o apocalipse dos trabalhadores

by Valter Hugo Mãe | Literature & Fiction |
ISBN: 9789896280659 Global Overview for this book
Registered by vibarao of Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on 5/12/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
11 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by vibarao from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, May 12, 2009
Um retrato desenhado através de duas mulheres-a-dias, um reformado e um jovem ucraniano que reflectem sobre os caminhos sinuosos do engenho e da vontade humana num Portugal com cada vez mais imigrantes e sobre a forma como isso parece perturbar a sociedade.

Journal Entry 2 by vibarao from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, May 19, 2009
Aqui estão as regras para um BookRing bem sucedido:
1. É dado como indicador o prazo de 1 mês para lerem o livro, mas podem lê-lo de acordo com o vosso ritmo próprio. No caso de precisarem de mais tempo, mantenham-nos actualizados para que os leitores seguintes saibam que o livro não está esquecido;
2. Façam uma "Journal Entry" quando receberem o livro e outra quando acabarem de o ler, com a vossa opinião o mais completa possível.
3. Estão completamente à vontade para sublinharem e fazerem notas à margem do texto, mas façam-no a lápis.


Este livro vai passar pelas mesinhas-de-cabeceira de:

1 - fungaga
2 - ichigochi
3 - wiccaa
4 - Huntgodess
5 - butterfly-noir
6 - Maria-Nunes
7 - ElHurricane
8 - Alexandrassilva
9 - Libelinhar
10 - YellowBow
Volta para vibarao.

Journal Entry 3 by vibarao from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, May 23, 2009
valter hugo mãe disse na Convenção do Bookcrossing em Maceda que só sabia criar personagens pequenas, gente simples, pobres. Mas sabe dar a estas personagens pequenas uma estatura de pessoas grandes, enormes, ricas de colorido e de sensibilidade. Um excelente livro, de um excelente autor.

2009/05/25 - Seguiu para fungaga.

Journal Entry 4 by fungaga from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, June 03, 2009
Isto não há fome que não dê em fartura. Tenho neste momento 3 livros iguais cá em casa. Vou fazer este seguir. Obrigada, vibarao, pela disponibilidade.

Journal Entry 5 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Sunday, June 14, 2009
Está comigo.
Obrigada vibarao e fungaga :)

Journal Entry 6 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Monday, June 22, 2009
Gostei imenso deste livro. Foi o segundo que li do valter hugo mãe, depois de me ter passado pelas mãos, há alguns dias, um ring d'o remorso de baltazar serapião. Agora fiquei com pena de não ter começado por este, como o próprio autor recomendou na convenção... talvez que, depois de ter contactado com o estilo dele neste livro, me tivesse sido mais fácil ser cativada pelo outro, lendo de forma mais fluída e destrinçando instintivamente o que era estilo de escrita do que era adaptação a um contexto pretendido medieval e arcaico...

Em relação a este, concordo com o vibarao e vou tomar a liberdade de subscrever também as palavras da papalagui (copiadas daqui):
"As personagens são muitíssimo bem construídas, sólidas, convincentes e rotundas [...] Muitíssimo bem escrito, este livro agarrou-se-me mesmo depois de lida a última página e continuo a pensar na Maria da Graça, com tantas ambiguidades, sempre entre o amor e a morte, na Quitéria, perdida de amores com o seu adónis ucraniano, no senhor Ferreira, afinal tão generoso em contradição com os abusos que infligia a Maria da Graça. Mais do que um livro sobre a situação precária dos trabalhadores, este é um livro sobre o amor e a morte."

Resta-me referir que achei fantástica a versão da entrada do céu sonhada pela maria da graça, com os vendedores de recordações terrenas e um são pedro muuuito irritante ;)

Muito obrigada pela partilha, vibarao.
O livro deve seguir amanhã para a wiccaa.


25 junho: afinal só hoje o deixei no correio...

Journal Entry 7 by wiccaa from Aveiro, Aveiro Portugal on Monday, June 29, 2009
E chegou hoje de manhã. Como estou por casa e sem nada que fazer entretive-me a ler este livro. Gostei. Tem algumas ambiguidades tais como o Sr. Ferreira, tão mau para a Maria da graça e no entanto... assim como o S. Pedro no sonho de Maria da Graça que é tão irascível.
Vou contactar com a Huntgodess

Journal Entry 8 by Huntgodess from Barreiro, Setúbal Portugal on Thursday, July 02, 2009
Chegou ontem no correio e já li as primeiras páginas.
Para já parece uma leitura fluida, embora me pareca que vai ser lenta, porque me vou perder na pontuação não convencional do texto.

