Os Anagramas de Varsóvia

by Richard Zimler | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by rem_UFK-537438 on 9/3/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by rem_UFK-537438 on Thursday, September 3, 2009
Um romance policial arrepiante e soberbamente escrito passado no gueto judaico de Varsóvia. Narrado por um homem que por todas as razões devia estar morto e que pode estar a mentir sobre a sua identidade…
No Outono de 1940, os nazis encerraram quatrocentos mil judeus numa pequena área da capital da Polónia, criando uma ilha urbana cortada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a mudar-se para um minúsculo apartamento com a sobrinha e o seu adorado sobrinho-neto de nove anos, Adam.
Num dia de frio cortante, Adam desaparece. Na manhã seguinte, o seu corpo é descoberto na vedação de arame farpado que rodeia o gueto. Uma das pernas do rapaz foi cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca. Por que razão terá o cadáver sido profanado? Erik luta contra a sua raiva avassaladora e o seu desespero jurando descobrir o assassino do sobrinho para vingar a sua morte. Um amigo de infância, Izzy, cuja coragem e sentido de humor impedem Erik de perder a confiança, junta-se-lhe nessa busca perigosa e desesperada. Em breve outro cadáver aparece – desta vez o de uma rapariga, a quem foi cortada uma das mãos. As provas começam a apontar para um traidor judeu que atrai crianças para a morte. Neste thriller histórico profundamente comovente e sombrio, Erik e Izzy levam o leitor até aos recantos mais proibidos de Varsóvia e aos mais heróicos recantos do coração humano.
----------------------------------------------
http://www.segredodoslivros.com

Journal Entry 2 by rem_UFK-537438 on Monday, September 7, 2009
Livro para leitura e crítica no site www.segredodoslivros.com

Então só vos peço:

- Tratem bem o livrinho;
- Não demorem mais de 1 mês com o livro PLEASE;
- Depois de o lerem, deixem a vossa crítica no site;
- Façam-no seguir para a pessoa seguinte da lista, o mais depressa possível.

Lista:
- Betita;
- Jota-P;
- vibarao; ====> Está aqui.

Volta a casa!

Journal Entry 3 by Betita on Wednesday, September 9, 2009
Estou longe mas a minha pequena secretária avisou-me da sua chegada ;)
Beijinhos

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, November 19, 2009
Este livro está comigo desde ontem (foi rápido!). Estou bastante ansioso para o ler, pois gosto muito deste autor. Obrigado pelo envio Betita, e obrigado pela partilha fbeatriz.

Journal Entry 5 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, December 11, 2009
Os livros de Zimler surpreendem-me sempre por as narrativas me parecerem sempre tão reais. Para isso muito contribui o facto de ele incluir imensas personagens que, apesar de poderem tornar um pouco confusa a história em determinadas alturas, acaba por lhe dar uma verosimilhança bastante interessante. De facto, ao não se coíbir nos pequenos pormenores no que respeita às relações entre as personagens, faz com que elas sejam completamente credíveis, ao ponto de quase crermos que elas existiram mesmo e que tudo aquilo aconteceu na realidade.

Zimler é um fantástico contador de histórias, e é por isso que tenho aproveitado para ler todos os seus livros nos últimos tempos. Não há nenhum de que não tenha gostado verdadeiramente (apesar de Meia-Noite ou o Princípio do Mundo e À Procura de Sana não me terem deixado assim muito entusiasmado), o que é bom sinal. No entanto, começa a parecer-me que as personagens principais são sempre muito iguais umas às outras, mudando apenas o ambiente e a época em que a história se desenrola. Isto já não é assim tão bom sinal, pois cada vez que leio um livro novo deste autor o efeito-surpresa desvanece-se cada vez mais para dar lugar a um sentimento de "parece-me que já li isto nos livros anteriores". Outra coisa que também considero menos positivo nos seus livros cuja narrativa se desenrola no século XX (além destes Os Anagramas de Varsóvia, existe igualmente A Sétima Porta, o meu livro preferido da saga Zarco) são as frequentes referências à cultura anglo-saxónica (tais como o nome de actores ou músicas ou filmes) que não me parecem ser de todo possíveis de serem feitas por personagens germânicas ou polacas, por mais cosmopolitas que elas sejam.

No entanto, e apesar de não considerar que este seja o melhor livro que li de Zimler, penso que é um dos seus melhores policiais históricos, não porque a história o justifique em si (é até bastante simples e a sua resolução final não é muito surpreendente), mas porque está muito bem arquitectado. Quase tão bem como a d' O Último Cabalista de Lisboa, outro dos meus livros preferidos da saga Zarco. Isto leva-me a afirmar que este é um livro que, sem dúvida alguma, vale a pena ler. Além de ser uma leitura interessantíssima (gostei especialmente das referências frequentes à Psicanálise), faz-nos ainda reflectir sobre a questão do Holocausto e, inevitavelmente, do quão injusta pode ser a ignorância quando anda de mão dada com o poder.

Muito obrigado fbeatriz pela oportunidade de ler este livro. Segue já na próxima semana para o vibarao.

Journal Entry 6 by vibarao on Wednesday, December 16, 2009
Chegou. Sou capaz de demorar algum tempo a lê-lo, mas vou tentar ser o mais breve possível.

Journal Entry 7 by rem_UFK-537438 at Coimbra (cidade), Coimbra Portugal on Wednesday, November 10, 2010
Finalmente, regressou a casa.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.