O Diário de Zlata

by Zlata Filipovic | Biographies & Memoirs |
ISBN: 0143036874 Global Overview for this book
Registered by BelarMinoF of Barreiro, Setúbal Portugal on 6/16/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
This book is in the wild! This Book is Currently in the Wild!
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by BelarMinoF from Barreiro, Setúbal Portugal on Tuesday, June 16, 2009
GIVE A PEACE CHANCE? Sarajevo

Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. No seu Diário de menina, com as suas próprias palavras, inscreve-se dia a dia os reflexos da vida que a cerca.
De repente, a guerra rebenta às portas de sua casa. Os temas mais vulgares cedem então lugar ao medo, à cólera e à incompreensão. O universo de Zlata cai em pedaços. Os bombardeamentos e os atiradores solitários semeiam a morte; falta de água, a electricidade, os alimentos...
Zlata chora a sua infância destruída, mas continua a escrever e a testemunhar. Como Anne Frank, que muitas vezes lhe vem à memória.
Hoje, quando os conflitos trágicos da ex-Jugoslávia se enredam em negociações sem fim, a voz desta jovem de Sarajevo ajuda-nos a compreender melhor os sofrimentos e o desespero de um povo inteiro.

Journal Entry 2 by BelarMinoF at Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on Monday, June 22, 2009

Released 10 yrs ago (6/22/2009 UTC) at Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Boa viagem e boa leitura!!!!

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, June 26, 2009
Já ouvi falar muito deste livro e sempre tive curiosidade em lê-lo, por isso foi uma agradabilíssima surpresa encontrá-lo na OBCZ da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro. Lê-lo-ei e depois virei aqui dizer o que achei.
Muito obrigado a quem pôs este livro à nossa disposição!

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, July 15, 2009
Já terminei de ler este livro há dois dias, mas só hoje tive oportunidade de vir aqui dizer o que achei.

No geral, gostei bastante deste livro. Já tinha ouvido falar dele (quem não terá ouvido?) e tinha algum interesse em lê-lo. Acabei por ficar foi bastante surpreendido com esta "personagem" que é a Zlata Filipović, que realmente existiu e que de facto escreveu um diário que acabou por se tornar num dos mais importantes documentos da Guerra que arrasou a ex-Jugoslávia. É incrível vermos nestas páginas que uma criança de apenas 11-12 anos tinha um discernimento tão grande sobre o que a rodeava:

"Quinta-Feira, 19 de Novembro de 1992
(...) Entre os meus colegas, os meus amigos, a nossa família, há sérvios, croatas, muçulmanos. É um grupo muito misturado, e eu nunca soube quem era sérvio, quem era croata, quem era muçulmano. Agora, a política meteu o nariz e pôs um «S» nos sérvios, um «M» nos muçulmanos e um «C» nos croatas. Quer separá-los. E para escrever essas letras, usou o pior, o mais negro dos lápis. O lápis da guerra, que só escreve infelicidade e morte."

Para mim foi ainda mais interessante ler este livro, pois eu próprio, em 2007 (mais de 10 anos depois da guerra!), tive oportunidade de visitar Sarajevo e ver com os meus próprios olhos a destruição que uma guerra originada pela mesma razão estúpida de sempre (o nacionalismo, sempre o nacionalismo) provocou, levando a que inocentes sofressem desnecessariamente.

"Segunda-Feira, 29 de Junho de 1992
Dear Mimmy,
ESTOU FARTA DOS TIROS DOS CANHÕES! E DOS OBUSES! E DOS MORTOS! E DO DESESPERO! E DA FOME! E DA TRISTEZA! E DO MEDO! A minha vida é isto! Não se pode criticar uma estudante inocente, de 11 anos, por querer viver. Uma estudante que já não vai à escola, que não tem alegria, que não tem as emoções dos estudantes. Uma criança que já não brinca, que não tem amigos, nem sol, nem pássaros, nem natureza, nem frutos, nem chocolates, nem bombons, só um bocadinho de leite em pó. Em resumo, uma criança que não tem infância, uma criança da guerra. Agora é que de facto compreendo que estou a viver uma guerra, que sou testemunha de uma guerra suja e repugnante (...)"

Gostei de ler este livro, por ser uma leitura em que é fácil embrenharmo-nos. Obrigado a BelarMinoF por ter posto este livro à nossa disposição.

Journal Entry 5 by Jota-P at Bibliobanco in Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, July 16, 2009

Released 10 yrs ago (7/16/2009 UTC) at Bibliobanco in Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal

WILD RELEASE NOTES:

A QUEM ENCONTRAR ESTE LIVRO:

Este livro foi libertado com o objectivo viajar de mão em mão, em busca de novos leitores. Faz uma breve nota a explicar como ele chegou até ti e outra quando terminares de o ler (para ficarmos a saber a tua opinião) e de seguida volta a libertá-lo, para que outros possam lê-lo.

Se entretanto decidires registar-te e fazer parte desta comunidade, podes sempre contar com a minha ajuda no que for preciso. Não te esqueças também de visitar o site de apoio português.

Lê e Liberta! Faz do Mundo uma Biblioteca!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.