Inês de Portugal

Registered by butterfly-noir of Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on 7/12/2006
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, July 12, 2006
Castelo de Santarém 1359 Enquanto El-Rei D.PedroI corre a caça pelos campos, os seus conselheiros aguardam a chegada dos prisioneiros, Alvaro Gonçalves e Pedro Coelho, dois dos matadores de Inês de Castro. Este é o ponto de partida do livro, que aborda toda a historia de perdro e ines.

Journal Entry 2 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, May 12, 2008
raback para o jota-p para celebrar o mey regresso a estas lides.

foi entregue em mão na quinta das conchas

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, May 13, 2008
Muito obrigado butterfly-noir por este simpático RABCK. Sê bem-revinda ao BC. Depois de ter lido o livro, venho cá dizer o que achei. Até breve!

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, June 05, 2008
O primeiro livro de João Aguiar que li foi A Voz dos Deuses (para quem não sabe, trata-se das memórias de Tôngio, companheiro de Viriato durante as guerras que opuseram lusitanos a romanos no século II a.C., na Península Ibérica). Para dizer a verdade, não gostei muito desse livro, ainda para mais porque já tinha ouvido alguns elogios ao autor e até tinha uma certa curiosidade em lê-lo. Ora bem, se não tinha percebido os elogios com A Voz dos Deuses, percebi-os com este Inês de Portugal. Verdade seja dita que aquele livro foi o primeiro romance do escritor, pelo que talvez não seja representativo de toda a sua restante obra. E de facto, assim penso, pois ao contrário daquele, adorei ler este livro.
Muito bem escrito, muito bem arquitectado, eu arriscaria dizer que este foi um dos melhores livros que li nos últimos meses. Nos últimos tempos li dois livros que tratavam o mesmo assunto que este, mas nenhum dos dois me deixou preso até ao final para saber como iria tudo acabar. Digamos que a história de Inês e Pedro é sobejamente conhecida e que, por isso, pode deixar pouco espaço à inovação. Mas aqui isso não acontece, pois a forma como a história é narrada (Inês já está morta e apenas tomamos contacto com ela através de analepses que nos transportam ao passado) permite uma visão nova de toda a história e até mesmo das personagens. Veja-se o caso de Pedro que, como é habitual, é aqui abordado de forma bastante dramática e amargurada. Contudo, vai-se um bocadinho mais longe, na sua sede de justiça (ou será melhor dizer 'vingança'?). Mais do que justiceiro, ele é cruel e isso deve-se ao facto de lhe terem tirado a mulher que mais amava em vida. E Inês? O cálculo político também aqui está sempre presente, mas como não nos deixarmos enternecer por tal figura, mero peão num jogo de xadrez de alcance muito mais difícil de explicar, porque muito mais vasto que isso, do que a simples ambição de ser rainha?
Gostei muito deste livro, um dos melhores que li em 2008 até agora. Muito obrigado butterfly-noir pela oportunidade de o ler. Ainda não sei o que vou fazer a este livro, mas é certo que irá continuar a sua viagem pelo mundo, muito brevemente.

Journal Entry 5 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, June 23, 2008
Este livro vai seguir hoje para a catiaborboleta no âmbito do Grupo Mensal de Troca de Livros. Embora seja um livro pequenino, espero que gostes. Eu gostei muito!

Journal Entry 6 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Tuesday, July 01, 2008
Muito obrigada Jota-P, este foi o 2 livro que recebi no âmbito do Grupo Mensal de Troca de Livros (BC do Mês - Julho).

E os livro (tb) não se medem aos palmos lol... ou não se medem pelo número de páginas. Espero gostar muito deste livro.

Mais uma vez obrigada

Journal Entry 7 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Thursday, July 24, 2008
Comecei a ler o livro hoje... é uma historia que eu gosto bastante

Journal Entry 8 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Monday, July 28, 2008
Acabei de ler o livro no sábado dia 26/07/2008. Adorei.
E no domingo fui dar um passeio até.... ao Mosteiro de Alcobaça. Para estar no mesmo local onde parte da história de Portugal aconteceu..
Onde D. Pedro I mandou sepultar a sua amada D. Inês de Castro (D. Inês de Castro, «aquela que despois de morta foi Rainha», esposa de El-Rei D. Pedro I)

Journal Entry 9 by UFK-537438 on Monday, November 03, 2008
Livro recebido no âmbito da iniciativa BC do Mês.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.