Presságio de Fogo

by Marion Zimmer Bradley | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Pequete of Bragança, Bragança Portugal on 12/4/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Sunday, December 04, 2005
Li-o há tanto tempo, que sinceramente já nem me lembro bem... Mas tenho ideia de ter ficado um pouco decepcionada, porque tinha acabado de ler "As Brumas" e este ficava aquém.

Este livro vai seguir em bookring (aberto):

1- Jota-P
2- limam5
3- Malmequeres
4- Tuanita
5- FallenAngels

Journal Entry 2 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, July 12, 2007
Já há 5 meses que não fazia uma JE de um livro recebido. É bom estar de volta.

Obrigado Pequete por este livro. É enorme (e para quem tem andado preguiçoso em termos de leituras não vai ser fácil entrar outra vez no ritmo), mas folheei-o e pareceu-me que vou gostar bastante. Mitologia grega é a minha paixão e aqui vou encontrar muitos deuses, heróis, profetisas q.b. para saciar a minha sede de conhecimento sobre a Guerra de Tróia.

Espero não demorar muito a lê-lo, mas se demorar, aqui ficam já as minhas desculpas antecipadas.

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, August 12, 2007
Terminei de ler este livro na Sexta-Feira passada. Foi uma leitura longa (o livro é realmente grande), mas muito interessante. Nunca tinha lido nenhum livro de Marion Zimmer Bradley e agora posso dizer que fui surpreendido pela positiva. Vê-se que é uma escritora que sabe contar bem uma história, mesmo que, por vezes, o ritmo da narrativa seja algo inconstante. Detém-se longas páginas em assuntos não propriamente relevantes para a história de fundo que se pretende contar (a Guerra e Queda de Tróia). São disso exemplo o período de tempo que Cassandra passou com as amazonas, a sua segunda viagem a Cálcis e até mesmo as negociações para a libertação de Criseide, se bem que esses episódios acabarão por ter eco ao longo de toda a história.

Marion Zimmer Bradley optou por não utilizar o mito original da concepção de Helena (Zeus, sob a forma de cisne, bica Leda que, fecundada dessa forma, dá à luz 4 ovos, dos quais nascem Clitemnestra e Helena, Castor e Pólux). Também a morte de Aquiles difere um pouco do mito, assim como outras passagens da narrativa. Talvez a autora tenha optado por essas alterações para tornar a história um pouco mais verosímil, ainda que mantenha muitos elementos “sobrenaturais”. E, ainda que a mitologia sustente a história (com os deuses a intervirem sob diversas formas a possuírem os seus seguidores) é engraçado ver as explicações plausíveis de Marion Zimmer Bradely para outros fenómenos ou criaturas mitológicas (tais como os centauros). E convenhamos: não deixa de ser estranho misturar mitologia grega com o culto da mãe-terra pré-histórica. No entanto, tal não é de todo descabido.

Descabido seja talvez o facto de poucos serem os homens que não são apresentados como rudes, brutos ou antipáticos (especialmente Páris, figura absolutamente má e intragável no que respeita à relação com a sua irmã gémea). As excepções a essa regra são poucas (Eneias e Odisseu), o que não deixa de ser estranho, já que o que é costume ver noutras abordagens deste tema, Heitor e Aquiles são geralmente exaltados como heróis (ainda que um pouco brigões e com sede de glória), Príamo é um rei sábio, Páris um belo rapaz a quem foi dada a graça de ser amado por Helena, etc.

Em todo o caso, foi bom ter tido a oportunidade de ler a história da Guerra de Tróia na visão de Casssandra, personagem subestimada a que geralmente não se dá grande importância quando se aborda este tema. Ela é aqui a heroína de uma história narrada indiscutivelmente de um ponto de vista bastante feminista.

Três últimas notas. Achei completamente ridículo alguns nomes dados a personagens que nem no plano mitológico tiveram existência: Star, Car, Pearl, Honey. Um pouco estranha a existência destas persoangens e ainda mais estranha a escolha dos seus nomes e sua manutenção na forma anglo-saxónica na tradução para Português. Esta é também uma história em que existem muitas personagens, o que se pode tornar por vezes confuso (é necessário recorrer à memória para nos lembrarmos quem é este ou aquele que vão sendo referidos ao longo da história), mas felizmente Marion Zimmer Bradley consegue escrever de uma forma a evitar confusões. Para terminar, devo dizer que não gostei especialmente de como o livro acaba. Ocorre tudo muito rapidamente e surge uma última personagem desconhecida a quem Cassandra entrega o resto da sua vida sem mais nem menos. Um fim que, a meu ver, não está à altura do resto da história.

Já tenho a morada da limam5, por isso o livro seguirá viagem amanhã mesmo. Obrigado Pequete pela oportunidade de ter descoberto este livro e de o ter podido incluir no Desafio do Alfabeto de Autores (letra B).

Journal Entry 4 by limam5 on Thursday, August 16, 2007
recebi hoje o livro. obg Jota-P pelo envio e Pequete pelo empréstimo!

Journal Entry 5 by limam5 on Saturday, October 20, 2007
Finalmente cheguei ao final da leitura ;O)
Gostei do livro apesar de ser bastante grande...foi interessante!
Vou tentar passar à Malmequeres.
mais uma vez obg pelo empréstimo!

Journal Entry 6 by limam5 on Friday, November 16, 2007
ainda não o consegui passar à Malmequeres, vou-lhe enviar outra pm.
obg!
18-11-2007 - A Malmequeres pediu para passar à frente! vou enviar PM ao seguinte!

Journal Entry 7 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Monday, December 03, 2007
Peço desculpa pelo atraso na JE! O livro já chegou a semana passada mas ainda não tenho net na casa nova e esquecia-me sempre de trazer o BCID para o work!
Obrigada pelo envio e pela paritlha!
Vou tentar despachar-me!
**

_________________________
7 de Janeiro de 2008

Só pra dizer que fui autorizada pela Pequete a atrasar um bocadinho este ring, já que sou a última! (Tks!!)
Mas não fica esquecido!
:-)



Journal Entry 8 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Sunday, May 04, 2008
Seguiu para a FallenAngels!
Não cheguei a ler o livro porque não tenho tempo para continuar com as leituras. Tenho uma tese para escrever e não faz sentido reter os livros quando só se tem tempo para ler 2 páginas por dia!
Por isso, agradeço imenso a participação no ring mas vou fazê-lo retomar a sua viagem. E se um dia o quiser recomeçar, peço emprestado.
***

Journal Entry 9 by FallenAngels from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, May 07, 2008
Já cá está! Obrigada!!

Journal Entry 10 by FallenAngels from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, June 09, 2008
Bem o Jota-P já disse tudo....Também foi o meu primeiro de Marion Zimmer Bradley, e o resultado foi positivo. Uma perspectiva diferente não deixando de ser interessante, da queda de Tróia. No meu entender, demasiado feminista, mas enfim. Os homens de facto são apresentados como sendo bastante rudes, rudimentares até, mas até acabei por achar uma certa piada ao 'calcanhar de Aquiles'! O ritmo do livro é um pouco incerto, e o final decepcionante, parece que foi 'metido' à força e não tem nada a ver com resto da história, aliás, nem faz uma lógica coerente. Obrigada pela partilha!!

Journal Entry 11 by FallenAngels from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, June 20, 2008
E já foi na volta do correio...Obrigada!!!

Journal Entry 12 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Thursday, June 26, 2008
E já está outra vez em casa. Obrigada a todos por quem passou e que tratarm bem dele!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.