A Mancha Humana

by Philip Roth | Literature & Fiction | This book has not been rated.
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Bikovska of Fundão, Castelo Branco Portugal on 6/6/2008
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by Bikovska from Fundão, Castelo Branco Portugal on Friday, June 6, 2008

A Mancha Humana é a história de um homem, Coleman Silk, que foge às suas raízes, procurando ludibriar o seu passado que lhe agrilhoava os planos de vida, tornando-se professor e reitor na Universidade de Athena. No final da sua vida, o seu impecável percurso académico é manchado por uma acusação de racismo. Demitindo-se da Universidade, e após a morte da sua mulher, tem uma relação com uma outra mulher, Faunia, com metade da sua idade, ex-mulher de um veterano do Vietname, Les Farley. No entanto, Delphine Roux, uma das principais figuras no processo movido pela Universidade contra o ex-reitor, continua a seguir-lhe os passos.
Nathan Zuckerman é o narrador-personagem deste romance, fazendo a ponte entre a construção das vidas e motivações destas personagens, contrastando-se a si próprio com a aparente juventude de Coleman, levando-o a reflexões sobre a sua vida de eremita desde a sua operação à próstata.
Cada personagem com as suas diferentes motivações para a construção de uma imagem que pode ou não corresponder ao que a sociedade espera destes, todas diferentes e extremamente ricas na diversidade das suas angústias perante a existência.

A escrita de Philip Roth é bastante entusiasmante, na medida em que o romance, começando com o caso de acusação de racismo a Coleman, vai-se desdobrando de forma natural pelos seus vários personagens, tomando o foco em cada um deles em separado, descobrindo-lhes aos poucos os seus segredos e o seu passado, montando com serenidade o puzzle ao qual, no final, não falta uma única peça. O arrepiante desenlace, a descoberta de todos os segredos de Coleman, a sua incessante procura da identidade, contraditória na sua aparência, mas consistente no cumprir da sua realização plena como ser humano.

(Citador)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.