As Velas Ardem Até Ao Fim

by Sandor Marai | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Lem-Lisboa of Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on 5/16/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Lem-Lisboa from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, May 16, 2009
.

Journal Entry 2 by Lem-Lisboa at Feira do Livro in Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, May 16, 2009

Released 10 yrs ago (5/16/2009 UTC) at Feira do Livro in Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

WILD RELEASE NOTES:

WILD RELEASE NOTES:

Libertado no Pavilhão Bookcrossing/LEM - Lisboa Encruzilhada de Mundos na Feira do Livro de Lisboa, entre 30 de Abril e 17 de Maio, no Parque Eduardo VII em Lisboa

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, May 16, 2009
Já ouvi falar deste livro e, apesar de não saber ao certo do que trata, tenho imensa curiosidade em lê-lo, quanto mais não seja por se tratar de um autor húngaro. Obrigado a quem o pôs à nossa disposição na Tenda BookCrossing/LEM da Feira do Livro.

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, June 05, 2009
E já está lido.

Gosto sempre de escrever JE's o mais completas possíveis, com a minha opinião bem explicitada sobre o porquê de ter (ou não) gostado de determinado livro. Mas a verdade, é que pouco tenho a dizer acerca deste...

Talvez possa começar por dizer que não fazia a mínima ideia do que tratava este livro, por isso foi muito agradável ir descobrindo a pouco e pouco o enredo. Para não estragar a surpresa a quem venha a ler o livro a seguir, apenas posso dizer que se trata da história de uma amizade profunda entre dois homens que se conheceram nos finais do século XIX (num período em que ainda existia Império Austro-Húngaro) e que se reencontram muito tempo depois.

O livro está muito bem escrito e, apesar de não ser muito verosímil (com capítulos seguidos narrados em monólogo, o que nos faz pensar estar a ver um filme de Manoel de Oliveira ou de Ingmar Bergman), acaba por ser muito interessante, pois além de levantar algumas questões filosóficas acerca da ideia de Amizade, ainda nos faz ponderar, de maneira mais pragmática graças aos acontecimentos que depois nos são narrados, se realmente a Amizade existe e se a tudo resiste. Diria que, neste aspecto, o livro acaba por dar uma visão pessimista disso mesmo.

Em termos literários, gostaria ainda de acrescentar que este é um livro difícil (algumas pessoas dirão 'enfadonho'), pois não acontece (ou demora a acontecer) alguma coisa que justifique o estarmos a lê-lo. Mas como está tão bem escrito, cedo alcançamos a velocidade de cruzeiro e só conseguimos descansar quando chegamos ao momento em que "as velas arderam até ao fim".

Gostei. Acho que este livro vale a pena.

Journal Entry 5 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, June 22, 2009
Seguiu hoje para o kizmiaz. Espero que gostes.

Journal Entry 6 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, June 25, 2009
Chegou agora, obrigado Jota-P.
Ainda estou com algumas leituras mas não devo demorar muito.

Journal Entry 7 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Monday, June 29, 2009
Esta Je é uma missão inglória, como posso escrever algo de significativo depois do Jota-P? Apesar de avisar que tem pouco para dizer, já disse tudo.
Resta-me acrescentar que apesar de todas as opiniões positivas que já tinha ouvido sobre este livro, ou talvez por causa disso, nunca pensei que fosse tão bom.
O que o Jota-P diz no último parágrafo da sua JE é o que eu senti. A escrita revela a mestria do autor, de tal modo que sem "acontecer" de facto algo que mova a acção ele obriga-nos a continuar a ler. É um autêntico artesão das palavras e consegue manter a riqueza, o fascínio e o ritmo da narrativa mesmo quando já está tudo dito.
O assunto da obra dá "pano para mangas", a Amizade entre dois homens(e aqui devo avisar que talvez este seja um livro para "gaijos", pois trata da amizade entre dois homens e há muito que se "lê" sem estar escrito quando se é homem o que não acontece com uma mulher por uma razão óbvia, as amizades entre mulheres não são como as amizades entre homens). O assunto em si é um manancial de clichés e o autor hábilmente consegue não caír em nenhum.
Nestas páginas vemos como os velhos amigos enfrentam os fantasmas do passado e como os exorcisam, ou não.
O diálogo/monólogo está muito bem trabalhado e agarra o leitor até que se apagam as velas. Gostaria de ver este jantar transformado num filme mas realizado por outro que não os referidos (esses sugariam a leveza com que é contada a história e levar-me-iam ao bocejo, coisa que não aconteceu com o livro).
Tenho uma Amizade destas, uma fraternidade no verdadeiro sentido, que não o estritamente familiar, alguém com quem cresci e com quem sinto um laço forte desde que me lembro, isto talvez me tenha permitido comprender melhor a dor do general, o que aconteceu entre os dois deixaria qualquer verdadeiro amigo de rastos.
O autor tece muitas, e boas, considerações sobre a amizade entre dois homens e consegue realmente explicitar a relação, aquele amor desinteressado que une dois Amigos verdadeiros.
Obrigado Jota-P, pela recomendação e empréstimo.

Journal Entry 8 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, July 28, 2009
Reservado para a kittycatss no âmbito da BBox Virtual e Secreta do Jota-P

Journal Entry 9 by kizmiaz at by mail, A Bookbox -- Controlled Releases on Wednesday, July 29, 2009

Released 10 yrs ago (7/29/2009 UTC) at by mail, A Bookbox -- Controlled Releases

CONTROLLED RELEASE NOTES:

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Espero que gostes.

Journal Entry 10 by kittycatss from Ovar, Aveiro Portugal on Tuesday, August 04, 2009
Chegou agora mesmo.
Está quentinho como as castanhas ;-)
Obrigada pela oportunidade de ler esta obra que muita gente elogia!
Obrigada.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.