O Mundo de Sofia

by Jostein Gaarder | Literature & Fiction |
ISBN: 9722319493 Global Overview for this book
Registered by joeeandrade of Guarda, Guarda Portugal on 8/24/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by joeeandrade from Guarda, Guarda Portugal on Monday, August 24, 2009
Uma aventura na filosofia

Journal Entry 2 by joeeandrade at Guarda, Guarda Portugal on Wednesday, March 17, 2010

Released 9 yrs ago (3/17/2010 UTC) at Guarda, Guarda Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Seguiu hoje para o Jota-P.

Espero que gostes.

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, March 18, 2010
Tive uma sorte incrível em ganhar este livro (quem diria que o número suplementar do totoloto naquela semana seria o 7?!). Muito agradeço ao joeeandrade a oferta deste livro. Já li livros de Jostein Gaarder, mas julgo que este será muito mais interessante do que os outros. Estou muito curioso para o ler!

Mais uma vez, muito obrigado!

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, April 19, 2010
E as minhas expectativas não saíram frustradas! De Jostein Gaarder já li A Rapariga das Laranjas, mas sinceramente o autor norueguês não me convenceu com ele. No entanto, com O Mundo de Sofia consegui perceber por que se tornou tão famoso este escritor.

A primeira vez que ouvi falar deste livro foi por altura do 10º ano, quando a minha professora de Introdução à Filosofia nos deu excertos dos primeiros capítulos, acerca do que faz um verdadeiro filósofo. Foi essa lembrança que me fez inscrever neste RABCK e escolher este livro, pois tinha imensa curiosidade em lê-lo. E agora que já está lido (não resisti e peguei logo nele, apesar de a minha lista TBR ter outros livros que já estão em espera há muito mais tempo), posso dizer que gostei bastante desta viagem pela História da Filosofia Ocidental, desde os filósofos pré-socráticos, até aos existencialistas de meados do século XX.

Porém... Devo dizer que fiquei um pouco surpreendido com a reviravolta a meio da narrativa, [SPOILERS] quando ficamos a saber que tudo brota da mente de um soldado das forças de paz estacionadas no Líbano em 1990. Claro que compreendo que essa opção surja no preciso momento em que se fala de Berkeley, tendo como objectivo fazer-nos (a nós, os leitores) pensar sobre o mundo que nos rodeia (será isto tudo real?), mas torna a história estranha, além de não estar em concordância com o seu início (por que é que só a meio é que a Sofia começa a ver personagens estranhas, e não logo desde o início?). Também não gostei especialmente do final, com Alberto e Sofia tornados espíritos que vagueiam no mundo dos invisíveis, pois não me pareceu uma conclusão satisfatória para as personagens.

Mas uma coisa é certa: adorei esta súmula da Filosofia Ocidental, enquadrada historicamente, transmitida de uma forma claríssima. Senti que faltaram alguns filósofos que, mesmo não sendo importantíssimos, ajudariam a estabelecer e compreender melhor as matrizes por que se pauta a nossa cultura, nomeadamente no que ao plano político diz respeito (Maquiavel, Hobbes, Nietzsche). Por outro lado, pareceu-me estranha a inclusão de Charles Darwin e de Freud num curso de Filosofia, apesar de perceber que eles lá estão, assim como o capítulo final, o do Big Bang, para relativizar a nossa importância e a nossa concepção do ser humano no universo.

Enfim, quanto ao conteúdo, acho que muito se pode extrair deste livro e é por isso que acho que vale muito a pena lê-lo. Gostei muito e só tenho a agradecer ao joeeandrade a oportunidade de mo ter dado a ler. Este livro continuará a sua viagem pelo mundo em momento oportuno.

Journal Entry 5 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, December 04, 2011

Released 8 yrs ago (12/5/2011 UTC) at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Também gostei muito deste livro e é por isso que o vou enviar à minha amiga secreta da Troca de Natal 2011. Espero que ela goste e o possa incluir num dos desafios que se propôs concluir.

(é possível que ao longo da leitura surjam notas feitas a lápis por mim; espero que isso não chateie a minha amiga secreta; se sim, peço desde já desculpa)

Journal Entry 6 by PaiNatal at Fundão, Castelo Branco Portugal on Sunday, December 04, 2011
Mais um livrinho para alegrar a quadra natalícia de um bookcrosser lusófono!

Festas felizes! HO HO HO!

Journal Entry 7 by ArwenG at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, December 17, 2011
Recebi! Muito obrigada, Pai Natal!!! Feliz Natal|!

Journal Entry 8 by ArwenG at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, April 20, 2015
RABCK de Primavera - enviado a T-Almeida

Journal Entry 9 by T_Almeida at Quinta do Conde, Setúbal Portugal on Monday, May 04, 2015
Já recebi! Muito obrigada! Livrinho recebido no RABCK de Primavera feito por ArwenG

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.