As Crónicas de Narnia (1) - O Sobrinho do Mágico

by C.S. Lewis | Literature & Fiction |
ISBN: 0064471101 Global Overview for this book
Registered by Mishka-bookworm on 1/26/2006
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Mishka-bookworm on Thursday, January 26, 2006
Digory e Polly conhecem-se e tornam-se amigos num frio e chuvoso Verão em Londres. Os dois irão viver fantásticas aventuras quando o maléfico tio de Digory, Andrew, que pensa que é mágico, os manda repentinamente... para outro mundo.Acabam por encontrar o caminho para Nárnia, um mundo encantado repleto de um sol radiante, de flores e árvores que crescem miraculosamente e de animais falantes.


Oferta (antecipada) de Dia dos Namorados!

Journal Entry 2 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, June 12, 2006
Trouxe este livro do piquenique no dia 10 de Junho no Parque das Nações. Como estou sem computador em casa, só hoje consegui fazer a JE.

Muito obrigado Mishka-Bookworm pelo simpático empréstimo. Tentarei ser breve . Parece-me que também é uma leitura acessível.

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, June 24, 2006
"Aventureiro, toma a decisão:
Bate no sino sem hesitação,
Ou enlouquece sem vires a saber
O que aconteceria se ousasses bater."

Quando comecei a ler o livro, não estava a achar muita piada à história, porque os primeiros capítulos estavam carregadinhos de clichés. Foi a referência ao Sherlock Holmes logo no princípio, foi o facto do tio Andrew ter uma madrinha com sangue de fada, foi a forma de viajar entre os mundos, foi sei lá mais o quê...

Além disso, só a meio do livro é que finalmente chegamos a Nárnia, a terra que, afinal, dá título à colecção de 7 livros, e que ficou aquém das minhas expectativas... Umas quantas ninfas e faunos, uns quantos animais falantes, e pouco mais.
E também seria fácil fazer um exercício de intertextualidade entre As Crónicas e O Silmarillion, porque há imensos pontos de contacto entre as duas histórias (veja-se a forma de criação da Terra-Média e de Nárnia, ambas através de canções).

C.S.Lewis, o melhor amigo de Tolkien (costumavam ler as respectivas histórias um ao outro) nunca conseguirá sair da sombra deste. No entanto, talvez isso seja um pouco injusto, porque embora esta história não seja tão "fantástica" como a do Senhor dos Anéis, a verdade é que não deixa de ter valor e de ser interessante para um público infantil e juvenil. Temos uma Bruxa muito maquiavélica, um tio Andrew interesseiro e pragmático e duas crianças inocentes que serão, obviamente, os heróis da história.

É um texto simples, mas que por causa disso não deixa de ter algum sentido de humor. E a forma de narração é muito interessante, pois interpela os narratários de forma directa, pelo que parece que nos está a contar a história directamente, à roda de uma fogueira, ou bem aconchegadinhos na cama.

Mais uma vez, muito obrigado Mishka-Bookworm pela oportunidade de ler este livro, de que, apesar de tudo, gostei bastante.

Journal Entry 4 by Mishka-bookworm on Wednesday, June 28, 2006
Ainda bem que gostaste, Jota-P. Pelo menos serviu para desanuviar, não?

Chegou às minhas mãos mas nem chegou a entrar em casa... Passou logo para as mãos da minha amiga e colega, a CRaposo.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.