Memórias de uma Gueixa

by ARTHUR GOLDEN | Biographies & Memoirs |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by wingArvoreswing of Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on 11/6/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
23 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingArvoreswing from Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Sunday, November 06, 2005
“Sayuri tinha um olhar invulgarmente belo, de um cinzento translúcido, aquático, a reflectir numa miríade de cristais límpidos, o brilho prismático e incandescente do universo perfeito e atroz sobre o qual repousava. Era uma transparência súbita, inesperada, a contrastar violentamente com a estranha opacidade branca da máscara onde sobressaíam uns lábios exageradamente vermelhos. E se os olhos ainda reflectiam Chiyo, a menina de nove anos, filha de pescadores, de uma cidade remota, junto ao mar, a máscara inquietantemente delicada, o penteado ostensivo, a sumptuosidade dos quimonos de brocados, ricamente ornamentados pertenciam à mulher em que ela se tinha tornado, Sayuri, uma das mais célebres gueixas do Japão dos anos 30 (…)”

Aprendi muito com este livro, sobre o Japão rural, sobre a arte do país e sobre este mundo das gueixas, até então completamente desconhecido para mim.
Não quero revelar muitos pormenores para que possa ser @ próxim@ leitor@ a descobri-los e a saborear a leitura.

Inscrit@s no BookRay:
1-Snowshoee;
2-Cleopatra23;
3-lenore1;(ainda não leu)
4-Mishka-bookworm;(ainda não leu)
5-Jota-P;
6-Conguita;
7-Quiron;
8-tu-e-eu;(ainda não leu)
9-nninoca;
10-Bluegodness;(ainda não leu)
11-lisatam;
12-anerol;(ainda não leu)
13-SomethingSimple;(ainda não leu)
14-BorboletaAzul;
15-isabelrodrigues;
16-aonja;
17-fbeatriz;
18-silvia-pco;(ainda não leu);
19-Baiia;
20-EvaLunaSylva;
21-DarkLuneAngel;
22-Claudete;
23-Merridel;
...

Journal Entry 2 by wingArvoreswing from Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Wednesday, January 18, 2006
Iniciou hoje a sua viagem por esse Portugal.
Espero que seja uma bela viagem.
Abraços para tod@s.

Journal Entry 3 by Snowshoee from Moita, Setúbal Portugal on Thursday, January 19, 2006
Ai que ele é enorme...! Bem, já chegou, tenho um bookring para acabar antes de pegar neste. Obrigada Arvores!

Journal Entry 4 by Snowshoee from Moita, Setúbal Portugal on Sunday, January 29, 2006
Terminei hoje este livro tão delicioso... Adorei... Fez-me ficar até as tantas da noite a ler, pois era impossível largar! Aprendi bastante e ainda fiquei mais curiosa acerca da cultura japonesa e já tenho feito as minhas pesquisas. Por tudo isto, muito obrigada Arvores por este excelente ring! :) Agora vou ver o filme esta semana! :p
Aguardo morada do próximo BC!

31-01-2006 --> Seguiu hoje para a Cleopatra23! Quer dizer, a senhora dos CTT fez cara feia por causa do correio económico e disse: fica aqui e logo se vê! Detesto quando os envelopes não cabem lá na caixa e tenho que levar ao balcão... :s É frustrante...

Journal Entry 5 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Thursday, February 02, 2006
No momento em que eu estava a comentar que tinha reduzido bastante a minha listinha TBR nas últimas semanas, toca a campaínha e este livrinho vem parar às minhas mãos.
ainda por cima é tão grande...
Eu vou tentar ser breve!

Journal Entry 6 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Wednesday, February 08, 2006
comecei a ler no fim de semana, mas como é muito pesado não posso andar com ele todos os dias porque já carrego imensas coisas para o trabalho.
Por isso vou demorar um bocadinho mais q o normal a lê-lo.
Peço desculpa desde já.