Journal Entry 9 by Huntgodess from Barreiro, Setúbal Portugal on Tuesday, August 04, 2009
passado um mês (mais um dia ou dois) de ter começado a ler o livro ainda vou na página 129 de 182.

o livro não me está a agarrar, por isso vou passá-lo à butterfly-noir, mesmo que não o acabe.

o livro tem potencial para ser uma crónica social muito interessante, mas a pontuação e o estilo de escrita não me deixam gozar a história. agravada pelo facto de não haver um fio condutor, ou um conjunto de eventos que faça evoluir a acção, o livro torna-se uma livro de personagens, e a as personagens deste livro, embora não sejam aborrecidas e até tenham potencial para ser interessantes, refletem uma realidade que não tem nada a ver com a minha.

quando se lê um livro na esperança de encontrar os pedacinhos que a maria da graça sonha com o mercado às portas do céu, e com o porteiro são pedro que guarda a entrada das suas investidas, é caso para pensar que todo o livro podia ser a maria da graça a sonhar.

para mim a melhor frase do livro é: "eu entenderia que deus fosse uma neoblanc azul denso-activa com pernas e braços e uns olhos a saírem daqui de dentro, porque é muito bonita, não respinga e cumpre a sua função como nenhuma outra." (pag 101).
Alias toda a tirada no palácio, acerca dos pordutos de limpeza e de as duas mulheres a dias serem duquesas é genial. infelizmente parece ser um momento isolado no livro, acentuado pela utilização (correcta) do participio passado regular de verbos que também têm um participio passado irregular (como matar e limpar). infelizmente é uma construção gramatical que me faz comichão (literalmente, dá-me vontade de coçar o braço ou a mão quando a vejo escrita).

Journal Entry 10 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, August 09, 2009
recebido ontem da huntegodess. as opinioes dispares sobre o vhm estão me a amedrontar mas ao mesmo tempo a aguçar a curiosidade. tenho 1,5 livros a frente deste no momento.

Journal Entry 11 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, August 25, 2009
consegui ler este livro em tempo recorde. não que seja grande, mas a minha velocidade de leitura este ano é muito lenta.

Antes de ler este livro ouvi umas opiniões muito más (e de pessoas cujos gostos literarios costumo partilhar) que me assustaram um bocadinho. Não é bom começarmos a ler um livro com alguem a dizer-nos mal dele. Mas eu gosto sempre de ver ou ler por mim propria.

O livro esta muito perto do o que estava a espera do valter hugo mãe, logo para começar não me surprendeu. O estilo de pontuação meio maluco dificultou-me a leitura ao inicio, mas rapidamente encontrei o meu ritmo, que foi o mesmo ritmo a que normalmente falo-depressa demais! Fiquei com a impressão que sorvi este livro num só golo sem saborear nem absorver.

Gosto da forma como vhm brinca com as palavras (ve-se que veio da poesia). Mas acho que muitas das metaforas e outras figuras de estilo empregues são estranahs quando estamos a falar de empregadas da limpeza, snobismos culturais a parte não me parece que elas se exprimam assim.
para mim este é um dos defeitos do livro, não existe uma relação real entre o autor e as personagens. A historia lê-se como uma narrativa engraçada e escrita de uma forma interessante, mas não há qualquer incestimento emocional real nas personagens, estas são apenas esboços de caricaturas superficiais. Apesar disto gostei do estilo de escrita do autor, do sentido de humor notorio em muitas partes e dos dialogos entre a quiteria e a maria da graça (para mim a parte mais bem conseguida do livro).
A parte da historia passada na ucrania é demasiado estranha e confesso q é raro achar um livro com menos de 200 paginas comprido, mas acho que a historieta se arrasta demais e torna-se cansativa.

concluindo: foi um livro interessante de ler e vou dar outra hipotese ao valter hugo mãe num futuro proximo. veremos se se sai melhor para a proxima.

obrigda pelo ring vibarão. segue para a maria-nunes assim que tenha a morada

Journal Entry 12 by Maria-Nunes from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, October 09, 2009
chegou hoje às minhas mãos (finalmente!)
muito obrigada pela oportunidade, vibarao, e pelo envio, butterfly-noir.


