A Papisa Joana

by Nonna Woolfolk Cross | Literature & Fiction |
ISBN: 9722326414 Global Overview for this book
Registered by InesCF of Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on 9/22/2008
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
6 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by InesCF from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, September 22, 2008
A book to read all at once.

Um livro para ler de uma vez só.

Journal Entry 2 by InesCF from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, July 18, 2009
Regras do bookring:

1.Assim que receberes o livro, faz uma JE do mesmo para que seja possível "ver" onde ele está.
2.É dado como indicador o prazo de 1 mês para teres o livro em teu poder, mas podes lê-lo mais rapidamente ou mais lentamente, de acordo com o teu ritmo próprio. No caso de o teres muito mais tempo, vai-nos mantendo actualizados sobre isso para sabermos que não o tens esquecido na pilha do TBR.
3.Será ainda aconselhável entrares em contacto com o próximo leitor algumas páginas antes de terminares o livro, para lhe pedires o seu endereço e veres se é conveniente para a pessoa recebê-lo nessa altura ou se deseja ser passada mais para baixo na lista.
4.Após conclusão da sua leitura, faz outra JE com a opinião e a indicação do seu destino, ou seja, a quem vais enviá-lo.

1. micazy
2. FallenAngels
3. elda Bonifacio
4. Marcenda
5. Alexandrassilva <-------- vai aqui
6. Isabellopes
7. Maggie1984
8. Xanocas
9. LigiafTeixeira
10. branca-de-neve

Journal Entry 3 by InesCF at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, August 05, 2009

Released 10 yrs ago (8/4/2009 UTC) at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Seguiu para a micazy dia 4 de Agosto :)

Journal Entry 4 by micazy from Costa da Caparica, Setúbal Portugal on Friday, August 07, 2009
Chegou! Obrigada :)

Journal Entry 5 by micazy from Costa da Caparica, Setúbal Portugal on Thursday, October 29, 2009
Adorei este livro. É, de facto, uma história muito interessante, num livro muito equilibrado. Nem de mais, nem de menos.
Li algures que estão a filmar a adaptação cinematográfica, que não irei perder certamente.
As minhas desculpas pela demora, mas parece que os livros às vezes combinam chegar todos ao mesmo tempo. Vai seguir viagem para a FallenAngels.

Journal Entry 6 by FallenAngels from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, November 03, 2009
Já cá está! Obrigada!!

Journal Entry 7 by FallenAngels from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, November 19, 2009
Um livro fascinante, muito bem estruturado, em que a lenda e os factos históricos são aproveitados ao máximo pela autora, e que nos faz ficar extasiados com a sua leitura. Fiquei agradavelmente surpreendida por se tratar do primeiro romance da autora tal a perfeição com que nos consegue colocar tão bem na pele de Joana, e de como a época está tão bem retratada, a certa altura até parece que conseguimos cheirar o que nos é descrito...Adorei ler este livro. Joana, a ter exitido (e estou em crer que sim), foi uma mulher muito ‘avançada’ para a altura. Tendo tido a oportunidade de receber instrução, ao contrário do que foi comum durante esta ‘idade das trevas’, soube aproveitá-la e tirar partido não só da sua instrução, mas mesmo da sua elevada inteligência, bastante superior a tantos homens (que por sua vez se achavam superiores a qualquer mulher) que a rodeavam no seio da Igreja católica.
Importante também o facto de no final a autora fazer uma nota e explicar-nos o que usou de material histórico comprovado, as datas que optou por alterar, os factos lendários, etc., da qual resultou este explendido livro. Gosto muito de romances históricos e penso que seria importante todos os autores fazerem o mesmo, pois por vezes ficam dúvida sobre o que realmente aconteceu e o que é romanceado.
Para quem gosta de História, de romance, de estórias de mulheres esta é sem dúvida uma leitura obrigatória.

Obrigada pela partilha. Vai seguir viagem para a eldaBonifacio!!

Journal Entry 8 by FallenAngels from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, November 23, 2009
Seguiu para eldaBonifacio...Obrigada!!

