Goa ou O Guardião da Aurora

by Richard Zimler | Literature & Fiction |
ISBN: 9727921450 Global Overview for this book
Registered by Jota-P of Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on 1/20/2008
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, January 20, 2008
Na colónia portuguesa de Goa, estava o século XVI a chegar ao fim, a Inquisição fazia enormes progressos na sua missão de impedir todos os «bruxos» - quer fossem nativos hindus, quer imigrantes judeus - de praticarem as suas crenças tradicionais. Os que se recusavam a denunciar outros ou a renunciar à sua fé eram estrangulados por carrascos ou queimados em autos-de-fé.

Ao viver nos limites do território colonial, a família Zarco consegue manter firmes as suas raízes luso-judaicas. Tiago e a irmã, Sofia, gozam uma infância pacífica aprendendo com o pai a ilustrar manuscritos e mergulhando no caos inebriante das festividades hindus celebradas pela sua amada cozinheira, Nupi.

Quando as crianças atingem a idade adulta, a família é destroçada quando, primeiro o pai e depois o filho, são presos pela Inquisição. Mas quem os traiu?

De um rigor histórico notável, Goa ou o Guardião da Aurora é simultanemanete um policial histórico absorvente e, na sua profunda exploração da natureza do mal, uma poderosa reinterpretação do Othello de Shakespeare.

Journal Entry 2 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, August 03, 2009
Este livro seguiu como empréstimo na Sexta-Feira passada para a malmequer. Apesar de não ser um livro de fácil leitura (pois tem um enredo muito elaborado e com uma vasta galeria de personagens) e de não ter uma história, porventura, tão apelativa como O Último Cabalista de Lisboa, eu devorei este livro e consolidei com ele a minha favorável opinião em relação ao Zimler.

Espero que também tu gostes deste livro, malmequer!

Journal Entry 3 by malmequer from Coimbra (cidade), Coimbra Portugal on Wednesday, August 05, 2009
Recebido são e salvo! Pego-lhe logo que termine o que tenho em mãos, mas confesso que não resisiti e já li as primeiras páginas, de fugida, à hora de almoço.
Obrigada pela disponibilidade para partilhares, Jota-P!

Journal Entry 4 by malmequer from Coimbra (cidade), Coimbra Portugal on Thursday, August 13, 2009
Terminei ontem. Gostei muito. Muito mesmo. Bem mais do que de "O Último Cabalista de Lisboa". A forma como Zimler nos dá a conhecer as personagens através dos relatos do narrador, leva-nos a adorá-las ou a detestá-las mediante as circunstâncias. Mais uma vez, percebemos que ninguém é inteiramente bom nem inteiramente mau e é também isso que lhes dá credibilidade. Adorei as descrições da infância de Tiago e Sofia e da mistura de povos e culturas. O livro está muito bem escrito e a história, mesmo não sendo tão intrigante como a do livro anterior, não nos aborrece nem um pouco.

Obrigada, Jota-P, pelo conselho e sobretudo pela oportunidade de ler mais este livro. Dentro em breve, pegarei no "Meia-Noite ou o Princípio do Mundo".

Segue viagem de regresso a casa no início da próxima semana.

Journal Entry 5 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, September 01, 2009
Já chegou. Obrigado, malmequer, por teres tomado tão bem conta dele. E ainda bem que gostaste. A saga Zarco é incrível e o Zimler é um grande escritor.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.