Nunca Me Deixes

by Kazuo Ishiguro | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Tuanita of Utrecht, Utrecht Netherlands on 1/10/2006
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
15 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Tuesday, January 10, 2006
Kazuo Ishiguro foi elogiado no Sunday Times por «ampliar as possibilidades da ficção». Em "Nunca Me Deixes", que se encontra certamente entre as suas melhores obras, conta-nos uma extraordinária história de amor, perda e verdades escondidas. Do autor de "Os Despojos do Dia" (vencedor do Booker Prize), "Nunca Me Deixes" é um romance profundamente comovedor, atravessado por uma percepção singular da fragilidade da vida humana.

Journal Entry 2 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Thursday, September 07, 2006
REGRAS DO BOOKRING

1. Quando receberes o livro, faz uma journal entry (JE) do mesmo para que possamos ver onde ele está, se chegou em condições, se achaste a capa bonita ou horrível, etc, etc, e tal...

2. O prazo standard para teres o livro contigo é de 1 mês, mas como o teu ritmo de leitura é “pessoal e intransmissível” podes demorar mais ou menos tempo! O que interessa é que vás dando noticias (fazendo JE’s) para sabermos que o livro não está em sítio indeterminado na tua memória e na pilha TBR! :-)

3. Umas páginas antes de terminares o livro, pede o endereço ao próximo leitor e pergunta se é conveniente para a pessoa recebê-lo nessa altura ou se deseja ser passada mais para baixo (ou para a frente, como queiram!) na lista!!

4. Quando terminares a leitura, faz outra journal entry com a tua opinião (boa ou má, conta na mesma) e a indicação do seu destino, ou seja, a quem vais enviá-lo.

5. Não há crise se quiseres emprestar o livro a alguém “Extra BC”. Só peço que faças uma journal entry a referir esse facto, para que o livro permaneça localizável.

6. Por favor, não escrevas no livro!

7. Boas Leituras!




Lista de inscritos no ring

1. CenouraDoLado aka PreciousArwen DONE!
2. Ftarazu DONE!
3. Quiron DONE!
4. micazy DONE!
5. WizardofOwls
6. PedroGamaVieira DONE!
7. pazyryk DONE!
8. Cleopatra23 DONE!
9. irusdodot DONE!
10. QueenSissi DONE!
11. butterfly-noir
12. lisatam DONE!
13. sakikas DONE!
14. mariadocostume
15. catiaborboleta DONE!
16. eeeemaaaaaa DONE!
...
n. Tuanita :-)



Boas leituras!
J

Journal Entry 3 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Wednesday, September 27, 2006
Seguiu hoje para a PreciousArwen!
Boas leituras!

Journal Entry 4 by CenouraDoLado from Seixal, Setúbal Portugal on Saturday, October 14, 2006
Primeiro queria dizer que gostei muito do 'Despojos do Dia' e que, embora tristes porque na maioria das vezes não têm desfechos felizes, gosto de livros com/sobre relações complicadas.
Eu não gosto de ficção científica.
Nunca me deixes foi um livro 'difícil de engolir'. Porque o título sugere um romance e não se trata dum, e porque nos esquecemos que a ficção científica não se resume a naves espaciais e a conceitos espaço/temporais esquisitos.
Trata-se dum livro com o qual nem chegamos a criar uma certa empatia porque a narração é fria, as personagens são frias, interrogam-se pouco com questões que as deveriam preocupar e tornam-se até irritantes nas suas manias e personalidades.
É, a meu ver, livro que vive mais do que se não diz, do que se não pergunta do que se não sabe e são precisamente esses factores que nos levam a querer avançar de página em página direitinhos ao fim.
Estive até ao capítulo 10 para perceber que raio de profissão tinha a narradora. Estive até ao último para saber do que se tratava a galeria.
É um livro muito interessante que não se perde nem se orienta para uma história fácil, cor de rosa mas que nos faz interrogar verdadeiramente o que é que andamos cá a fazer uns aos outros.
Recomendo.
É um livro que nos faz pensar que devemos mostrar sem reservas o que sentimos a quem amamos.
Espero que gostem.

