A Viagem de Théo

by Catherine Clément | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by anamae on 1/28/2006
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by anamae on Saturday, January 28, 2006
CONTRA-CAPA:

Deus existe? Será essa uma pergunta com ou sem resposta? O que fazem milhões de pessoas à face da Terra para crer em Deus? Deve haver uma razão!
De Jerusalém a Benares, passando por Roma e Istambul, por Praga e pela Baía, por Moscovo e por Jacarta, através da Europa, da Ásia, da América e da África, o jovem Théo e a sua tia Martha vão dar a volta ao Mundo das Religiões para encontrar no terreno as respostas a essa questão vital.
Odisseia espiritual, a viagem de Théo leva-o ao encontro de homens sábios capazes de lhe iluminar o espírito e acalmar o coração. Porque Théo tem catorze anos e está muito doente...

Journal Entry 2 by anamae at on Thursday, February 23, 2006

Released 13 yrs ago (2/24/2006 UTC) at

WILD RELEASE NOTES:

RELEASE NOTES:

Enviado para Conto

Journal Entry 3 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, March 02, 2006
E eis que, depois de um dia de ânsias por parte da anamae, CHEGOU!

Foi um envio surpresa e uma prenda linda! Um verdadeiro RABCK, com um K muito acentuado!!!

Depois de ter lido, há bem pouco tempo, o livro "A Senhora" desta mesma autora e de o ter adorado, vi na JE do inscrito seguinte no ring desse livro, o Jota-P, uma referência a este "A Viagem de Théo" como valendo muito a pena. Fui "a correr" pô-lo na minha wish list, para não me esquecer e... não é que, passado tão pouco tempo, a anamae me prepara tão grande suspresa com este envio?!!!... Acho mesmo que nunca um desejo meu foi tão rapidamente satisfeito!!

Estou tão, tão, tãããããããão contente!!!
E tão desejosa de lhe pegar já, já, já (e não posso! Qu'a raiva!!)...

Obrigada anamae querida, muito, e muito obrigada! És uma "anja"! "Ruim com'as pestes" (citação de ti própria), mas pronto, uma anja ruim com'as pestes, ainda assim!

Para além do mais, este livro veio muito bem acompanhado por um lindíssimo marcador que diz "Estou a ler este livro".
Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada!

Journal Entry 4 by anamae on Friday, March 03, 2006
PARA QUEM LER ESTAS JE'S:

«Estou tão, tão, tãããããããão contente!!!
E tão desejosa de lhe pegar já, já, já (e não posso! Qu'a raiva!!)...»

Claro que só o enviei porque sabia que ela não lhe podia pegar.

«Obrigada anamae querida, muito, e muito obrigada! És uma "anja"! "Ruim com'as pestes" (citação de ti própria), mas pronto, uma anja ruim com'as pestes, ainda assim!»

Contribuir para que ela me insultasse... tch, tch, tch

Favorecer a aquisição de uma tendinite por ter de escrever tantas vezes: «Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada!»

PARA QUE CONSTE!!!!!!!

hihihihiiiiiiiiiiiiiiiiiihi (risadas de bruxa)



Journal Entry 5 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Friday, March 17, 2006
Bom... ainda lhe peguei e comecei a ler as primeiras páginas mas claro que no dia a seguir chegaram-me logo 2 bookrings!!
E depois mais um, e mais um e mais um...
Conclusão: estou a ler um e com outros 4 à espera e ainda mais um a caminho!!!

E A Viagem de Théo ali, a provocar-me quase diariamente!
Como já não aguentava tanta provovação, decidi levar "A Viagem (...)" a viajar mais um pouco e emprestei-o à I., a quem tanto tinha falado do "A Senhora". Como ela é uma leitora um pouco mais lenta, quem sabe se quando ela o acabar eu não poderei, então, pegar-lhe!!!
De qualquer forma quando me for devolvido, aqui virei transpôr o comentário (que agora sempre exijo e muito completo e explicadinho, se faz favor!) feito pela I.

