Contos Crus

by Marco António | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by kizmiaz of Belém , Lisboa (cidade) Portugal on 9/23/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
23 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Friday, September 23, 2005
A primeira obra de um novo autor que vale a pena decobrir.
Colecção de 6 contos, todos muito diferentes mas sempre crus!
Um deles, o LX MMI DC, recebeu a menção honrosa de um concurso literário para contos sobre Lisboa (o Lisboa à Letra 2003).
Foi destaque "Atenção: Talento" na Fnac aquando da sua edição.
"Crus, porque não nos poupam os sentimentos nem se encobrem com o véu da moralidade; crus, porque revelam a vileza do indivíduo e a crueldade do acaso; crus, sem acompanhamento, são-nos enfiados pela garganta abaixo, de tal modo que não podemos ficar indiferentes.
Bom apetite!"

É um livro que mudou a minha vida.


Journal Entry 2 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Monday, April 07, 2008
Regras do BRay:
- Quando receberem e enviarem o livro façam JE, para que todos os interessados saibam por onde ele anda;
- Creio que um mês é tempo suficiente para ler este livro, se virem que poderá demorar mais avisem o próximo da lista, é apenas uma questão de cortesia;
- A Lista de BRay vai manter-se sempre aberta a novas inscrições.
- O último da lista é livre de fazer com o livro o que lhe aprouver, inclusive dar-lhe asas para continuar a viagem.
Vai para o Jota-P hoje (18.04.2008).

Participantes:

- Jota-P
- Tulipa-Negra
- marialeitora
- PatriciaLeao
- ichigochi
- VaniaGomes
- GenaPonte
- butterfly-noir
- Tanea31
- vibarao
- laranjamarga
- Maria-Nunes
- Marcenda
- PedroGamaVieira
- zuzaa
- sesese
- FallenAngels
- marciajuraci
- Pierrot-Moon
- BruxinhaBoa
- w_a_s_p
- LysMibo
Livro Livre! (04.2013)

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, April 22, 2008
Estava hoje mesmo na caixa de correio. Escusado será dizer que estou mesmo muito curioso para ler. Assim à primeira vista, adoro o grafismo. Muito obrigado kizmiaz (desta vez não é só pelo envio do livro e por teres iniciado um BookRay com ele; há algo mais, que já não era segredo para mim, mas que não revelo aqui para aqueles que eventualmente ainda não saibam).

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, May 01, 2008
Como uma vez disseste, kizmiaz, para quem gosta de escrever, uma crítica a sério vale muito mais do que um "que giro" só para agradar a pessoa que o escreveu. De facto, não podia concordar mais com essa frase que escreveste e é por isso mesmo que nesta pequeníssima opinião sobre este livro de Marco António vou ser o mais sincero (e "impiedoso") possível.

No geral, gostei bastante destas histórias que conseguem retratar de uma forma crua a vida portuguesa (e a lisboeta especificamente). Marco António é um contador de histórias do quotidiano. Um quotidiano algo mórbido e cruel, mas mesmo assim possível. Curiosas são as várias referências ao cristianismo, tanto no nome de um dos contos, como no seu conteúdo e até como mote ao livro todo.