Journal Entry 7 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Thursday, February 23, 2006
O livro é muito interessante, mas sei que vou demorar a lê-lo.
Ainda so li cerca de 1/4 do livro...
É que, por causa do peso (dado que eu ja carrego muito todos os dias) nao posso andar com ele...
SE kiseres posso enviá-lo para a pessoa seguinte e fico no finzinho da lista.

Journal Entry 8 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Thursday, March 09, 2006
vou passar o livro ao seguinte da lista, mas por favor nao te eskeças de me colocar no fim da lista, ok?

Journal Entry 9 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Friday, March 17, 2006
A lenore1 nao responde.
Vou mandar PM à Mishka

A Mishka tb pediu para ser passada à frente, mas salienta que continua muito interessado em lê-lo.

Journal Entry 10 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Monday, March 27, 2006
Bem, acabei por conseguir terminar o livro!!

Só peço desculpa por tê-lo retido tanto tempo! Mas enquanto esperava por resposta à PM e durante o tempo que estive sem net p ver se já tinha resposta acabei por terminar de o ler.

Adorei o livro!
Achei fascinante!! Toda akela descrição de beleza, de ritos das gueixas, fascinaram-me!!
Muito obrigada pela partilha

Journal Entry 11 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, April 11, 2006
Já chegou! É grandito (o que é preocupante, porque com ele chegaram mais 2 livros), mas pretendo começar a ler já hoje e demorar o menor tempo possível para não atrasar muito o BookRay.

Obrigado Cleopatra23 pelo envio e Arvores pela possibilidade de ler este livro.

Journal Entry 12 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, April 18, 2006
Já está lido! Aproveitei as mini-férias da Páscoa e consegui despachar num instante este livro de 480 páginas. Será um pouco difícil fazer uma apreciação sucinta e curta das Memórias de uma Gueixa, uma vez que acompanhamos aqui praticamente toda a vida de uma personagem nascida nos finais dos anos 20 até aproximadamente aos anos 80. Por isso, peço desde já desculpa por esta JE ir ficar um bocadinho grande.

Para começar, gostaria de transcrever uma frase do livro de que gostei e que resume, num sentido lato, toda a história e podia, afinal de contas, ser aplicada a qualquer um de nós: "Nós levamos as nossas vidas como água a correr por um monte abaixo, indo mais ou menos numa direcção até que embatemos nalguma coisa que nos obriga a procurar um novo curso" (pág.121).

Julgo que a história pode ser dividida em três momentos: o primeiro, o do fim da infância e perda da inocência. O segundo, o da maturidade e da esperança. O terceiro, o da decadência (se calhar este termo não é o melhor, mas penso que traduz o que acontece depois do regresso de Sayuri a Gion no pós-Guerra). Daí que, ao longo da leitura, à medida que acompanhamos a transformação da pequena Chyio-Chan em Sayuri, fui sentindo primeiro revolta, depois contentamento e finalmente apaziguamento. Este é, para mim, um dos grandes méritos do livro.

No entanto, devo dizer que a história pode, a determinada altura, tornar-se um pouco previsível... Vendo bem as coisas, o que aqui nos é apresentado é a história da Gata Borralheira em moldes orientais: temos a Cinderela, as irmãs (e a madrasta) malvadas, a fada-madrinha e o príncipe encantado. Mas não posso ser injusto e dizer que a história é má, porque, ao longo da narrativa, ainda é dado espaço ao narrador para nos surpreender. Devo também dizer que toda a história é, no geral, bastante verosímil (se bem que tenho que ter em atenção que não sei assim tanto da vida de uma gueixa que possa dizer que tudo o que ali é descrito é de facto assim) que parece mesmo que aquilo aconteceu. Percebi que não se tratava de uma história verídica logo após ter lido a "Nota Introdutória", mas mesmo assim ainda dei por mim à procura no Google dos quadros de Uchida Kosaburo (que nunca existiu e, consequentemente, nunca pintou nada). É que Arthur Golden escreve de uma forma tão realista que por vezes me pareceu estar a ler as memórias de alguém que realmente existiu.

