O Último Cabalista de Lisboa

by Richard Zimler | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by anamae on 4/9/2007
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
8 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by anamae on Monday, April 09, 2007
"O Último Cabalista de Lisboa é um romance cuja acção decorre em 1506 entre os judeus forçados a converter-se ao cristianismo, no reinado de D. ManuelI."

Journal Entry 2 by anamae on Saturday, April 14, 2007
Acabei de o ler ontem. Devorei-o literalmente em três dias. É apaixonante e chocante em simultâneo. Desconhecia por completo a dimensão do massacre ocorrido em Abril de 1506,por altura da Páscoa, no reinado de D. ManuelI, em que foram queimados cerca de 2000 cristãos-novos. Obrigado Zimler!

Journal Entry 3 by anamae on Saturday, April 14, 2007
Bookring iniciado dia 14/04/2007:

Regras do bookring:
1.Assim que receberes o livro, faz uma journal entry do mesmo para que seja possível "ver" onde ele está.
2.É dado como indicador o prazo de 1 mês para teres o livro em teu poder, mas podes lê-lo mais rapidamente ou mais lentamente, de acordo com o teu ritmo próprio. No caso de o teres muito mais tempo, vai-nos mantendo actualizados sobre isso para sabermos que não o tens esquecido na pilha do TBR.
3.Será ainda aconselhável entrares em contacto com o próximo leitor algumas páginas antes de terminares o livro, para lhe pedires o seu endereço e veres se é conveniente para a pessoa recebê-lo nessa altura ou se deseja ser passada mais para baixo na lista.
4.Após conclusão da sua leitura, faz outra journal entry com a opinião e a indicação do seu destino, ou seja, a quem vais enviá-lo.
5.Gostava que não escrevesses ou sublinhasses no próprio livro.
6.Se quiseres emprestar a alguém de fora do bookcrossing, não há problema, desde que registes aqui também esse facto, para não se perder o norte ao livro.

1-Cantinho
2-conversasdecafe
3-Chibia
4-luguima
5-Bikovska
6-celtinca
7-pipmts
8-BorboletaAzul
9-AnjoDiogo
10-irusdodot

Journal Entry 4 by Cantinho from Alhos Vedros, Setúbal Portugal on Wednesday, May 02, 2007
Eu prometo que o leio assim que acabar o "Apenas Amigos"! Oh anamae não tens de pedir desculpa pelo esquecimento...mas podias ter avisado que as letras eram tão pequeninas! Eu já sou meia pitosga...

Journal Entry 5 by Cantinho from Alhos Vedros, Setúbal Portugal on Monday, May 21, 2007
Não o devorei tão depressa como a anamae mas deliciou-me! No início tive um pouco de dificuldade em introduzir-me nos termos hebraicos mas rapidamente me vi em 1506 a calcorrear todas as ruas de Lisboa. Aprendi muita coisa, desde a origem das alheiras até à forma como a religião pode cegar as pessoas.
Eu rotularia o livro de romance histórico envolto em suspense e mistério. Em traços largos, o Mestre Abraão é assassinado na Páscoa fatídica de 1506 e o seu sobrinho, Berequias Zaarco, não descansará enquanto não descobrir quem foi o seu assassino.
E não queria deixar de transcrever uma frase: "Enquanto caminhamos, observamos a atitude respeitosa do povo da cidade, o mesmo povo que um dia ou dois antes era capaz de exigir a cabeça do rei. «Esta passividade está profundamente entranhada nas almas dos cristãos portugueses. Nunca nenhuma revolta há-de aqui ter sucesso.»". Impressionante como já no séc. XVI tínhamos a mesmas características que apresentamos hoje...

Journal Entry 6 by Cantinho from Alhos Vedros, Setúbal Portugal on Tuesday, May 22, 2007
Vou enviá-lo hoje para a conversasdecafe!