Não tendo sido o conto de que mais gostei, aquele que me surpreendeu mais em termos de crueza foi "A Marca de Caim". Os meus parabéns ao autor que, no final, conseguiu dar à história uma reviravolta realmente inesperada e incrivelmente bem orquestrada. E que melhor título para esse conto?
No "Entre a Hóstia e o Cálice", recorre-se ao velhinho monólogo de um criminoso sem que ouçamos a voz dos restantes intervenientes, que com ele falam. Mesmo assim, acho que a narração funciona muito bem, o que não é muito fácil de se conseguir se não se tiver jeito para as letras. Do que realmente não gostei foi do epílogo desse conto. Preferia algo diferente, algo que não fosse tão cliché e que estivesse à altura da restante história. (Gostei bastante desta passagem, que passo a transcrever: "A maior parte dos pecados tem origem entre a hóstia e o cálice, isto é, embora haja a intenção de purificação e comunhão, a nossa faceta humana é demasiado forte e, eventualmente, vence." pág.34).
O conto de que menos gostei foi "Raízes", talvez por não encontrar nele grande originalidade e de não surpreender nada. Além disso, penso que é demasiado longo para o que se pretende contar, com demasiados pormenores que, embora não sejam todos desnecessários, são desinteressantes.
Acho que o melhor do livro foi, como é da praxe, guardado para o fim. O conto final "Ódio", um livro de contos ele próprio, subordinados todos ao mesmo tema, foi o meu preferido de todos. A morte, o racismo, a prostituição, o fanatismo religioso, estão todos ali muito bem retratados e todos muito bem escritos. Gostei.
Dos restantes contos, gostei bastante, ainda que alguns sofram num ou noutro ponto dos "defeitos" mencionados em relação ao "Raízes". Mas não deixam de ser bastante originais q.b.

Muito obrigado por esta partilha kizmiaz (a todos os níveis, neste caso específico). Não deixa de ser precisa alguma coragem para pôr em circulação este livro.

Journal Entry 5 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, May 04, 2008
O livro vai seguir amanhã para a Tulipa-Negra. Peço desculpa pela demora, mas um contratempo na Sexta-Feira não me permitiu enviar mais cedo.

Journal Entry 6 by Tulipa-Negra from Santana, Madeira Portugal on Tuesday, May 13, 2008
Já chegou! Obrigada

Journal Entry 7 by Tulipa-Negra from Santana, Madeira Portugal on Friday, June 06, 2008
Já li o livro e gostei. Tal como o nome indica, são histórias cruas, cruéis e até chocantes, que retratam aspectos menos positivos da sociedade.
Gostei da forma como os pormenores vão sendo revelados a pouco e pouco, para culminarem num final, na maior parte das vezes, inesperado.
Cada conto contém uma densidade, e confesso que, após a leitura, fiquei a pensar no que tinha lido. Neste aspecto concordo com o kizmiaz, quando diz que "não podemos ficar indiferentes".
Consegui identificar-me perfeitamente com "A marca de Caim".
Também gostei da escrita. É cativante.

Segue ainda hoje para a marialeitora.


Journal Entry 8 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, June 11, 2008
Já chegou! Obrigada. E foi uma surpresa saber que...pois! ;) vcs sabem!

Journal Entry 9 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, June 24, 2008
Gosto muito de contos e gostei destes: "Crus".São-no de facto. Alguns deles com um final inesperado e um clímax interessante. Parabéns ao autor. Espero ver mais "obras" em breve...

Como creio que a eeemaaaa não o quer para já vou contactar a PatriciaLeao

Journal Entry 10 by PatriciaLeao on Wednesday, July 02, 2008
Chegou hoje o livro a minha casa. E assim já tenho leitura para esta noite. Estava com muita curisidade em ler o livro. Voltarei a dar notícias.

Journal Entry 11 by PatriciaLeao on Wednesday, August 06, 2008
E são mesmo contos crus...uns mais crus que outros, mas não deixam de ser crus.

Gostei bastante da forma súbtil com que as histórias se desenrolam, a simplicidade torna as histórias cruas. E gosto da forma como se vão revelando, aos poucos os promenores das personagens.

O meu conto preferido é "a marca de caim"...não sei explicar bem porquê mas foi sem dúvida o que me marcou. Gosto da dúvida que fica a pairar no ar com aquele "O prazer foi todo meu."

O conto que menos gostei foi "raízes" porque a história à medida que ia avançando tornava-se cada vez mais prevísivel. Ao contrário dos outros contos que tinham sempre algo que me faziam supreender.

Não posso deixar de referir que me senti um pouco mal, com aquele final de "LX MMI DC". Tenho de dar os parabéns ao autor porque conseguiu com que o meu coração "acelarou a fundo".

Quero fazer uma última referência ao conto "entre a hóstia e o cálice", com bastante "tom" sarcástico fez-me rir muito.

kizmiaz, obrigada pela partilha deste livro...valeu apena a sua leitura.