Queria ainda acrescentar que o autor vai fazendo o enquadramento histórico e social do Japão nos anos em que decorre a acção. Aqui e ali vão sendo feitas referências à Depressão, à Guerra russo-japonesa, à visita do embaixador da Alemanha em 1935, à Guerra da Manchúria, à ocupação aliada do pós-Segunda Guerra Mundial. Estes aspectos podiam ter sido ainda mais focados, mas isso não é grave, porque, provavelmente, não era esse o objectivo principal da obra.

O livro contribuiu para eu ficar a conhecer um bocadinho mais sobre a cultura japonesa (que sempre me fascinou) e, obviamente, sobre o mundo das gueixas. Fiquei a saber que a palavra "gueixa" tem o sentido de artesão ou artista (e que não significa automaticamente prostituta). O livro é, em certas passagens, bastante divertido e hilariante e penso que fica demonstrado que o autor é conhecedor daquilo que escreve.

Poucos são os livros que me fazem ficar tão interessado no desenrolar da sua história. Este foi um deles. Obrigado novamente Arvores, pela possibilidade de o ler.
Seguiu hoje mesmo para o Quiron uma vez que a Conguita não tinha disponibilidade para o receber agora.

Journal Entry 13 by Quiron on Sunday, April 30, 2006
Recebi-o há uns dias mas ainda não tinha tido possibilidade de fazer a JE. Peço desculpa pelo atraso, principalmente ao Jota-P por ter ficado preocupado. ;)
Espero não retê-lo aqui em casa durante muito tempo apesar de ser grandote :P

Journal Entry 14 by Quiron on Thursday, June 01, 2006
Feliz dia da criança!! :D Eheheh
Não, ainda não terminei a leitura deste livro. Não tenho tido tempo nem cabeça para poder ler com maior rapidez. Sabem como é... EXAMES! :P
Vim aqui fazer o update mensal aos participantes deste bookring que o livrinho está comigo, são e salvo e que já vou a meio.
Peço desculpa por estar a retê-lo tanto tempo. Espero que não se importem (muito)... :P Mais uma semana comigo e segue viagem. ;)

Journal Entry 15 by Quiron on Friday, June 16, 2006
Terminei-o anteontem mas só agora tive tempo para fazer a JE.
Agora a minha opinião... É complicado colocar em palavras aquilo que senti ao ler o livro... :Adorei a escrita. Muito envolvente, interessante e rica. Fez-me viajar. :)
Mas a história não puxou por mim porque talvez tenha lido o livro de forma demasiado racional :\ Não me deixei levar pela história.
No entanto não dexa de ser um livro lindíssimo. Escrito de forma excelente.
Obrigado Arvores pela partilha e Jota-P pelo envio.
Envio ao próximo assim que tenha a morada.

Edit (22-06): O tu-e-eu pediu para passar ao próximo e a nninoca já se disponibilizou para receber o livro. Na próxima semana envio o livro. :)

Esit (14-07): Devido a uma altura complicada que atravessei (época de exames) ainda não pude enviar o livro. Peço desculpa aos inscritos por estar a reter o livro durante tanto tempo. N próxima semana ele segue, de certeza.

Journal Entry 16 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Friday, August 04, 2006
Hmmmmmmm.... que surpresa boa!
Só que não estava à espera rsrsrsr

Pois o livro é uma maravilha, uma delicia...
Agora só falta ver o filme. Que tem que ser em breve...


2006.08.07
Bem, há cerca de uma semana, mandei PM para 10 -Bluegodness;11-lisatam; 12-anerol; 13-SomethingSimple;
14-BorboletaAzul

Hoje recebi email da lisatam que ja lhe ofereceram o livro e da anerol, que, por razões obvias, não o pode recerber agora. assim, continuo à espera..

