A Neve Caindo Sobre os Cedros

by David Guterson | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by wingArvoreswing of Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on 4/12/2007
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingArvoreswing from Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Thursday, April 12, 2007
Rabck para a conto em resposta ao desafio da boirina. Espero que gostes do livro. Fiquei muito contente por saber que eras tu a vencedora.
Um abraço.

Journal Entry 2 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, April 22, 2007
Recebi este livro na 6ª feira mas ainda não tinha tido oportunidade de o vir aqui dizer. Fiquei muito contente: é um autor que não conheço, uma oportunidade de conhecer coisas novas!
Muito, muito obrigada Arvores.
Para já terá que ir escalar a pilha TBR e ficar lá no cimo a admirar as vistas, até a montanha virar colina e eu lhe conseguir chegar...

Journal Entry 3 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, February 01, 2009
Após quase dois anos, li finalmente este livro que, com um início lento que me fez chegar a duvidar do seu interesse, me prendeu depois completamente e me fez gostar imenso dele.

Àparte o final, que como me tinha avisado o kizmiaz é deveras desconcertante ao explicitar a conclusão da história que já estava perfeitamente explícita pelo desenrolar dos acontecimentos e portanto completamente desnessário, penso que vai ser um livro que me vai ficar na memória.

Não só mas também pelo facto de fazer uma abordagem a um dos eventos mais anómalos e escamoteados da vivência americana durante o Século XX (e que eu desconhecia por completo a existência. Shame on me!) embora com repercussões que afectaram os tão alardeados princípios da democracia e liberdade: o “internamento” imposto, entre 1942 e 1944, a quase cento e vinte mil cidadãos americanos de origem ou ascendência nipónica, em áreas militarmente controladas, abandonando assim lares, famílias, profissões e bens, após o ataque a Pearl Harbor em Dezembro de 1941 e a declaração de guerra dos EUA contra o Império do Sol Nascente.

Tal facto provocou inúmeros pequenos dramas e conflitos comunitários, a que este livro alude através de um pequeno aglomerado populacional - simbolizado na ilha imaginária de San Piedro - onde convivem descendentes de nipónicos, judeus, alemães e nórdicos.

As suspeitas, os enredos e os preconceitos são-nos apresentados numa sala de tribunal, após uma acusação de homicídio feita a um descendente de famílias japonesas, em que, de certa forma, esta América será exposta e julgada, num clima singular proporcionado por uma tremenda tempestade de neve que isola a ilha no decurso do julgamento.

Cruzando-se com a saga dos personagens envolvidos, desde a infância decorrida nos campos de cultivo de morangos na ilha até ao momento presente, transparecem contrastes de cultura e civilização, de valores e dilemas, a par de um enquadramento das vivências numa comunidade piscatória.

Assim, um excelente livro que fica agora AVL para se alguém nele estiver interessado.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.