Os Novos Mistérios de Sintra

Registered by Frangipani04 on 9/26/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
13 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Frangipani04 on Monday, September 26, 2005
Livro escrito a sete mãos: Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria.

O resultado é uma mistura de estilos que resulta bem na maior parte dos capítulos (mas nem sempre...). Em todo o caso, é uma leitura bastante interessante e o conceito de "misturar" tantos grandes nomes num só livro é bastante curioso.

"Gonçalo, um professor de História, vê-se fechado no Palácio da Vila numa estranha sala pentagonal sem saída. Desmaia e, quando acorda, tem na mão uma chave que pode dar acesso a um tesouro antiquíssimo e desencadeia uma inquietante e movimentada aventura. Sob a presença da Serra da Lua, tão imponente como propícia ao mistério, o leitor vai cruzar-se com misteriosos encontros no poço esotérico da Quinta da Regaleira, viagens pela nossa História onde se encontram Templários e maçons, um satanista duvidoso, venenos instantâneos, amores oblíquos, uma intriga internacional, um assassinato inexplicável, e tudo o mais que adiante se verá. Este romance é acima de tudo um grande divertimento de sete escritores que se encontraram pelo puro prazer de inventar uma história e de escrever cada um a sua fatia com mestria e sem preconceitos."

Journal Entry 2 by Frangipani04 on Friday, November 18, 2005
A pedido do Jota-P, vai ser um bookring!

Lista de inscritos:

1. Jota-P
2. pazyryk
5. aneca
6. butterfly-noir
7. Quiron
8. pipmts
9. Snowshoee
10. sibara
11. lualunna <--- está aqui!


4. APSC ?

... e depois de volta a casa!



Orientações para o funcionamento do ring:

1. Assim que receberes o livro, faz uma journal entry para saber por onde ele anda.
2. Se achares que vais ficar com o livro muito mais do que 1 mês, por favor diz alguma coisa, para as pessoas que participam no ring não julgarem que o livro está esquecido algures numa pilha TBR.
3. Quando estiveres perto do fim do livro, tenta entrar em contacto com o próximo leitor, para lhe pedires a morada e, eventualmente, perguntar se é conveniente para a pessoa recebê-lo nessa altura ou se deseja ser passada mais para o fim da lista.
4. Após conclusão da sua leitura, faz outra journal entry com a tua opinião sobre o livro.

Espero que gostem!!! Boas leituras!

Journal Entry 3 by Frangipani04 on Wednesday, November 23, 2005
O livro iniciou hoje a sua viagem! Espero que gostem!

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, November 25, 2005
Já está comigo.
Muito obrigado Frangipani04 pela rapidez com que enviaste o livro.
Já comecei a ler e como me parece que é de fácil leitura, conto não demorar muito.

Journal Entry 5 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, November 29, 2005
Diz ironicamente a certa altura o narrador: "E eu próprio me interrogo acerca das novidades que hão-de vir, como se esta complexa trama resultasse dos impulsos desencontrados de meia dúzia, ou mesmo uns sete, imprudentes ficcionistas. Cada um a complicar mais as complicações que vinham de trás" (pág. 198). Ora nem mais!

A ideia é bastante interessante (cada autor tem que ir completando a história de acordo com o que os anteriores escreveram). No entanto, é algo perigosa. Para além de a história ser um pouco inconstante (e disparatada!) e a qualidade oscilar dependendo dos capítulos, presta-se também a diversas incoerências: então se eles regressam a Lisboa pela Marginal (capítulo I) como podem morar em Penedo, Sintra (capítulo IV)? Ou então, se "pelo mestre [Almerindo, o Coxo] foram feitas todas ou quase todas as chaves do Convento de Mafra" (capítulo III) como é que a chave podia ter sido legada a Brites de Vilhena no século XIV (capítulo VIII)?

Toda a trama acaba por ser afectada, assim como as personagens, cujas personalidades vão variando de capítulo para capítulo. Isto acontece porque cada autor quer que a história siga determinado rumo. O problema é que o seguinte altera esse rumo para coordenadas completamente diferentes. Se bem que é esse o interesse do livro, julgo que podia ter sido dada mais atenção à necessidade de coerência.