Journal Entry 17 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Wednesday, September 13, 2006
Partiu hoje! Partiu hoje... para a borboleta azul......

Journal Entry 18 by BorboletaAzul from Cascais, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, September 21, 2006
Já chegou! Obrigada à Nninoca pelo envio e ao Arvores pelo bookring! Ele é grandinho, mas vou tentar ser breve e tratá-lo bem, claro! =)

Journal Entry 19 by BorboletaAzul from Cascais, Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, November 05, 2006
Já está! Adorei o livro, muito obrigada Arvores! é uma história comovente e permitiu-me aprender bastante sobre o universo das gueixas e sobre o Japão no geral.
No inicio custou-me um pouco a entrar na história porque me parecia uma história triste, mas depois apaixonei-me pela personagem e estava sempre a querer saber o que ia acontecer a seguir.

Segue para a isabelrodrigues, uma vez que a somethingsimple não o pode ler agora...

A minha frase preferida: "A adversidade é como um vento forte. Não quero apenas dizer que nos afasta de lugares a onde poderíamos ter ido noutras circunstâncias. Também nos arranca todas as coisas à excepção das que não podem ser arrancadas, de modo que depois nos vemos como realmente somos, e não apenas como poderíamos ter gostado de ter sido" (p.392)

16-11-06: vi o filme, gostei muito pela fotografia, pelas paisagens, mas não gostei que fosse falado em inglês (e mau por sinal). e claro, faltam lá muitos detalhes, impostos pela necessidade de reduzir a história a 2 horas. Apesar de tudo, recomendo verem depois de lerem o livro.

Journal Entry 20 by isabelrodrigues from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Sunday, December 03, 2006
Xegou...

20 Maio » Acabadinho de ler.
Em 1º lugar dcpas pela demora...
Bem, já tinha visto o filme e gostei novamente de rever a história, agora em livro. Gostei bastte. =)

Obrigada pela partilha!!

»»» A silvia-pco ñ pode receber agora. Vou contactar a aonja.

23 Maio » Segue hj para aonja.

Journal Entry 21 by aonja from Vila Nova da Barquinha, Santarém Portugal on Monday, May 28, 2007
Chegou esta sexta e já passou o fim de semana aconchegadinho na pilha TBR. Tenho a impressão que vai demorar um bocadinho. Isto anda um pouco lento. Peço já desculpas adiantadas.
Mas prometo que vou dando notícias

27 Junho - Vou começar a ler agora. Desculpem a demora!

Journal Entry 22 by aonja from Vila Nova da Barquinha, Santarém Portugal on Wednesday, July 18, 2007
Antes de mais quero pedir desculpa. Sei que estou a atrasar o ring. No entanto problemas no trabalho fizeram com que demorasse a chegar à sua vez e que depois a leitura seja mais calma.
Espero que não esteja a atrasar muito. Se o estiver estejam à vontade para mo dizer que eu faço-o logo seguir. Já não falta muito para acabar e estou a gostar bastante. Só é mesmo pena este atraso.
Peço desculpa!

Journal Entry 23 by aonja from Vila Nova da Barquinha, Santarém Portugal on Tuesday, July 24, 2007
Acabei, finalmente, este livro. Devo confessar que de inicio me custou muito a ler. Não por ser maçador ou pouco interessante mas por circunstâncias exteriores que me levaram a descurá-lo.
Mas ontem à noite, quando o acabei, reconheci que tudo valeu a pena. As noites em que já me doia a cabeça e eu pensava "só mais umas paginazinhas"; As alturas em que quis desistir por me sentir cansada demais.
As Memórias de Uma Gueixa mudaram a minha ideia de ver o Japão, a sua história e, principalmente, as próprias gueixas. Compreendi o trabalho que dá, a riqueza dos ornamentos. Já conhecia a cerimónia do chá. Tive de a aprender há uns anos (já não me lembro de quase nada, mas recordo os gestos delicados e puros e a concentração) e sei que é um ritual muito importante.
É impressionante a maneira como vamos passando pela vida da pequena Chiro e mais tarde Sayuri. A sua inocência enquanto criança, mesmo já na Oyka. E como aquele pensamento no Director lhe dá forças para viver, para se transformar, para renascer.
Devo dizer por isso que adorei o final. Ela finalmente encontrou o seu lugar no mundo, na história, e na sua vida. E foi feliz. Mereceu-o. Acho que mesmo sendo um romance, poderia ser a história de vida de uma qualquer gueixa no japão.

