Maria Stuart

by Stefan Zweig | Literature & Fiction |
ISBN: 3150000645 Global Overview for this book
Registered by Ligiafteixeira of Mira, Coimbra Portugal on 5/29/2008
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Ligiafteixeira from Mira, Coimbra Portugal on Thursday, May 29, 2008
Biografia da Rainha Maria Stuart (1542-1587).

Journal Entry 2 by Ligiafteixeira from Mira, Coimbra Portugal on Thursday, May 29, 2008
A ser sorteado dia 1 de Junho

Journal Entry 3 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Friday, June 13, 2008

Cá chegou ele.
Muito, muito obrigada Lígia!
Para já, não tem outro remédio senão ir para a TBR...

Journal Entry 4 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, March 08, 2009
Ando a lê-lo... devagarinho que é um bocado denso, mas interessante.

Não consigo é deixar de estranhar aquela ideia, várias vezes repetida pelo Sr. Stefan Zweig, de em meados do século XVI uma rainha saltar para o cavalo de pistolas à cinta, mas...

Journal Entry 5 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, March 14, 2009
Ora cá está um daqueles livros que primeiro se estranha e depois se entranha! Se o início foi lento e a sensação de densidade da escrita não me deixava, depois foi como se me tivesse deixado levar pelo ritmo e pelo tipo de prosa.
Não deixa de se sentir que se trata de uma forma de escrita um pouco datada e muito descritiva, mas é ao mesmo tempo uma biografia muito interessante, em que Zweig tenta sempre fundamentar historicamente as posições adoptadas (numa história de vida com tantas versões quantas as personagens intervenientes e habitualmente em vertentes de branco e preto: ou Maria Stuart foi uma vítima ou foi uma heroína). O perfil traçado pelo autor é, pelo contrário, cheio de cambiantes, de acordo com as situações e com o desenrolar da história.
Vale a pena!

Um breve resumo da vida da senhora, tirado algures da net:
Maria Stuart, que viria a ser uma das mais famosas rainhas do séc. XVI nasceu na Escócia, filha do rei Jaime V, da Escócia e de Maria de Loraine de Guise. A morte do rei escocês e a decisão do parlamento de anular uma futura aliança entre Maria Stuart e o príncipe Eduardo de Gales esteve na origem da guerra entre a Inglaterra e a Escócia. A nobre e jovem escocesa, educada na corte de Henrique III de França onde era muito querida, casa, no ano de 1558 com o príncipe Francisco, assegurando assim a aliança entre a França e a Escócia. Quando Henrique III morre, o príncipe Francisco sobe ao trono mas, de saúde frágil, morre pouco tempo depois e a jovem viúva regressa à sua terra natal. Já na Escócia e tentando acalmar as revoluções religiosas, Maria Stuart nomeia primeiro-ministro o seu irmão natural, Jaime Stuart, o conde de Murray e casa com o filho do duque de Lennox, Danrley. Este, porém, depois de a trair morre numa explosão, alegadamente de origem criminosa. Viúva mais uma vez, volta a casar com o mercenário que chefiava a guarda imperial, Bothwell, mas o revolucionário Murray persegue-o e acaba por o expulsar do país. Maria Stuart, receando ser presa pelos revoltosos pede asilo à rainha de Inglaterra, sua prima Isabel. É encarcerada no castelo de Chartley e, quase 20 anos depois, condenada à morte por conspirar um atentado contra a Rainha Isabel, num processo “arranjado” por Walsinghan, secretário da própria Isabel. Apesar dos veementes apelos e protestos, tanto da França como da Espanha, Maria Stuart é decapitada a 8 de Fevereiro 1587.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.