Obrigado Frangipani04 pela oportunidade de ler este livro inovador. Seguirá para o próximo da lista o mais depressa possível.

Journal Entry 6 by pazyryk from Torres Vedras, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, December 06, 2005
Recebido esta manhã, em mão, do JotaP. O 1º BCr que conheci pessoalmente. Vou ler, provavelmente neste fim de semana melhorado, no sossego do Alentejo.
Obrigada JotaP e Frangipani04

Journal Entry 7 by pazyryk from Torres Vedras, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, December 19, 2005
Quis ler este livro porque de alguma forma ía buscar a ideia do Eça e Ortigão (li mto recentemente este e gostei muito), e porque sendo escrito a meias por 7 escritores pensei que poderia resultar tão bem como resultou o Hotel Finbar, também escrito a meias por 7 escritores irlandeses. No entanto, acho que os nossos 7 magníficos actuais não fizeram muito bem o trabalho de casa e cada um puxou o máximo possível pelo seu personagem e estilo. Quanto a mim o resultado final acaba por ser descuidado e pobre. E é pena porque a ideia é gira e inovadora. Espero que voltem a tentar e se apliquem mais um pouco.
Obrigada pela partilha Frangipani! E segue, provavelmente hoje para a Aneca (o Pedrogamavieira e a APSC não o podiam receber agora). Bom Natal!

Journal Entry 8 by aneca on Tuesday, January 10, 2006
Oooops já recebi este livro à uns dias e só agora me apercebi que me esqueci completamente de fazer a JE. Obrigada Frangipani04 e Pazyryk!! Prometo terminá-lo o mais breve possivel!

Journal Entry 9 by aneca on Thursday, January 12, 2006
Já o terminei. Tenho de concordar com as opiniões anteriores... O facto de as perspectivas e os estilos serem diferentes em cada capitulo faz com que não só se perca a fluidez da história como também sejam deixadas algumas "pontas soltas"...

Estou a aguardar a morada da butterfly-noir para o fazer seguir... Obrigada pelo bookring!

Journal Entry 10 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, January 19, 2006
Já chegou. estive quase a comprar este livro no verão. estava e ainda estou com curiosidade para o ler. depois de ler as JE´s que não são lá muito positivas, vamos lá ver...

obrigada

Journal Entry 11 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, February 02, 2006
pelas je's anteriores acho que apreciei este livro um pouco mais que a maioria dos leitores até agora. Como não estou familiarizada com todos os escritores as mudanças de estilo passaram mais despercebidas, isto é, nem sempre as conseguia associar imediatamente ao escritor.
O principio do livro, com a sala misteriosa é prometedor e emocionante, e as mudanças de estilo e de personagens no inicio dão a historia um ritmo diferente que até é util para apresentar as varias personagens. O problema começa com o desenrolar da historia, no fundo acaba por acontecer muita coisa e ao mesmo tempo parece que não acontece nada.nada é aprofundado como deve ser. E no final acabamos com uma catapulta de acontecimentos, nem sempre lógicos ou corentes ( se bem que gostei dos finais alternativos). Não tenho duvidas que os autores se divertiram muito a escrever esta história, porém não se deviam ter esquecido que não era meramente um jogo entre eles, mas um livro para ser publicado.

vai a caminho do quiron

Journal Entry 12 by Quiron on Sunday, February 05, 2006
Chegou na sexta! Obrigado! Já estou a lê-lo:)

Journal Entry 13 by Quiron on Thursday, February 09, 2006
A melhor palavra para descrever este livro é: confuso! Tem q.b. de mistério mas no entanto falta-lhe consistência. As personagens mudam radicalmente de comportamentos, há momentos na acção que são incompreensíveis e há autores que caminhavam em direcção de certas ideias que tinham para o livro que foram banalizadas por outros e mesmo menosprezadas, tornando-se assim difícil de compreender partes do livro.
A parte que mais gostei e que me fascinou foi os mistérios em si. Ao ler este livro fiquei com uma enorme curiosidade em visitar Sintra. Até já combinei com a borbolletta p+ara irmos lá passear um fim-de-semana. :D
Obrigado butterfly-noir pelo envio do livro e Frangipani04 por partilhares este livro.