Já contactei a fbeatriz para lhe enviar o livro. Aguardo instruções. Obrigada a todos pela oportunidade de ler algo tão belo.

25 Julho 2007 - Já seguiu hoje para a fbeatriz. Uma surpresa para quando chegar de férias.

Journal Entry 24 by UFK-537438 on Sunday, July 29, 2007
Chegou!!
Vai para a fila de espera!

Beijinhos e obrigado!

Journal Entry 25 by UFK-537438 on Thursday, August 23, 2007
Já li!
Gostei mesmo muito do livro! A vida desta gueixa realmente é um grande livro nos dois sentidos!
Tem passagem de uma beleza imensa e outras bem tristes, mas que semore nos transmitem a mensagem que depois de uma fase má vem sempre uma melhor, temos de confiar e esperar pacientemente.
Obrigado pela partilha Árvores!
Segue viagem segunda-feira.


Beijinhos!!

Journal Entry 26 by Baiia from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, September 10, 2007
Chegou chegou! Estava na minha wishlist, vou tentar ser breve! Obrigada Arvores e fbeatriz!

Journal Entry 27 by Baiia from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, October 07, 2007
Comecei hoje, peço desculpa pela demora. As expectativas são altas! Obrigada Arvores e fbeatriz!

Journal Entry 28 by Baiia from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, November 18, 2007
Peço desculpa por não ter feito JE antes, esqueci-me completamente. O livro já segui para a EvaLunaSylva há uns dias. Foi um dos melhores livros que já li. Houve momentos em que me emocionou bastante, gosto disso num livro. Obrigada pela partilha!

Journal Entry 29 by EvaLunaSylva from Ribeira Brava, Madeira Portugal on Monday, November 19, 2007
Chegou, chegou!!
Ainda vai demorar um cadito, tenho dois ring à frente, mas vou tentar ser o mais rápida possivel ;-)
Brigada ao Árvores pelo empréstimo e à Baiia pelo envio :-D
Beijinhos :-)****

Journal Entry 30 by DarkLuneAngel on Saturday, December 22, 2007
O livrinho já chegou! :D
Desculpa a demora da JE , mas só hoje cheguei a Viana.
Em breve estará completamente lido. Obrigada!

Acabei de o ler anteontem e adorei! Em breve farei um novo bookray com este livro, posso?

Journal Entry 31 by Claudete from Sintra, Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, February 24, 2008
O livro já chegou a alguns dias...
Desculpa ainda não ter dito nada mas tive sem computador.
Ainda não o começei a ler.
Pois estou a terminar um livro.
Obrigado pelo empréstimo.
Boas leituras xD

Journal Entry 32 by Claudete from Sintra, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, March 19, 2008
Acabei hoje de ler o livro... E simplesmente adorei a história toda e estou muito curiosa pa ver o filme, pois se o filme for tão rico em pormenores quanto o livro também será fantástico...
Obrigado mais uma vez pelo empréstimo darkluneangel...
Boas leituras xD

E para que o livro continue a viajar, dei continuação ao Bray organizado pelo Arvores e organizei outro, os interessados são:
-Tanea31
-Aviciada
-Avozinha
-lilifg1
-catiaborboleta
-semidio
-Dukesa
-PatriciaLeao
-Taelsin
-SARASC
-Alexandrassilva
-Merridel

Journal Entry 33 by Tanea31 from Almada, Setúbal Portugal on Saturday, April 19, 2008
Recebi ontem o livro...obrigada :))

Journal Entry 34 by Tanea31 from Almada, Setúbal Portugal on Thursday, May 15, 2008
Conhecer um pouco mais da história do Japão e sobre a sua fascinante cultura foi muito bom, este livro fez-me "viajar" até ao Oriente, a um mundo desconhecido e ainda algo secreto sobre as Gueixas. Fez-me pesquisar na net e tentar perceber um pouco mais e ver algumas imagens o que também foi positivo.