Segue amanhã viagem para o próximo da lista.

Journal Entry 12 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Friday, September 05, 2008
Chegou hoje! Obrigada kizmiaz e PatriciaLeao.

Journal Entry 13 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Friday, October 03, 2008
Muito obrigada por teres partilhado este livro connosco, kizmiaz! Eu gostei muito de o ler.

Em geral, todos os contos estão muito bem pensados e construídos. Gostei da forma como somos assaltados por subentendidos e insinuações, verdades escondidas entre as linhas, que levantam dúvidas e suspeitas (como acontece especialmente no conto "A Marca de Caim") e como nos são fornecidas pistas que permitem ligar personagens e factos de momentos e contextos diferentes (como a expressão "Tanto sangue!" do conto "LX MMI DC" que, diga-se entre parêntesis, foi o único em que adivinhei o final). :)

Gostei particularmente da construção do conto "Entre a Hóstia e o Cálice". O monólogo está, de facto, muito bem conseguido, embora o Epílogo me tenha parecido desnecessário--se, por um lado, dá uma reviravolta (ou duas) interessante ao relato anterior, por outro, acho que o conto ficaria igualmente completo e talvez mais "sério" sem essa parte.

Apesar de semelhantes no estilo e na crueza dos temas, pareceu-me notar uma certa evolução na maturidade da escrita ao longo do livro (e não pude deixar de reparar que os contos foram inseridos por ordem cronológica de redacção). A diferença de uns contos para os outros não é muito grande (e também pode ser explicada pela minha própria habituação à escrita), mas a verdade é que senti que o estilo estava cada vez mais aperfeiçoado até culminar na série de contos intitulada "Ódio", em que a narrativa me pareceu mais límpida e o autor consegue obter o efeito pretendido de forma mais directa e sucinta.

Como qualquer júri que não consegue apontar falhas ao conteúdo e começa a criticar a forma, resta-me apontar a existência de uma ou outra gralha ortográfica.

Mais uma vez obrigada pela partilha e vou ficar à espera de mais... :)
O livro seguiu hoje para a VaniaGomes.

Journal Entry 14 by VaniaGomes from Paredes, Porto Portugal on Tuesday, October 07, 2008
já recebi o livro. obrigada xD

Journal Entry 15 by VaniaGomes from Paredes, Porto Portugal on Tuesday, October 14, 2008
já o acabei de ler. Gostei, é diferente, são mesmo contos crus, alguns a tocar a frieza e a loucura ;)

Já mandei PM a GenaPonte, estou à espera da resposta XDDD

obrigada por esta oportunidade de ler este livro ;)

Journal Entry 16 by GenaPonte from Alenquer, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, November 07, 2008
Recebi o livro ontem e já comecei a lê-lo...
Obrigada, VaniaGomes, pelo envio.
Obrigada, kizmiaz, pela disponibilidade.

Journal Entry 17 by GenaPonte from Alenquer, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, December 09, 2008
O titulo não podia estar melhor!
São mesmo “contos crus”, como “fria” e “crua” é a nossa sociedade...
Cenas de um quotodiano que tentamos ignorar ou mascarar mas que existe e fere e doi, quando pensamos nelas.
Este livro, muito bem escrito, obriga-nos a pensar, como que a acordar para realidades menos bonitas.
Gostei da maneira como os contos estão encadeados, porque o estão, de facto.
Parece que não, à primeira vista, mas há sempre um outro pormenor que os liga.
Essencialmente, é um livro que prende a atenção e nos lembra que somos seres imperfeitos à procura de justificações para a vida, para a morte, para a violencia e para a maldade.
Afinal, procuramos justificações para o que não tem explicação lógica.
Fiquei à espera de mais!
Obrigada e parabéns.

Já enviei PM a pedir a morada da proxima da lista (laranjamarga) mas ainda não obtive resposta.
---
Bom, a laranjamarga pede para passar para o fim da lista e eu passei para a próxima da lista. Espero, portanto, resposta à PM que enviei à butterfly-noir.
---
Enviei para a butterfly-noir no dia 15 Dezembro...