Journal Entry 6 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, January 20, 2008
Por incrível e inacreditável que pareça, só agora trouxe este livro de casa da I.!!!
E, pior de tudo, ela acabou mesmo por não o ler; quer dizer, ainda leu uma 80/100 páginas mas depois não passou daí.
De cada vez que falávamos nele ela dizia-me "se não tiveres pressa na devolução, eu gostava de voltar a tentar pegar-lhe..." e assim, de tempos a tempos ele por lá foi ficando durante quase dois anos.
Agora, finalmente trouxe-o e penso que não demorará muito até que lhe pegue! ;-)
A I. o que achou foi que o livro tinha tanta informação que só o conseguiria ler com muita calma e tirando notas à medida que ía avançando; aquele esquema das 3 ou 4 páginas antes de dormir não resulta, segundo ela, para este livro.
Mas a verdade é que, entretanto, iniciou também a leitura do "A Senhora" de que eu tanto gostei e também não o terminou. O bom disto tudo é constatar-se, a cada passo, haver gostos para todo o género de coisas! ;-)

Journal Entry 7 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, December 25, 2008
Ok, finalmente... JÁ O LI!
Quase três anos depois da maravilhosa surpresa que a anamae me fez, algum tempo depois de ela ter deixado de "dar as caras" pelo BC (que é feito de ti, menina e moça, que deixaste saudades?!) e uns dois meses depois de lhe ter pegado e começado a ler.

Eu gostei de ler este livro, mas não é definitivamente um Bom livro, na minha opinião. Sendo certo que se pretende uma abordagem sucinta, simples e acessível, a mistura de temas tão complexos com uma linguagem por vezes infantil e uma tradução e/ou revisão algo deficientes tornam este, quanto a mim, num livro deseiquilibrado e por vezes excessivamente enfadonho.

Ainda assim, gostei do tom sereno, directo e isento com que são abordadas as diferentes religiões, a fuga ao estereótipo na apresentação das personagens que vão invadindo a história e das cidades e países que vão sendo percorridos pelos protagonistas.

E aprende-se bastante sobre a história das religiões: judaísmo, cristianismo, islamismo e suas diversas variantes, passando pelas crenças de povos primitivos até a reforma protestante, do panteísmo às seitas mais radicais, dos pensamentos mais ecléticos e tolerantes aos fanatismos mais exacerbados. No Egipto sobre a religião dos faraós e, concretamente, sobre o faraó Akhenaton, criador da primeira religião monoteísta. Na Índia, sobre a mistura de várias crenças: Hinduísmo que evoluiu do Bramanismo, Budismo, Jainismo, Sikhismo e a antiga fé de Zoroastro, vinda do Irão. O Yoga, o Taoísmo e o Xintoísmo são também abordados, assim como o sincretismo das religiões africanas influenciadas pela catequese cristã no Brasil e no Caribe. E etc. e etc...

Para além deste ensinamento sobre as religiões, o livro mostra o que todas elas têm em comum, acima das suas divergências: a procura do Homem por algo superior, que explique e justifique a existência, a procura filosófica de um sentido para a vida, de uma orientação ética e moral para a organização social da vida humana. Mais do que a religião, este livro tenta mostrar-nos a cultura religiosa dos povos, explicitando os fundamentos históricos e espirituais de cada religião, as suas transformações ao longo do tempo, as intolerâncias e as lutas contra a intolerância, a construção das figuras divinas, as regras da fé, o sentido dos ritos e as formas colectivas de exercício da espiritualidade.

Sem se criar grandes expectativas e com alguma perseverança, é um livro que se vai lendo.

Journal Entry 8 by wingcontowing at I CONVENO NACIONAL BOOKCROSSING in Maceda, Aveiro Portugal on Wednesday, May 06, 2009

Released 9 yrs ago (5/9/2009 UTC) at I CONVENO NACIONAL BOOKCROSSING in Maceda, Aveiro Portugal

WILD RELEASE NOTES:

WILD RELEASE NOTES:

Libertado na "Piscina de Livros" da I Convenção Nacional do BC.
;-)

Journal Entry 9 by PiscinaLivros on Thursday, May 07, 2009
Vai direitinho para a Piscina.
Obrigado conto

Released 9 yrs ago (5/9/2009 UTC) at Piscina de Livros da I Convencao Nacional in Maceda, Aveiro Portugal

WILD RELEASE NOTES:

WILD RELEASE NOTES:

Mergulho na Piscina!

Journal Entry 11 by kittycatss from Ovar, Aveiro Portugal on Friday, May 29, 2009
Trouxe-o comigo da convenção.
Obrigada pela oportunidade

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.