Segue para o próximo assim que tiver a morada.
:) PA

Journal Entry 5 by Ftarazu from Ovar, Aveiro Portugal on Monday, October 23, 2006
Já chegou! Estou ansiosa por o ler e vou tentar ser o mais breve possível... Obrigada PreciousArwen!

Journal Entry 6 by Ftarazu from Ovar, Aveiro Portugal on Monday, November 13, 2006
Foi o meu primeiro contacto com o autor e, como tinha lido críticas bastante boas, confesso que estava à espera de melhor. Concordo com a PreciousArwen: as personagens são frias e, a meu ver, preocupam-se com as questões erradas. Acho que haveria muito mais a dicutir e questionar do que aquilo que é abordado no livro... Para além disso, pareceu-me que as personagens nunca chegaram a amadurecer e que todo o livro é um tanto infantil...
No entanto, não me custou muito ler o livro e penso até que o tema em si é bastante interessante, só acho que não foi abordado da melhor forma...

Obrigada Tuanita!
Foi enviado para o Quiron quinta-feira passada!

Journal Entry 7 by Quiron on Monday, November 20, 2006
Yeah!! Chegou! :D

Obrigado Tuanita pela partilha e Ftarazu pelo envio :)

Journal Entry 8 by Quiron on Monday, December 18, 2006
Terminei-o hoje :)

O livro começa de uma forma algo estranha porque a narradora parte do princípio que os leitores estão a par do que "eles" são, do que se trata a sua profissão apenas dizendo que é "ajudante" e também que sabemos o que é, ou foi, Hailsham. Este tipo de narração dá um toque de mistério que provoca ansiedade ao leitor de passar para a página seguinte apenas para tentar entender do que se trata, na verdade, todo aquele discurso. Mas devo dizer que me irritou em certas passagens em que a narradora começa a falar de uma coisa e depois diz: "...mas já estou a divagar porque, antes disto, tenho que explicar o que é «X» ou «Y» que aconteceu antes disto." ou então "...mas falarei sobre isto mais tarde.". Isto aconteceu demasiadas vezes, na minha opinião. Principalmente no início, em que parece que ela está a endireitar as ideias para se decidir com que história há-de começar.

Concordo inteiramente com a PreciousArwen e a Ftarazu: Como é possível não focarem as questões verdadeiramente importantes e pertinentes?? Porque é que aceitam tão levianamente o seu destino?? Há demasiado silêncio e uma grande falta de frontalidade. Mas a verdade é que nunca conheceram outra realidade... Fez-me lembrar muito o filme "A Ilha".

A parte final do livro é previsível mas sem que, no entanto, perca o seu encanto porque, realmente, achei que o melhor está a partir do capítulo 20. Desde a forma como é escrito e narrado até ao seu conteúdo com respostas a muitas das questões nunca antes colocadas. Muito bom! :)

Queria dizer muito mais sobre a história, sobre o seu significado, sobre a mentalidade das pessoas, sobre as "meias-verdades" mas temo tornar-me num "spoiler" contando promenores que deve ser o próprio leitor a descobrir. Portanto fico-me por aqui :P

Obrigado Ftarazu pelo envio e Tuanita pela oportunidade e partilha :D
Fiquei com muita vontade de ler "Os Despojos do Dia" deste autor.

Já tenho a morada da micazy portanto segue assim que passe pelos correios.

Journal Entry 9 by Quiron on Friday, December 29, 2006
Livro enviado hoje para a micazy.
Espero que faça boa viagem :)

Journal Entry 10 by micazy from Costa da Caparica, Setúbal Portugal on Saturday, January 06, 2007
Fui levantar ontem aos correios. Obrigada :)

Journal Entry 11 by micazy from Costa da Caparica, Setúbal Portugal on Friday, February 02, 2007
Perturbador. É o que me ocorre dizer sobre este livro.
Li-o muito depressa. A escrita é muito clara e o facto de termos um pano à frente que vai destapando o cenário aos poucos não nos deixa largar o livro.