Journal Entry 18 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, December 16, 2008
chegou hoje. espero conseguir pegar-lhemuito em breve.

a primeira vista e sendo um bocado superficial gosto bastante do aspecto estetico, alias adorei as ilustrações.

obrigada pelo postal genaponte :)

Journal Entry 19 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, January 22, 2009
já li o livro a uns tempos, mas só vai seguir viagem hoje. tem sido impossivel ir aos correios e a je ficou a espera que fosse mesmo enviado.

Gostei bastante destes contos crus. devo dizer que me ficaram a saber a pouco. Mas esse é um problema que eu tenho com contos, ficam-me sempre a saber a pouco quando gosto. Por isso ao contrario da maioria das criticas ate agora "Raizes" foi um dos contos que mais gostei, apesar de ser o menos original, foi aquele que me deu mais tempo para absorver a historia e as personagens.
Quero realçar tambem o "entre a hostia e o calice" achei muito bem construido, mas não gostei do ultimo paragrafo, aquela reviravolta foi demaisado cliche. e o "odio" achei muito interessante a construção deste conto final.
e sem duvida o conto que mais gostei foi o LX MMI DC.

obrigada pela partilha. o livro segue vigaem para a tanea e eu fico a espera de voltar a ler mais contos crus

Journal Entry 20 by Tanea31 from Almada, Setúbal Portugal on Saturday, February 07, 2009
e já chegou :D

Journal Entry 21 by Tanea31 from Almada, Setúbal Portugal on Saturday, April 11, 2009
Estou quase no fim deste livro e vai seguir viagem no proximo fim de semana. Desculpem a demora.

Journal Entry 22 by Tanea31 from Almada, Setúbal Portugal on Wednesday, May 13, 2009
Ainda está comigo e não está esquecido. Só acabou por demorar mais do que esperava.

Vou contactar a seguinte menina.

Obrigada

Journal Entry 23 by Tanea31 from Almada, Setúbal Portugal on Sunday, May 31, 2009
Está finalmente lido e pronto para enviar ao próximo da lista.

Não sou uma fã de contos porque me sabem sempre a pouco, quero saber mais da história e das personagens.

Em relação a estes gostei da forma como estão escritos e dos temas que abordam, os meus favoritos são A Marca de Caim e LX MMI DC.

Obrigada pela partilha e peço desculpa pelo tempo que o retive.

Journal Entry 24 by vibarao from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, June 06, 2009
Chegou hoje à minha mão, no decurso de um piquenique gostoso (o convívio) e saboroso (a paparoca).
Bem hajam, kizmiaz e Tanea31.

Journal Entry 25 by vibarao from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, June 14, 2009
Gostei bastante deste livro, que li de um fôlego.
Achei especialmente interessantes os contos LX MMI DC e Ódio. No primeiro, achei interessante a forma como a história está escrita: desde o início que se adivinhava o fim, como uma fatalidade que ia sendo construída às fatias, cada uma sob sua perspectiva. O Ódio é o fio condutor de um lote de pequenas histórias que encerra muito bem esta pequena brochura: são ódios primários, violentos, de quem se sente preso e não consegue quebrar as amarras.
Parabéns ao autor! Espero que continue a escrever e a editar.

Journal Entry 26 by vibarao from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, June 24, 2009
A piolha não o pode receber e pede para ser passada para o fim.
Vou contactar a laranjamarga.

1/07/2009 - Seguiu hoje para laranjamarga.

Journal Entry 27 by laranjamarga on Friday, July 10, 2009
Chegou há alguns dias!

Journal Entry 28 by laranjamarga on Monday, October 12, 2009
Estou atrasada na leitura, se houver alguém que queira muito lê-lo já... passo-o e fico para o fim da lista.

Sorry kizmiaz!

Journal Entry 29 by laranjamarga on Wednesday, November 18, 2009
Gostei bastante, de leitura compulsiva.

Espera bookcrosser para seguir.
Obrigada pela partilha.