Journal Entry 14 by Quiron on Saturday, February 25, 2006
Assim que possa, envio o livro para a pipmts dado que a sibara não me respondeu à PM.

Journal Entry 15 by PiPmts on Wednesday, March 29, 2006
Ai que bom, estou mortinha por começar este!;)
Chegou, e em óptimas condições. Obrigada Quiron e Frangipani04!

Journal Entry 16 by PiPmts on Saturday, April 15, 2006
Adorei!
Gostei imenso da forma como a história sofre viragens bruscas à medida que passa de mão em mão, através dos seus sete autores. Achei engraçado o facto de nos terem deixado várias sugestões para o final da história, todas diferentes.
Muito obrigada Frangipani04, por me dares finalmente a oportunidade de ler este livro!
Envio o livro para a Snowshoee logo que puder.

Journal Entry 17 by Snowshoee from Moita, Setúbal Portugal on Monday, April 24, 2006
Chegou!! :) Obrigada pelo envio pipmts!

Journal Entry 18 by Snowshoee from Moita, Setúbal Portugal on Friday, April 28, 2006
Por acaso li este livro num instante! Lê-se bem, apesar de parecer confuso, mas até consegui perceber bem tudo, e achei piada aos vários finais. Portanto, estou como a pipmts, gostei do livro! Fiquei a pensar que não iria gostar por causa das JE´s anteriores, mas valeu a pena. Obrigada pela oportunidade Frangipani04! Aguardo morada do próximo bookcrosser!

04.05.2006 - Enviado hoje por correio para a Sibara!

Journal Entry 19 by sibara on Wednesday, May 10, 2006
Ja ca chegou!
Obrigada a todos por partilharem ;-)
05.10.2006
Segue amanha por correio para a lualunna

Journal Entry 20 by lualunna on Tuesday, October 31, 2006
Já o tenho comigo há uns dias mas só hoje tive oportunidade de registar, peço desculpa. Entretanto já o começei a ler. Vou tentar ser breve.

Journal Entry 21 by lualunna on Monday, January 08, 2007
Só agora consegui terminá-lo pois tinha outros ainda para despachar. Peço mil desculpas.
De ínicio estava a gostar bastante da história, mas depois tornou-se um pouco confusa. Tive de o ler bem calmamente para não me baralhar.



09.01.07

O PedroGamaVieira pediu para ser retirado da lista.
Já contactei o próximo para saber se o pode receber. Estou à espera de resposta.

Journal Entry 22 by Frangipani04 on Friday, February 23, 2007
Ena, chegou a casa!!! E está impecável, como novo!

Obrigada a todos!


Journal Entry 23 by Frangipani04 on Tuesday, May 01, 2007
Este livro já não está habituado a ficar parado numa prateleira. Vai ter um grande desafio: atravessar o Atlântico, em busca de novos leitores. Segue como RABCK para a carolcass, no Brasil. Boa viagem!

Journal Entry 24 by carolcass from São Paulo, São Paulo Brazil on Tuesday, December 18, 2007
Este livro foi um presente delicioso. Gostei muito das reviravoltas da história, apesar de ser confuso em alguns momentos... E como o que é bom deve ser compartilhado, segue como presente para alguém especial que eu espero que também goste da surpresa ;)

Journal Entry 25 by PaiNatal from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, December 18, 2007
Natal a chegar, renas a voar, onde vai este livro parar? Ho ho ho, feliz Natal a todos!

Journal Entry 26 by avenalve from São Paulo, São Paulo Brazil on Wednesday, December 19, 2007
Acabado de chegar. Obrigado pela prenda, Carolcass. Interessante que os papéis se inverteram dois anos depois! Estou curioso para conhecer este livro a sete mãos. Um Bom Natal e um Feliz Ano Novo para ti.

Journal Entry 27 by avenalve from São Paulo, São Paulo Brazil on Saturday, February 02, 2008
Achei o livro interessante. Se tiver a oportunidade de visitar novamente Sintra, vou ver o Palácio com outros olhos.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.