Escritos secretos

by Sebastian Barry | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Arvores of Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on 5/16/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
3 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Arvores from Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Saturday, May 16, 2009
TBR

Journal Entry 2 by Arvores at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Monday, September 04, 2017
Peguei neste livro com o intuito de o ler durante a viagem de férias. Mas fiquei preso à história e acabei por avançar muito mais depressa do que esperava. Terminei o livro antes de partir para férias :-)

Gostei bastante da escrita e da personagem Roseanne; deu-me vontade de a conhecer pessoalmente. Acontece-me de vez em quando, com alguns livros :-) A determinado ponto, creio que fui antecipando o final da história mas, ainda assim, valeu muito a pena.
Fiquei a saber do envolvimento de determinada facção da guerra civil irlandesa na guerra civil espanhola. Apesar de ser obra de ficção, revoltou-me profundamente a ingerência da Igreja na vida das pessoas para as atormentar. Sei que isto aconteceu (e ainda acontece) um pouco por todo o mundo, e este puritanismo bacoco, esta inveja da felicidade e da beleza alheias, este poder que destrói, deixam-me fulo.
De forma simples mas, quanto a mim, muito cativante, Sebastian Barry leva-nos por um percurso da história recente da Irlanda e fala-nos das fragilidades humanas, das pequenas derrotas e conquistas, do amor e da crueldade, e de como se pode aprisionar (literalmente) a vida de alguém apenas pela intriga e falso moralismo.

Fiquei com muita vontade de ler "Enneas", do mesmo autor.

Seguiu hoje para o(a) vencedor(a) da Lotaria de Verão 2017.
Boas leituras.

Journal Entry 3 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, September 11, 2017
E não é que fui eu o vencedor da Lotaria de Verão 2017? Estou muito contente! E o último livro que li e que tinha escrito na capa "Finalista do Booker Prize" não me deixou defraudado, por isso espero que aconteça o mesmo com este! Muito obigado ao Arvores pela organização do sorteio e pelo envio do livro!

Journal Entry 4 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, January 15, 2018
Terminei de ler este livro há já para aí umas duas semanas, mas não tenho tido oportunidade de vir aqui escrever um comentário sobre ele. Cá estou hoje para o fazer!

No geral, gostei deste livro, mas confesso que não foi tão surpreendente como estava à espera. Neste livro, contam-se duas histórias. A história de vida de Roseanne, uma mulher já bastante idosa que passou a maior parte da sua vida num sanatório (manicómio) porque lhe quiseram "fazer a folha" sem que nós consigamos perceber bem porquê... Por ter ido contra a vontade de um padre católico, que a queria obrigar a casar com um homem muito mais velho? Sim, à partida terá sido isso. A outra história a que temos acesso é a do Dr. Grene, o médico psiquiatra que, na tentativa de perceber se Roseanne poderá vir a ser independente fora do sanatório, desenterra a sua história e descobre mais do que inicialmente pensara...

Apesar de estar bem escrito, penso que não me agradou especialmente o facto de termos acesso aos "escritos" de duas pessoas diferentes. Creio mesmo que as partes dedicadas a' "O Livro de Banalidades do Dr. Grene" não são especialmente inspiradas e chegam, por vezes, a ser completamente inverosímeis. Um exemplo: «Acabei de olhar para o relógio e são dez para as oito, e não me posso atrasar nem mais um minuto, se quero começar a minha ronda às oito e dez. Tenho de me apressar.». Quem escreveria isto num diário? Se ele o estivesse a pensar, faria algum sentido. Agora, ele está a escrever e, na minha opinião, ninguém perderia tempo a escrever precisamente que não pode perder tempo. Não se trata de uma minudência, pois ao longo do livro vão surgindo estes e outros comentários que tornam tudo um pouco inverosímil, não só relativamente ao Dr. Grene, mas também a Roseanne.

Além disso, não achei o desfecho surpreendente. Adivinhava-se, praticamente desde quase o princípio do livro, onde é que iríamos acabar, por isso creio que, também nesse aspecto, o livro fica a perder.

Em todo o caso, foi uma leitura rápida e agradável e eu agradeço ao Arvores o facto de ter feito este livro chegar até mim. Continuará a sua viagem pelo mundo assim que for oportuno.

Journal Entry 5 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, February 12, 2018
Depois de ser lido pelo vencedor da lotaria de Verão 2017, será lido pela vencedora da lotaria de Inverno 2018! Escolhi-o porque parece ser ao gosto da vencedora! Espero que ela goste de o receber e de o ler!

Journal Entry 6 by Pierrot-Moon at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, February 27, 2018
De vencedor em vencedor vai viajando... parece que o destino do livro já esta definido: Prémio de Lotaria. :-)
Obrigada, Jota-P!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.