Paralelo 75 ou O segredo de um coração traído

Registered by Betita on 8/16/2008
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
3 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Betita on Saturday, August 16, 2008
Paralelo 75 ou O Segredo de um Coração Traído não é um livro sobre a morte, é a história de um homem que se reconciliou com a vida.

No ano de 1975 o mundo ficou de pernas para o ar. Naqueles trezentos e sessenta e cinco dias aconteceu de tudo, prelúdio do apocalipse ou o fim da História.

A Revolução apanhou o Senhor Engenheiro na sua fazenda em África. Eram tempos conturbados, cheirava a independência, mas ele pensava que os ventos de mudança acabariam por passar ao largo. No fundo aquela era a sua terra.

Obrigado a refugiar-se na Metrópole, jurou que nunca mais regressaria a casa. Durante mais de trinta anos viveu num quarto de pensão, divorciado da realidade, de costas voltadas para o mundo. Fez tudo para enterrar o passado, até ao dia em que lhe foi diagnosticado uma doença terminal. Decidiu regressar à sua fazenda. Queria fazer as pazes com um filho que tinha apagado da memória, exorcizar um amor que lhe atormentava a existência.

Journal Entry 2 by Betita on Thursday, October 02, 2008
BC do Mês de Outubro!
Seguiu hoje para o Jota-p!
Espero que o aprecies ;)

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, October 07, 2008
Eu... Estou sem palavras... Este é um dos livros que estava na minha wishlist. Não contava nada recebê-lo. Muito OBRIGADO Betita por esta surpresa fantástica. Claro que irei apreciar este livro. Muito, mas mesmo muito OBRIGADO! Gostei muito de o receber no âmbito da iniciativa Troca Mensal de Livros (BC do Mês).

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, May 10, 2009
Desde que li o Nem Tudo Começa Com um Beijo que fiquei interessado na imaginação conjunta da dupla Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira. Devo dizer que este livro esteve à altura das expectativas. Não sabia o que ia encontrar nas páginas (pois eu nunca leio os resumos que vêm na contra-capa) e foi uma verdadeira surpresa.

Gosto muito da forma de escrever do Jorge Araújo. Trata-se de uma escrita fluida e de uma ingenuidade infantil (não no sentido pejorativo, porque nada tem de superficial). E também gosto muito das ilustrações do Pedro Sousa Pereira (apesar de ter achado estas um pouco menos interessantes que as do Nem Tudo Começa Com um Beijo ou até mesmo que as do Comandante Hussi).

A história não me é de todo afim (um retornado das colónias portuguesas em África faz o caminho inverso 30 anos depois), mas gostei muito dos temas abordados ao longo destas páginas: as relações familiares (nomeadamente entre pai e filho), a amizade incondicional, a morte (incluindo a eutanásia), o amor... Enfim, é um romance que trata dos sentimentos e inquietações do ser humano por excelência, pelo que o torna um dos melhores livros que li este ano.

Um muito obrigado à Betita por ter feito chegar até mim este livro. Fica disponível a toda a comunidade bookcrosser.

Journal Entry 5 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, September 15, 2015
Um livro de que eu gostei muito e que agora volta a ganhar asas, em busca de novos leitores!

Oferecido ao joaquimponte como forma de agradecimento pela sua amabilidade e disponibilidade em emprestar os seus próprios livros! Espero que goste deste! Mais uma vez, muito obrigado por tudo!

Journal Entry 6 by joaquimponte at Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on Friday, September 18, 2015
Uma surpresa agradável. Também vim de África e regressei mais tarde ( mas em trabalho) 20 anos depois. Obrigado Jota-P

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.