Journal Entry 13 by Maria-Nunes from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, October 15, 2009
gostei.
fiquei com curiosidade de ler algo mais deste autor.
embirrei um pouco com a falta de maiusculas e de pontos de interrogação, mas enfim... com a continuação a gente até se habitua.

obrigada pela partilha.
vou tentar enviar o livro ao próximo da lista, o mais breve possível.

Journal Entry 14 by ElHurricane on Tuesday, October 27, 2009
E já cá está.
Obrigado Maria-Nunes pelo envio e vibarao pela oportunidade

Journal Entry 15 by ElHurricane on Thursday, February 04, 2010
Lido há alguns dias, mas só agora tive oportunidade para a JE.
Não é de muito fácil leitura, pois pareceu-me algo confuso. Há muitas histórias reais das personagens misturadas com histórias sonhadas, o que ainda complica mais as coisas.
Apesar disso, gostei.
Obrigado vibarrao pela oportunidade.

Segue viagem mal haja OK.

Journal Entry 16 by ElHurricane on Friday, April 23, 2010
Segue finalmente hoje viagem para a Alexandrassilva.
Boa viagem!

Journal Entry 17 by little_turtle from Sever do Vouga, Aveiro Portugal on Monday, May 24, 2010
Desculpem o ENORME atraso, mas só hoje é que reparei que ainda não tinha feito JE (mas que cabeça).

Tenciono começar a ler mais rapidamente possível.

Journal Entry 18 by vibarao at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, August 30, 2010
Alexandra, ainda demora? Não é por mim, é pelas pessoas que estão à espera.

Journal Entry 19 by little_turtle at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, November 07, 2010
Antes de mais quero pedir desculpa a todos por o atraso. Sobretudo quando nem sequer consegui abrir o livro. Ora como muitos de vós já me conhecem sabem que eu nem costumo demorar demasiado tempo a ler os livros que recebo, mas uma serie de questões pessoais atrapalharam-me a vida ao longo dos últimos meses. Este tal como um outro que vou enviar, não consegui sequer abrir a primeira página para os ler. O máximo que fiz foi tira-los dos respectivos envelopes e ficaram em cima da minha mesinha de cabeceira.
Fico aguardar morada..

Journal Entry 20 by Libelinhar at São Domingos de Rana, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, November 22, 2010
O livro já está comigo!
Chegou com algumas folhas vincadas e sem capa exterior.

Obrigado Alexandrassilva pelo envio e vibarao pela partilha.

Journal Entry 21 by vibarao at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, November 23, 2010
Se te referes à sobrecapa, está comigo para pôr no livro quando voltar e ficar com bom aspecto. Espero que gostes de o ler.

Journal Entry 22 by Libelinhar at São Domingos de Rana, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, January 04, 2011
Concordo quando dizem que as personagens são bastante reais, no entanto acho que falta qualquer coisa nesta história, talvez seja a pontuação ou a falta de maiusculas!!!
Apesar de tudo, gostei.

Obrigado vibarao pela oportunidade de conhecer a escrita de Valter Hugo Mãe

Segue viagem para a YellowBow.

Journal Entry 23 by YellowBow at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, May 03, 2011
já chegou! tinha-me esquecido de avisar...
desculpe vibarão.
Obrigada! :)

Journal Entry 24 by YellowBow at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, July 15, 2011
Em primeiro lugar queria pedir desculpa pelo tempo que retive este livro.
Quanto ao livro em si, devo dizer que me surpreendeu pela negativa, após conhecer o autor na IIconvenção fiquei curiosa ler uma das suas obras. Não consegui terminar a leitura, não gostei do estilo de escrita dele e o estilo de pontuação dificultou-me a leitura.

Muito obrigada pela partilha, vibarao e desculpe a demora.
O livro deve segue de volta a casa na próxima semana.

Journal Entry 25 by vibarao at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, August 09, 2011
O livro chegou a casa em muito bom estado. Obrigado a todos os que o leram e o estimaram.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.