Percebi, desde o início, o que fazia a narradora. Não em todo o contexto, obviamente, mas percebi qual o local onde trabalhava, portanto aos poucos as peças foram-se encaixando.

Também me irritei por ninguém questionar nada, nem por nada em causa. Mas fez-me reflectir sobre o modo como somos induzidos a ter determinado comportamento.

Adorei a explicação que construiram sobre os seus desenhos.

Gostei muito.
Segue viagem assim que tiver nova morada.
21 Fev - Não consegui obter resposta do WizardofOwl
23 Fev - Seguiu para o PedroGamaVieira

Journal Entry 12 by PedroGamaVieira from Ponta Delgada (São Miguel), Açores Portugal on Saturday, March 03, 2007
Só para dizer que chegou

Journal Entry 13 by PedroGamaVieira from Ponta Delgada (São Miguel), Açores Portugal on Thursday, March 29, 2007
Gostei muito de ler este livro. É impressionante como a fronteira do que é uma pessoa pode ser vaga e indefinida. Claro que tudo isto é pura ficção. Ou não. Depois de 11 de Fevereiro de 2007 não tenho certeza de mais nada.

Journal Entry 14 by pazyryk from Torres Vedras, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, April 09, 2007
Hoje foi dia de receber livros do BC!!!! Depois do fim de semana da Páscoa cai que nem ginjas. Obrigada pelo envio PedroGamaVieira e pela partilha Tuanita. Espero não o reter mto tempo.

Journal Entry 15 by pazyryk from Torres Vedras, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, May 11, 2007
Gostei! Nunca tinha lido nada deste autor. Aliás acho que nunca tinha ouvido falar nele, apesar de ter visto o filme "Os despojos do dia" e ter gostado mto. A história deixou-me um pouco desconcertada, embora nem saiba explicar bem porquê. Acho que um bocado pelas relações que se vão estabelecendo entre as personagens e pelas coisas que não são ditas, ou explicadas e que podem pôr em causa o afecto. Senti que apesar de os personagens serem quem são, os elos que os unem não são assim tão diferentes daqueles que estabelecemos hoje em dia com as pessoas que nos rodeiam.
É difícil falar deste livro sem revelar demasiado. E gostei da forma como ele vai doseando ao longo do livro as revelações.
Obrigada pela partilha Tuanita. Seguirá para o próximo logo que tenha o ok.

Journal Entry 16 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Saturday, June 16, 2007
Chegou-me às mãos ontem.
Vou começar a lê-lo hoje mesmo.
Tentarei ser breve.
Obrigada pela partilha

Journal Entry 17 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Sunday, June 24, 2007
Já o terminei.
Para mim é um livro dificil de descrever.
Não consegui criar uma grande empatia com as personagens do livro, todos pareciam demasiado... frios.
O inicio prende bastante já que a narradora começa por falar do seu emprego e de Hailsham como se o leitor soubesse claramente o que era. E a vontade de descobrir o que era realmente fez-me ler com vontade a 1ª parte.
Depois comecei a achar demasiado estranho não se questionarem, não perguntarem porque foram criados para aquilo, aceitarem tudo com demasiada naturalidade, sem se questionarem...
Fez-me lembrar o filme A Ilha.

Vou mandar PM à mariadocostume.
Muito obrigada pela partilha

Journal Entry 18 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Monday, July 09, 2007
a Mariadocostume pediu para ser passada à frente.
Vou enviar PM ao seguinte da lista

Journal Entry 19 by irus from Bragança, Bragança Portugal on Friday, August 03, 2007
Chegou hoje

Journal Entry 20 by irus from Bragança, Bragança Portugal on Saturday, August 11, 2007
Foi um livro que li num fôlego, não tanto para saber o destino das personagens (que se adivinha logo nos primeiros capítulos) mas simplesmente por que me agarrou do princípio ao fim. É perturbadora a forma como as personagens aceitam o seu destino, sem rebeldia ou qualquer tentativa de fuga. É também curiosa a questão da "alma", ou nem tanto se pensarmos que a Igreja demoroua admitir que as mulheres tinham alma e durante muito tempo os negros foram vistos como mercadoria,
Este é acima de tudo um livro bem escrito que é difícil deixar antes de chegar à última página.

