As Pequenas Memórias

by Jose Sarmago | Biographies & Memoirs |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by lililima of Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on 12/7/2006
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by lililima from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, December 07, 2006
(")As Pequenas Memórias é um livro de recordações que abrange o período entre os quatro e os quinze anos da vida de José Saramago. O autor tinha As Pequenas Memórias na cabeça há mais de 20 anos, por isso a altura para o escrever era esta: "Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou".(")

Ainda não li o livro, mas li a entrevista e a pequena pré-publicação no Jornal de Letras e parece-me que deve ser um livro bem interessante, num registo muito intimista e algo diferente do Saramago a que estamos habituados!

(Espero que quem o leia goste!)

Journal Entry 2 by PaiNatal from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, December 07, 2006
Ho ho ho, Feliz Natal!

Journal Entry 3 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, December 18, 2006
não imaginam o quanto gostei de receber este livro! Parece que houve aqui uma verdadeira magia de natal e que a minha madrinha conseguiu ler os meus pensamentos!

vi este livro na Bertrand a semana passada e pensei "será que o vou comprar?", mas como estou em retencão...mas estive para pedi-lo ao meu pai natal familiar :)

obrigada madrinha e se quiseres eu empresto-te depois de o ler

feliz natal!

Journal Entry 4 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, August 28, 2008
este livro não foi tão interessante como pensava, sao fragmentos da infancia, fragmentos de historias. a bem da verdade fizeram-me recordar as historias que o meu avô me conta sobre a infancia dele e apesar dele nunca terem ganh um nobel da literara perfiro as suas historias e recordações as do josé saramago. pracem-me mais interessantes e mais bem contadas!

foi colocado na caixa virtual de excertos da fbeatriz e selecionado pelo jota-p que adivinhou logo do que se tratava.

Journal Entry 5 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, August 28, 2008
Aceitei este livro no âmbito dos BookXcertos, iniciativa organizada pela Fbeatriz. Obrigado butterfly-noir por este livro! tentarei ler brevemente, mas não posso prometer nada... Não costumo gostar muito de livros de memórias, mas gosto muito de Saramago. A ver vamos o que vai sair daqui...

Journal Entry 6 by Jota-P at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, July 06, 2010
Talvez as minhas expectativas em relação a este livro não fossem muito elevadas e daí que, além de ter demorado algum tempo a pegar-lhe, pensei que não iria apreciá-lo muito por aí além. Agora que cheguei ao fim, não posso deixar de constatar que estava mais do que enganado. Acabei por apreciar bastante estas pequenas grandes memórias!

Como diz a butterfly.noir, este livro faz lembrar algumas das histórias que tive oportunidade de ouvir a minha avó contar (aquela da costureira condenada a vaguear pelo mundo por ter trabalhado num dia santo e que se faz ouvir durante a noite é uma delas!) ou até o meu pai (as tardes de cinema no "Piolho" da Mouraria, apesar de o meu pai ter tido essas vivências 25 anos depois de Saramago), mas acho que isso não lhe tira mérito. De facto, até acho que este foi um dos livros do Saramago que mais gostei de ler nos últimos tempos, mesmo não se tratando de ficção.

Gostei bastante de ler este livro e é uma pena que Saramago nunca mais nos poderá brindar com histórias destas, ou outras inventadas, pois já nos deixou. Apesar de eu não gostar de todos os seus livros, reconheço nele um excelente contador de histórias e um fantástico escritor que muito enriqueceu a nossa literatura.

Journal Entry 7 by wingAnonymousFinderwing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, June 09, 2011
Recebi recentemente este livro de um amigo. Espero poder vir a lê-lo brevemente.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.