O Japão é um lugar estranho

by Peter Carey | Journals | This book has not been rated.
ISBN: 972895591X Global Overview for this book
Registered by marialeitora of Vila Real, Vila Real Portugal on 3/12/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, March 12, 2009
Há uma altura da vida em que os pais, julgando ainda ter muito para ensinar, começam a aperceber-se por vezes com espanto – de que também eles passaram a ter muito a aprender com os respectivos filhos. Não me refiro a aprendizagens de ordem humana, emocional ou afectiva. Essas começaram ainda antes do parto, naturalmente. Estou a falar de factos concretos: nomes, tendências, continentes culturais até aí totalmente ignorados e submersos.

Foi o que aconteceu ao escritor australiano Peter Carey e, se me permitem uma confissão pessoal, o que me aconteceu a mim. É essa a dupla razão de ser deste livro. O Japão É Um Lugar Estranho não existiria nesta edição sem o que eu aprendi com o meu.

Charley e Alexandre, pelas minhas contas, terão aproximadamente a mesma idade. Terá sido também pela mesma altura que viram pela primeira vez O Verão de Kikujiro, o filme de Takesshi Kitano, que é um comovente road movie japonês de uma criança à procura da mãe. Na mesma fase da vida, por volta dos 12 anos, Charley e Alexandre começaram a dedicar-se à manga e ao anime, apesar da insistência dos respectivos pais para que lessem literatura «séria». Em ambos os casos, foram os filhos a arrastar os pais para um interesse pela cultura japonesa, que os levaria a planear uma viajem ao Japão.
Escrito com a destreza narrativa de um romancista de créditos firmados (vencedor do Booker Prize por duas vezes), este livro traz em si, também, a urgência da reportagem e a capacidade de observação do melhor jornalismo. Revela-nos aquilo a que muita gente ainda não terá dado a atenção necessária: que há uma nova geração de adolescentes ocidentais a crescer, nesta primeira década do século XXI, sob a influência da cultura popular japonesa. [...] Peter Carey conduz o filho e é conduzido (levando-nos a nós também nessa viagem) pelos labirintos de uma cultura cheia de códigos mais ou menos impenetráveis para um estrangeiro. Uma cultura bem mais transparente para um adolescente familiarizado com os universos da manga e do anime do que para um adulto à procura de uma chave que se revela quase sempre «lost in translation».
Carlos Vaz Marques

Um livro interessantíssimo. Um retrato do Japão que não conhecemos...uma viagem ao mundo do anime e da manga que tem subtilezas que eu não julgava.
Recomendo vivamente a quem gosta do Japão...e para quem quer aprender a gostar!

Journal Entry 2 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, October 02, 2018
O Japão (que diz que é um lugar estranho) viajou ontem para um Porto (que diz que é Santo)... Alguém me dirá de um e de outro! :)

boas leituras, floresta!

Journal Entry 3 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Wednesday, October 10, 2018
Já está no Porto Santo. Foi a escolha da Pink-Butterfly para leitura de Português deste período. Depois vou eu lê-lo porque, para mim, e até agora, o Japão é tudo menos um lugar estranho :-)
Obrigado pela oportunidade.

Journal Entry 4 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Thursday, February 28, 2019
A Pink-Butterfly leu o livro, gostou, fez a apresentação na aula e correu bem. Eu, feito guloso, achei que teria tempo de o ler antes de o enviar de regresso a casa. Enganei-me. Tenho andado com o tempo muito contado e distribuído por outras leituras. Daí o regresso tardio. Peço desculpa.

Muito obrigado pela partilha. É pena que não possa ser entregue em mãos. Outras oportunidades surgirão.

Journal Entry 5 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, March 06, 2019
Voltou a casa!
:)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.