As Cores da Minha Vida

by Teresa Marques | Biographies & Memoirs |
ISBN: 9898025859 Global Overview for this book
Registered by rem_UFK-537438 on 9/20/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by rem_UFK-537438 on Sunday, September 20, 2009
Este livro é um relato sofrido, contado na primeira pessoa, da vida de uma mulher portuguesa ― independente, apaixonada e determinada ― que atravessa a segunda metade do século XX em luta contra os preconceitos de uma sociedade que asfixiava. É constituído por oito capítulos, cada um identificado por uma cor.
São os acontecimentos que marcam o percurso da personagem principal que determinam cada uma das cores ― as cores da sua vida.
Um país em ditadura, uma gente que vai procurar em África o que aqui não encontrava, uma guerra que deixou feridas ― mas também, as lutas estudantis, o 25 de Abril, a reforma agrária…
Dotada de uma personalidade muito forte, esta mulher é capaz de fazer as suas escolhas pessoais sem se deixar intimidar.

A protagonista deste romance, como muitas outras mulheres portuguesas, soube enfrentar todas as vicissitudes com que se deparou e soube lutar, corajosamente, pelos seus interesses. Sempre atenta às transformações sociais e políticas que em Portugal e no resto do mundo se faziam sentir, teve a ousadia de viver de acordo com os seus princípios e convic­ções.
----------------------------------------------
http://www.segredodoslivros.com

Journal Entry 2 by rem_UFK-537438 on Thursday, September 24, 2009
Para ler e comentar no Segredo dos Livros, nos moldes habituais.

Segue para:
- Betita
- Ligiafteixeira
- Fern2005
- semidio

e volta a casa!

Journal Entry 3 by Betita on Saturday, September 26, 2009
Já está comigo.
Vou tentar não o demorar!
Bem haja mais uma vez, por tudo.

Journal Entry 4 by Betita on Sunday, November 1, 2009
Um livro muito bom, que se lê de um folego. Pequenino mas muito bem recheado ;)

Retrata a conjuntura politica e social do nosso país nas décadas de sessente e setenta, estendo-se depois, mas de forma mais resumida até quase à actualidade, vista pelos olhos de uma mulher lutadora e sempre inconformada com a sua vida.

É como que um diário onde a protagonista nos descreve os problemas que teve de enfrentar com a sua familia e também com a sociedade numa altura em que a mulher era vista como um acessório ao resto da sociedade.
Adorei ler :)

A forma como a autora nos mostra como eram as coisas naquela época, como era a vida dos retornados antes do seu regresso a Portugal e também depois, é feita de uma forma bastante simples que leva o leitor a querer ler tudo seguidinho sem interrupções. A alusão a filmes que marcaram determinada época, fez-me ter vontade de rever os que já vi e ver os que ainda não tive oportunidade. Há também as musica e mesmo a livros que marcaram a protagonista mas que também a ajudaram a ultrapassar os seus problemas mais graves.

Achei engraçado o facto de serem atribuidas cores a cada fase da sua vida, é verdade que às vezes dizemos "a vida está preta" ou "é tudo muito cor-de-rosa", mas sinceramente nunca tinha pensado em fazer isto e agora dou por mim a atribuir cores aos meus dias ;)

Quanto a passagens que tenha gostado, aqui vos deixo uma:

"Qual é a cor da Saudade? Existe uma cor que traduza a busca de nós mesmos? A procura da nossa identidade? Do rumo da nossa vida?" (Pag. 107)

Depois tenho outra que também adorei e que é uma grande verdade, mas também a mim me acontece ;)

"Emborado preço dos livros seja quase proibitivo, muitas vezes não resisto a comprar algum." (Pag. 124)

Agora a titulo de curiosidade: o meu dia hoje foi... Azul :)
Um livro excelente, não deixem de ler!

Já seguiu viagem no dia 30 de outubro ;)

Journal Entry 5 by Ligiafteixeira from Mira, Coimbra Portugal on Tuesday, November 3, 2009
E chegou hoje!
Muito obrigada pelo envio e pela partilha ;)

Journal Entry 6 by Ligiafteixeira from Mira, Coimbra Portugal on Wednesday, November 11, 2009
Peguei neste livro sem saber muito bem o que de lá viria... A ideia era ler só um bocadinho para ver como era e se não me agradasse punha de lado. Li-o de uma assentada.

Através do relato das várias fases da vida da narradora, vamos tendo também uma perspectiva dos acontecimentos marcantes dos últimos 30 e tal anos do séc. XX, tanto no nosso país como no mundo. Além de termos uma perspectiva também do que era a vida no Ultramar e do que foi o regresso dos retornados.

Gostei da escrita da autora, clara, sem grandes floreados, mas intimista, de tal forma que me levou a pensar muitas vezes quanto de biográfico teria esta sua obra. É que a dada altura, esquecemo-nos mesmo que não é a autora a falar na 1ª pessoa, mas sim uma personagem...

Um livrinho que se revelou uma boa surpresa e que gostei bastante de ler.

Muito obrigada pela partilha!
Já tenho luz verde para seguir para a Fernanda ;)

Journal Entry 7 by Ligiafteixeira from Mira, Coimbra Portugal on Monday, November 16, 2009
E seguiu viagem hoje ;)

Journal Entry 8 by Fern2005 from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, November 25, 2009
Já está comigo.
Obrigada!

Journal Entry 9 by Fern2005 from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, December 15, 2009
Muitas vezes damos por nós a ler livros enormes, cheios de páginas e páginas repletas de … nada. E eis que me surge nas mãos este pequeno livro, com apenas 129 páginas, cada uma delas cheias de significado e sentimento.
Num tom semelhante ao de um diário, a autora descreve os últimos 45 anos da sua vida, acompanhados de uma forma casual (por sinal, bastante interessante!) dos acontecimentos da atmosfera social e política de Portugal e do mundo.
Eu gostei imenso desta leitura, talvez exactamente pelo contexto em que a história está integrada.
De inicio encontramo-nos num Portugal profundamente manietado pelo regime salazarista, depois rumamos em direcção a uma das colónias, Moçambique, onde o ar que se respirava era um pouco mais livre, apesar de ainda se sentir o jugo do regime e apesar da guerra tão próxima. De regresso a Portugal, logo após o 25 de Abril, entendo finalmente as reticências que senti em pequena, quando alguém falava sobre os “retornados”. Daí para a frente todos os acontecimentos históricos saltam da minha memória à medida que são introduzidos na história. Até aos dias de hoje.
Com um olhar mais demorado pela capa, apercebo-me das semelhanças entre a própria autora e a personagem principal do livro.
Será este livro uma realidade? Ou será que a própria realidade se emaranha nos fios da meada da história? O resultado é algo extraordinário.
É um livro escrito por alguém que no final da sua vida se limita a contar uma história, sem fazer juízos sobre si própria ou sobre as escolhas que tomou. O tom é melancólico e talvez um pouco triste, mas é uma leitura perfeita para um final de tarde no sofá, acompanhado de uma boa chávena de chá.

Obrigada pela oportunidade!
Vou contactar a semídio para ver se o pode receber.

Journal Entry 10 by semidio on Sunday, December 20, 2009
Está comigo. Chegou na passada 6ª feira.
Obrigada pela partilha!
Beijinhos!

Journal Entry 11 by semidio on Friday, May 14, 2010
14.05.2010 - Seguiu hoje, via CTT, para casa.

Obrigada por tudo!

Journal Entry 12 by rem_UFK-537438 on Wednesday, May 19, 2010
Regressou a casa.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.