Journal Entry 9 by eldaBonifacio from Leiria, Leiria Portugal on Friday, November 27, 2009
Chegou esta semana cá a casa! =)
Obrigado FallenAngels e InesCF --> e Parabéns, atrasados! =)

19.12.2009
Comecei hoje a lê-lo.

Journal Entry 10 by eldaBonifacio from Leiria, Leiria Portugal on Sunday, December 27, 2009
"Filha de um missionário inglês e de uma mãe saxónica, Joana, nascida a 814 em Ingelheim, sente-se frustrada pelas limitações impostas à sua vida pelo simples facto de ter nascido com o sexo errado. O seu irmão Mateus começou a ensiná-la a ler e escrever quando Joana contava apenas seis anos. Com a sua morte, Joana recorre a toda a sua astúcia e capacidade de ludibriar de modo a continuar a dar largas à sua paixão pelo saber. Mais tarde, Joana foge de casa para seguir os passos do seu irmão João, a caminho da escola religiosa na Catedral de Dorstadt, onde ela se torna a única presença e estudante feminina tolerada. É quando surge Geraldo, e a vida de Joana muda ao aperceber-se de que o ama. No entanto, o seu amor é-lhe interditado pelas maquiavélicas manobras de Ritschild. Usando as roupas e identidade do irmão, depois deste ter sido chacinado durante um ataque normando, Joana foge e entra para o mosteiro de Fulda, onde ela se passa a denominar, depois de feitos os votos primordiais, João Anglicus. Trilhando o caminho de monge a padre, enquanto apurava o seu conhecimento e técnicas de cura, Joana começa a traçar a sua rota direita a Roma, onde os seus dons lhe abrem caminho para se tornar confidente e físico curador dos dois papas. É nos meandros de várias intrigas políticas no meio eclesiástico que Joana, ela própria, ascende ao posto de pontífice máximo da Igreja Católica."

Uma história com História! A ter existido, Joana foi sem dúvida uma grande mulher! A sua vontade em aprender, a sua inteligência e humildade permitiram-lhe atingir uma posição invejada por muitos: ser Papa.
Gostei de conhecer esta personagem, que uns dizem lendária e outros afirmam que existiu mesmo, e espero sinceramente que tenha sido real. O Mundo merecia!
Felizmente que vivo numa época em que há igualdade de direitos entre homens e mulheres, pois sentiria uma enorme tristeza e revolta se não pudesse aprender a ler e raciocinar.
Antes de terminar a leitura, andava tão curiosa com os factos que aconteciam ao longo da história, que fui pesquisar acerca do assunto. Fiquei um pouco desiludida, pois não encontrei grandes informações, algumas até contraditórias... Mas quando cheguei o fim do livro percebi porquê. A autora apresentou as justificações às minhas dúvidas, o que me deixou bastante satisfeita, e até "orgulhosa" por me fazer sentir que sei um pouco de um dos segredos mais bem guardados da História!
Obrigado InesCF!

Segue para a Marcenda no início de 2010.

Journal Entry 11 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, January 05, 2010
Chegou hoje! Será lido logo que possível. Obrigada InêsCF e eldabonifácio! Bom ano!

Journal Entry 12 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, February 10, 2010
Foi uma leitura apaixonante. Gostei praticamente de tudo: do rigor histórico, da verosimilhança, da prosa escorreita, da mestria narrativa e, importante, da tradução. Muito obrigada por esta partilha! Já tenho a morada da inscrita seguinte e mando-lhe o livro assim que puder.

Journal Entry 13 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, March 09, 2010
Com mil desculpas pelo atraso, seguiu hoje para a inscrita seguinte.

Journal Entry 14 by little_turtle from Sever do Vouga, Aveiro Portugal on Sunday, March 14, 2010
O livro chegou e está em bom estado, de qualquer forma vou dando noticias.

Obrigado pelo envio e pela partilha.

beijinho

Journal Entry 15 by little_turtle at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, November 07, 2010
Peço mil desculpas por só agora registar. Além de ser un insulto à Inês (desculpas, mil desculpas..), deixei manchar a minha reputação de rápida leitora. Vou entrar em contacto com a Isabel Lopes.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.