É grandinho, por vezes cansou-me, mas regra geral a história agradou-me e teve vários momentos hilariantes que me fizeram rir.

Obrigada Claudete pela partilha

Segue hoje para aviciada.

Journal Entry 35 by aviciada on Friday, May 16, 2008
Chegou hoje!!!
Tem umas páginas jeitosas, mas vou tentar despachá-lo o mais rápido possivel...até pelos comentários que já li, parece interessante...

Obrigada Claudete!!

Journal Entry 36 by brisa-do-mar from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, June 10, 2008
Olá!
Chegou ontem o livrito.
Espero ser breve mas ainda tenho uns livritos para ler.
Obrigada pelo empréstimo.

Journal Entry 37 by brisa-do-mar from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, June 23, 2008
Só uma palavra: ADOREI!!
Sensibilidade, encontro, simplicidade, etc...
Uma leitura que mostra cultura japonesa de outros tempos, mas que se adequa com a nossa vida e nos mostra como reagir perante alguns precalços.
Muito obrigada pelo empréstimo!!

Journal Entry 38 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Thursday, July 03, 2008
O livro chegou ontem, mas só vou poder lê-lo depois de acabar o k estou a ler agora (Caixa da Borboleta).
Muito obrigada pelo envio e pelo emprêstimo

Journal Entry 39 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Friday, July 11, 2008
Comecei a ler o livro no dia 9/7/2008

Journal Entry 40 by catiaborboleta from Setúbal, Setúbal Portugal on Wednesday, July 23, 2008
Acabei de ler o livro ontem ao final da tarde e logo a seguir estive a ver o filme... adorei os dois... o filme tb está muito bom... o livro é sempre melhor... "sentimos"... "vivemos" mais as emoções...
Houve momentos em que me emocionou bastante, gosto disso num livro. Obrigada pela partilha!

Obrigado novamente Arvores, pela possibilidade de o ler.
Seguiu hoje mesmo para a semidio

Journal Entry 41 by semidio on Sunday, July 27, 2008
E chegou! Espero ser breve porque a minha pilha TBR aumentou descomunalmente!
Obrigada à arvores pela partilha e à catiaborboleta pelo envio.

Vou tentar ser breve!

Journal Entry 42 by semidio on Tuesday, September 02, 2008
Quero em primeiro lugar pedir desculpas por ter de passar este livro, mas a quantidade de rings que chegaram ao mesmo tempo foi muita e, como uma pessoa ofereceu-se para me emprestar este livro para poder lê-lo com mais calma e menos stress, decidi passar ao BCer seguinte.

Já enviei PM e estou à espera de resposta para fazê-lo seguir esta semana.

Mais uma vez obrigada e peço desculpa por esta situação.

04.09.2008 - Seguiu via CTT para a Dukesa.

