Jornada de África

by Manuel Alegre | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Tulipa-Negra of Santana, Madeira Portugal on 6/23/2008
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Tulipa-Negra from Santana, Madeira Portugal on Monday, June 23, 2008
Jornada de África, um romance em que Manuel Alegre, de outro modo bem diferente dos seus poemas, estabelece uma espécie de 'memorial' da guerra em África, temos a convicção de que tudo se não passou ainda há muito tempo, quando em 1961 Salazar ordenou de forma peremptória, dedo espetado e de cabeça perdida: 'Para Angola já e em força'. E Manuel Alegre relembra assim esse cenário de guerra: 'Coxos, manetas, paraplégicos. O resto ficou nas picadas, Angola é nossa, venham ver, há bocados de carne por aí, são pedaços de Portugal florindo, algures no mato, sangue e merda, duarte de almeida é o nosso nome, Para Angola e em força, braços, pernas, mãos'.

Apesar de ser um romance-testemunho e de denúncia da guerra colonial, este livro de Manuel Alegre valoriza-se sobretudo por se afirmar como exercício de escrita e de memória. O autor evoca e denuncia esse tempo de violências e raivas, mortos, muitos mortos alinhados diante dos olhos e mandados às escondidas dentro dos porões de outras naus para a notícia se não espalhar e o pânico ser apenas entendido pelos que sentiam no corpo as duras e penosas sequelas da guerra.

Enfim, "Jornada de África" é um livro de e sobre a nossa guerra colonial, não como esperado ajuste de contas, mas em forma de louvação por uma guerra sempre lembrada (nos medos e lamentos de quem a sofreu) e reafirmada pela arte e escrita exemplar do Poeta de "Praça da Canção".

É um livro pequenino, que se lê muito bem.

Journal Entry 2 by Tulipa-Negra from Santana, Madeira Portugal on Wednesday, June 25, 2008
Vai seguir em BOOKRING

REGRAS:

1. Quando receberem o livro, façam uma journal entry (JE) do mesmo para que possamos ver onde ele está;

2. O prazo standard para terem o livro é de 1 mês, mas como o ritmo de leitura de cada um é “pessoal e intransmissível” podem demorar mais ou menos tempo! O que interessa é que vão dando noticias (fazendo JE’s) para sabermos que o livro não está em sítio indeterminado na vossa memória e na pilha TBR! :-)

3. Umas páginas antes de terminarem o livro, contactem o próximo leitor para saber se é conveniente para a pessoa recebê-lo nessa altura ou se deseja ser passada mais para baixo (ou para a frente, como queiram!) na lista!

4. Quando terminarem a leitura, façam outra journal entry com a vossa opinião e a indicação do seu destino, ou seja, a quem vão enviá-lo.

5. Podem emprestar o livro a alguém “Extra BC”. Só peço que façam uma journal entry a referir esse facto, para que o livro permaneça localizável.

6. Boas Leituras!

INSCRITOS:
1- BruxinhaBoa
2- aviciada
3- fungaga
4- Jota-P


Journal Entry 3 by Tulipa-Negra from Santana, Madeira Portugal on Monday, July 14, 2008
Seguiu hoje para a BruxinhaBoa (finalmente consegui ir aos correios...)

Boa leitura!! :-)

Journal Entry 4 by BruxinhaBoa from Vila do Conde, Porto Portugal on Friday, July 18, 2008
Já chegou.

Obrigada pela partilha. Vou tentar ser breve.

BB

___________________________________

8-9-2008
Está lido. Gostei e aprendi coisas. ;)
Segue viagem assim que tiver resposta d'aviciada.

Obrigada pela partilha

Journal Entry 5 by aviciada on Wednesday, September 24, 2008
Chegou!!!

Journal Entry 6 by aviciada on Thursday, October 02, 2008
O maridão já acabou de ler e gostou!

Obrigada Tupila-Negra e BruxinhaBoa pela partilha!

Assim que tiver a morada da fungaga, segue viagem!!!

Journal Entry 7 by fungaga from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, October 08, 2008
Chegou! Vou demorar um bocadinho... mas sou a última do ring, espero que não haja problema (se houver, é só dizer).

Journal Entry 8 by fungaga from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, November 28, 2008
Gostei muito deste livro. Achei-o muito bonito, muito bem escrito (embora esteja certa de que muitas das referências que surgem me escaparam) e um verdadeiro relato de uma geração. Tem momentos muito crús, adoçados com amor e poesia. O final é magistral.

Journal Entry 9 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, December 12, 2008
Este livro veio até mim porque a fungaga mo recomendou. A dizer bem a verdade, também uma amiga minha que estuda na Faculdade de Letras já me tinha falado muito bem dele. Será, pois, com grande prazer, que lerei esta Jornada de África que tão bem me foi recomendada. Obrigado e até breve!

Journal Entry 10 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, January 02, 2009
Antes de começar a escrever esta JE, devo avisar que ando numa fase avessa às leituras. Não sei bem porquê, não tenho tido muita paciência para dedicar aos livros. Não é a primeira vez que acontece e com certeza que não será a última.

Este foi o segundo livro de Manuel Alegre que li. Devo dizer que não achei A Jornada de África tão interessante como A Terceira Rosa. Embora tenha gostado muito da justaposição da batalha de Alcácer-Quibir do século XVI à guerra colonial em Angola no século XX, não gostei especialmente da forma como Manuel Alegre conta a história. Apesar de gostar dele como escritor, a verdade é que aqui não o senti no seu melhor. A história pareceu-me algo confusa e não suficientemente interessante, exceptuando-se apenas, na minha opinião, a narração que respeita a Domingos da Luta.

Resumindo: acho que o livro tem pontos fortes, mas que não foram suficientes para eu considerar como uma das leituras mais interessantes dos últimos tempos. Em todo o caso, é sempre bom ler mais um livro de Manuel Alegre para conhecer o seu estilo, além de ter matado assim a curiosidade que tinha em ler este livro. Obrigado Tulipa-Negra por este oportunidade. O livro ser-te-á devolvido quando tiver a tua morada. Até breve.

Journal Entry 11 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, January 06, 2009
E seguiu hoje de volta à Madeira, depois da sua jornada pelo cont'nent'.

Um muito obrigado à Tulipa-Negra por ter partilhado este livro connosco.

Journal Entry 12 by Tulipa-Negra from Santana, Madeira Portugal on Sunday, January 25, 2009
Já chegou há algum tempo, mas esqueci-me de fazer je...

De volta à estante, mas pronto para viajar novamente, se mais alguém estiver interessado!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.