Journal Entry 21 by QueenSissi from Queluz, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, August 29, 2007
chegou na semana passada mas só consegui ir à net hoje. Desculpem!

Journal Entry 22 by QueenSissi from Queluz, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, October 22, 2007
A escrita é muito boa, de facto. Mas personagens eram tristes e gostaria que tivessem sido desenvolvidos outros pontos, como por exemplo as origens, etc.

Envio para butterfly ou lisa assim que um me envie a morada (já enviei Pm a butterfly mas não obtive resposta).

Journal Entry 23 by lisatam from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, November 01, 2007
Chegou! Vou tentar ser breve. Obrigada Tuanita e QueenSissi, pela partilha.

---

Só depois de começar a lê-lo é que percebi que já o tinha lido há uns tempos! Mas voltei a recordar a história. Vai seguir viagem para a Sakikas.

Journal Entry 24 by sakikas from Santo Tirso, Porto Portugal on Sunday, December 09, 2007
Já está comigo á alguns dias, desculpem só hoje o registar mas só hoje me foi possivel. :)
Obrigado Tuanita e Lisatam pelo envio.

Journal Entry 25 by sakikas from Santo Tirso, Porto Portugal on Wednesday, February 27, 2008
Terminei e gostei muito desta história.
Vai seguir viagem para a catiaborboleta porque a mariadocostume neste momento ainda tem alguns livros para ler.
Segue ainda esta semana.
ObrigadoTuanita pela partilha.

Journal Entry 26 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Tuesday, March 04, 2008
Acabadinho de chegar... Veio no meio de um monte de correspondencia aqui do trabalho... num dia cheio de nuvens a pairar em cima da minha cabeça.. não podia haver melhor coisa para alegrar o meu coração ;)))

Muito obrigada pela partilha e pelo envio

Beijinhos

Journal Entry 27 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Saturday, March 22, 2008
Comecei a ler o livro ontem espero não levar muito tempo

Journal Entry 28 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Saturday, March 29, 2008
Foi um livro que li num fôlego, porque simplesmente me agarrou do princípio ao fim. É um livro muito bem escrito, parece que estamos a ler um diário.

Muito obrigada pelo emprestimo e pelo envio. Boas leituras.

Journal Entry 29 by eeeemaaaaaa on Monday, April 07, 2008
Recebido hoje, talvez só o começo a ler no fim de semana

Journal Entry 30 by eeeemaaaaaa on Friday, April 18, 2008
Sensacional...adorei e o tema, não estava á espera de uma história de clones para doar orgãos ...tudo isto para as pessoas "supostamente normais " viverem mais tempo e resolverem a lacuna de uma cura para o cancro....este tema deu-me que pensar...será que um dia isto será a solução adoptada por este mundo frio, materialista e cruel....Obrigado Tuanita pela possibilidade da leitura deste livro e catiaborboleta pelo envio :)

Journal Entry 31 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Saturday, October 11, 2008
ja chegou a casa há mto tempo, eu é que nunca mais me lembrei de fazer a JE! desculpem.
Espero que tenham gostado. Obrigado a todos por terem participado!

Journal Entry 32 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Wednesday, December 16, 2009
Seguiu como empréstimo para a Vandinha!
(já devia ter ido há um mês... sorry...)

Journal Entry 33 by vandinha from Maia, Porto Portugal on Thursday, December 17, 2009
Chegou Tuanita, obrigada pelo empréstimo!

Journal Entry 34 by vandinha from Maia, Porto Portugal on Monday, January 04, 2010
Coloquei hj o livro no correio. Gostei muito!
Obrigada Tuanita pelo empréstimo.

Bom Ano!

Journal Entry 35 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Tuesday, January 05, 2010
Chegou!!
Obrigada por teres tratado bem do livrinho!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.