Journal Entry 7 by conversasdecafe on Thursday, May 31, 2007
Finalmente chegou! Os CTT estavam a empatá-lo, mas já cá está. Obrigada cantinho pelo envio e anamae pela partilha :)

Journal Entry 8 by conversasdecafe on Saturday, September 29, 2007
Demorei muito, desculpem todos os inscritos no ring e anamae. Estou à espera do próximo bookcrosser. Gostei muito do livro e vou querer continuar a ler Richard Zimler. Muito obrigada pela partilha anamae. Boas leituras a todos! O livro segue viagem em breve!

Ponto de situação: estou a aguardar o envio de morada. Dois bookcrossers pediram para passar a frente, por isso vou aguardar mais um bocadinho para enviar.

Nova actualização: recebi uma morada e o livro segue viagem amanhã.

Journal Entry 9 by andreiamartins from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, October 10, 2007
Chegou! =)

Journal Entry 10 by andreiamartins from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, November 29, 2007
Terminei! Já é o segundo livro de Zimler que leio e gostei igualmente deste, com a diferença de às páginas tantas perder-me nas personagens, por serem tantas! =)
É muito chocante mas não nos consegue fazer largar a leitura.
Obrigada anamae, valeu muito a pena!

Journal Entry 11 by wingAnonymousFinderwing on Tuesday, May 27, 2008
Demorei um bocadinho a pegar no livro mas depois gostei muito. Nao os imagino a calcorrear distancias tao grandes em Lisboa mas é bom ter locais familiares. Foi bom para reflectir,as vezes sabemos que as coisas aconteceram mas passam tao ao lado, foi bom ter este tempo para pensar no assunto: a perseguiçao dos judeus, a intolerância, a violência. E é sempre bom um mistério para resolver, para manter o suspense. Recomendo

Journal Entry 12 by PiPmts on Monday, February 16, 2009
Encontrei-o ontem à noite na caixa do correio à minha espera (como estive fora no fim-de-semana, não sei se chegou Sexta ou Sábado). Já li algumas páginas e já estou cheia de vontade de o devorar.
Acabei há uns dias de ler o meu primeiro livro deste autor (À Procura de Sana) e fiquei com muita curiosidade pela obra dele, de maneira que este livrinho chegou mesmo na hora H.
Obrigada pela oportunidade de o ler.

Journal Entry 13 by PiPmts on Tuesday, February 24, 2009
Gostei muito, fiquei com a sensação de que conhecia algumas das personagens pessoalmente, já lá mais para o final. Gostei imenso da descrição do cenário, claro está; ler um retracto de como era a nossa própria cidade no início do séc. XVI é sempre interessante!
Tenho estado a ler, ao mesmo tempo que outros, o Lisboa Triunfante, de David Soares, e achei muita piada quando me apercebi das duas perspectivas completamente diferentes da sociedade desse tempo abordadas pelos dois livros.
Já enviei PM à BorboletaAzul a pedir a morada.

[Edit 2/Março/2009] Até agora não recebi resposta da BorboletaAzul à minha PM, por isso vou enviar PM à AnjoDiogo.

Journal Entry 14 by AnjoDiogo from Alcochete, Setúbal Portugal on Thursday, March 12, 2009
Cá está ele, acabadinho de chegar, talvez demore mais do que um mês uma vez que tenho uns TBR a frente deste, no entanto anamae fica descansada que está em boas mãos.
Desde já muito obrigada pela partilha anamae e pipmts pelo envio.

Journal Entry 15 by AnjoDiogo from Alcochete, Setúbal Portugal on Saturday, May 23, 2009
Foi dificil de começar, mas depois era dificil de largar eheheh.
Já tinha lido Zimler que mais uma vez me surpreendeu.
Sem dúvida um autor para repetir.
Segue viagem para a irusdodot

Journal Entry 16 by irus from Bragança, Bragança Portugal on Friday, May 29, 2009
Chegou. Obrigada AnjoDiogo.
Ando numa fase de pouco tempo para leitura e só aceitei o livro agora porque sou a última. Mas não te precupes Anamae, que o livro vai ficar seguro.

Journal Entry 17 by irus from Bragança, Bragança Portugal on Sunday, July 05, 2009
Interessante como retrato da época.

Anamae já te mandei PM. Diz-me se posso devolver-te o livro.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.