Journal Entry 43 by Dukesa from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Friday, September 12, 2008
Chegou hoje!
Vai ter que esperar um bocadinho, tenho outro 2 rings à frente (chegou tudo ao mesmo tempo...) Além de que ele é um bocadinho grande e eu sou lentinha a ler... Mas vou dando notícias :)
Se acharem que estou a abusar, avisem!
Obrigada, Arvores e semidio :D

Journal Entry 44 by Dukesa from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, January 07, 2009
Já acabei de ler há uns dias (podia jurar que já tinha feito a JE).
Gostei bastante :) A história é bastante fluída e há partes bastante interessantes, que se lêem muito rápido :)
A forma como a Chiyo é levada para Quioto e como é tratada lá impressionou-me muito. Há alguma ambiguidade em relação à veracidade/correcção do que o autor relata no livro (supostamente ele fez bastante investigação), mas não me custa a crer que coisas do género tenham acontecido.
Achei a Hatsumomo extremamente irritante, com as coisas que ela faz para prejudicar a Chiyo e o facto de sair impune porque é a gueixa que traz dinheiro para a okiya.
Acho que a Chiyo se vai "perdendo" ao longo do livro, perdendo a sua essência...

Aprendi bastante sobre a cultura do Japão e o livro aguçou a minha curiosidade acerca dela :)

Peço desculpa pela demora na leitura, mas não tenho tido muito tempo... Só consigo ler umas 10 páginas no autocarro... :(
Vou contactar a PatriciaLeao para fazer seguir o livro :)

**********************************
07/03/2009
Peço imeeeeeeensas desculpas pela demora no envio deste livrinho... Isto tem andado complicado de tempo e não tenho conseguido ir aos correios :(
A PatriciaLeao pediu para ser passada à frente, mas gostaria de ler. Por isso enviei-o para o Taelsin na 4ª feira passada.
Mais uma vez, as minhas desculpas pela demora...

Journal Entry 45 by Taelsin from Azambuja, Faro Portugal on Thursday, May 07, 2009
Antes de Mais um sincero pedido de desculpas à Arvores e à Dukesa.

Pois o Livro já chegou em março, mas devido a estar ausente do país em trabalho, e posteriormente ter tido problemas com a net, só agora o consegui registar.

Já o começei a ler.. e estou a adorar... uma leitura simples mas apaixonada e apaixonante.

Vou tentar ler o mair rapido possivel para seguir viagem...


Journal Entry 46 by Taelsin at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, August 11, 2009

Released 10 yrs ago (8/11/2009 UTC) at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Finalmente Seguiu hoje por correio para a SarasC

Journal Entry 47 by SARASC from São Pedro da Cova, Porto Portugal on Monday, August 17, 2009
Que bom chegar de vacances e ter um livro à minha espera!

Journal Entry 48 by SARASC from São Pedro da Cova, Porto Portugal on Monday, August 17, 2009
Que bom chegar de vacances e ter um livro à minha espera!

Journal Entry 49 by SARASC from São Pedro da Cova, Porto Portugal on Tuesday, February 02, 2010
Peço imensa desculpa por ter retido tanto tempo o livro. Gostei, mas não fiz uma leitura seguida pq ía metendo outros livros pelo meio.
Segue para Alexandrassilva.
3/3/2010: seguiu viagem.

Journal Entry 50 by little_turtle from Sever do Vouga, Aveiro Portugal on Thursday, February 25, 2010
Peço imensa desculpa por não ter feito JE..não sei o que me deu. Costumo fazer sempre que um livro chega, mas desta vez simplesmente o livro chegou e só comecei a ler uns dias depois, convenci-me de que já a tinha feito. Terminei-o ontem à noite e estava a pensar para os meus botões que hoje mal chegasse ao IST tinha que fazer JE, e quando vou para a fazer dou conta que afinal não o tinha registado.


Gostei imenso do livro. É uma história única que me surpreendeu claramente. Aprendi não só um pouco da forma de pensar oriental bem como algumas das sua tradições. Viajei ao japão sem sair do meu quarto e conheci as gueixas mais bonitas à face da terra. O resumo do filme no youtue também ajudou a perceber alguns detalhes que me escapavam, no entanto so o decidi ver a meio do livro.
Agradeço te imenso a oportunidade, vou entrar em contacto com pessoa seguinte.

PS - esqueci me de referir que o livro já vinha com uns riscos estranhos nas páginas 240 e 242. Parecem ser riscos a lapiz, cor ameixa.


Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.