A Guardiã dos Sonhos

by Rani Manicka | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by wingArvoreswing of Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on 4/17/2006
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingArvoreswing from Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Monday, April 17, 2006
"Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres.
Lakshmi é uma jovem de apenas catorze anos quando é obrigada a deixar o Ceilão, onde nasceu e viveu até então, para se casar com um homem bastante mais velho. Cinco anos depois, Lakshmi tem já cinco filhos e, não obstante a sua idade, apercebe-se de que terá de ser ela própria a construir o seu futuro. Implacável na sua determinação, tornar-se-á na admirável matriarca da família. Os seus filhos e filhas, com as suas distintas personalidades e percepções da história, vão configurando a saga familiar, que alterna momentos de alegria e dor, como os vividos aquando da cruel invasão japonesa, que deixará indeléveis cicatrizes em todos eles. Nisha, a neta, será quem finalmente irá reconstruir o mosaico da história familiar e o legado de Lakshmi, a Guardiã dos Sonhos, para nos oferecer uma complexa e sensual trama de sentimentos e vivências que atravessa a vida de quatro gerações."

Journal Entry 2 by wingArvoreswing at Viana do Castelo, Viana do Castelo Portugal on Thursday, August 01, 2013
Reservado para a brisa-do-mar, vencedora do meu RABCK "O Arvores pariu uma montanha" (Julho 2013)

Journal Entry 3 by wingArvoreswing at Viana do Castelo, Viana do Castelo Portugal on Thursday, February 27, 2014
Comprei este livro depois de uma maravilhosa viagem pela Malásia, que me deixará para sempre apaixonado por aquele país. Certo é que demorei demasiado tempo a decidir-me a lê-lo. Nem sei bem porquê.

Talvez por ironia, o livro nunca chegou a transportar-me para a Malásia. Sobrepõe-se a presença da Índia (que também visitei) pela simples razão de se tratar da história de uma família com origem no Ceilão (Sri Lanka) que leva para a Malásia e, em consequência, para o livro, todas as suas raízes, a sua cultura, a visão do mundo sob um outro prisma.
Creio que falha a descrição de um cenário que nos desperte os sentidos, que nos conduza para aquelas paragens, integrando-nos na paisagem exuberante da Malásia, com todos os seus ruídos naturais, os seus aromas e clima tão peculiares.

Pensei que não tinha apreciado demasiado este livro mas a verdade é que, apesar de alguns dias passados sobre o término da sua leitura, tenho ainda as personagens bem vivas no meu espaço.
Esta saga familiar, que atravessa quatro gerações, faz um retrato intenso das relações quase sempre difíceis entre os seus membros. Descreve o poder no feminino, seja através do amor, da beleza ou do equilíbrio da economia familiar. Não traz qualquer redenção para os homens. São sempre vistos como fracos ou perversos.
A escrita é bastante fluída e, de alguma forma, deixa-nos expectantes. Achei muito bem conseguido todo o retrato da invasão da Malásia pelos japoneses, mexendo com as emoções e agarrando o leitor. Mas confesso que dispensava as 500 páginas. Creio que todo este percurso familiar poderia ter sido contado de forma mais breve. Também me parece que o tipo de linguagem usado pelas personagens não é muito diversificado, dando-nos a imagem de que todas seriam muito letradas, com grande capacidade de reflexão filosófica, não estabelecendo assim qualquer distinção entre elas.
Mas foi uma boa companhia.

Vai finalmente para a estante da brisa-do-mar, em resultado do meu RABCK "O Árvores pariu uma montanha".
Peço desculpa pelo atraso no envio, mas espero que aprecies a leitura.
Um abraço.

Journal Entry 4 by wingArvoreswing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, February 27, 2014

Released 5 yrs ago (2/27/2014 UTC) at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Enjoy! :)

Journal Entry 5 by brisa-do-mar at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, March 20, 2014
Já cá chegou mas esqueci-me de fazer je. Está a ser lido e estou a gostar muito. Obrigada pelo empréstimo e pelo envio.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.