados. Estas mudanças no bc estão a dar resultados estranhos.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.