Journal Entry 30 by Maria-Nunes from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, December 09, 2009
já está comigo! chegou agorinha :-)

obrigada pela partilha.

Journal Entry 31 by Maria-Nunes from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, December 11, 2009
já li. gostei bastante. gostei mesmo muito.
muito obrigada pela partilha.

segue logo que tenha a morada da Marcenda.

Journal Entry 32 by Maria-Nunes from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, December 14, 2009
já está a caminho da próxima leitora :-)

Journal Entry 33 by wingMarcendawing from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, December 18, 2009
Chegou! Vou lê-lo o mais depressa possível, mas não pode ser já-já, OK? Não é que não me apeteça. Depois do aperitivo dos contos da Convenção, estou mortinha por mergulhar na prosa do M.A.

Journal Entry 34 by wingMarcendawing from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, January 11, 2010
Esperei literalmente anos para ler este livro e não me desiludi: foi uma leitura muito interessante. Gostei muito de todas as histórias, menos da primeira, porque me pareceu inverosímil do princípio ao fim, do nascimento na lixeira até à morte em Leonard Cohen. Embora tivesse gostado dos contos, em alguns deles a influência da língua inglesa é tão forte que quase parecia que tinham sido escritos em inglês e depois traduzidos para português, com o resultado, sempre estranho, de expressões idiomáticas traduzidas à letra (possessões terrenas, drenar, nós sabíamos melhor, etc., etc. etc.). Ainda não li as JEs dos leitores anteriores, mas parece-me inegável que o ponto alto do volume está em 'Raízes', uma narrativa perfeita, que não permite ao leitor distrair-se nem por um momento. 'òdio' também me pareceu excelente, mas desigual, com capítulos francamente mais amadurecidos do que outros. É um livro que se lê quase de um fôlego e que abre o apetite para mais obras do autor. Muito obrigada pela partilha. Já contactei a piolha e aguardo o seu OK para fazer seguir o livro.

Journal Entry 35 by wingMarcendawing from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, February 01, 2010
Peço desculpa por ter demorado tanto tempo, mas só hoje consegui enviá-lo para o PGV. A piolha não respondeu às PMs e a Gwenindil não pode recebê-lo. Bon voyage!

Journal Entry 36 by PedroGamaVieira from Ponta Delgada (São Miguel), Açores Portugal on Wednesday, March 03, 2010
Só para dizer que já chegou há uns dias. Estou cheio de curiosidade. Sempre quero ver se é desta que se me abre a cabeça ;). Gostei muito dos contos que já li do autor, pelo que a expectativa é elevada.

Journal Entry 37 by PedroGamaVieira from Ponta Delgada (São Miguel), Açores Portugal on Wednesday, May 19, 2010
gostei de ler estes contos crus. De todos
gostei especialmente dos últimos dois contos, o raízes, que está muito
bem estruturado, e do ódio. Curiosamente, pelas razões contrárias:
enquanto o primeiro mostra um fôlego maior, pela extensão do conto, o
ódio, pelo exíguo espaço em que é contada a história por trás de cada
personagem, mostra a capacidade de escrita do autor.

Contactei a zuzza hoje mesmo.

Journal Entry 38 by zuzaa at São Domingos de Rana, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, January 18, 2011
Está comigo. :)

Journal Entry 39 by zuzaa at São Domingos de Rana, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, August 30, 2011
Vai seguir para a FallenAngels uma vez que a sesese nao me respondeu às PM's. Obrigada pela partilha e boas leituras.

Journal Entry 40 by FallenAngels at Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, September 15, 2011
Já cá está! Obrigada!!

Journal Entry 41 by FallenAngels at Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, October 21, 2011
Torna-se sempre complicado fazer uma crítica quando conhecemos o autor. Detesto ser agradável sem fundamento, dizer que se gosta só para ser uma pessoa razoavelmente simpática. Mas infelizmente, Marco, vou ser sincera: os teus contos são fenomenais, gostei muito (essencialmente o 'Ódio'). São crus? Eu considero-os reais. A vida tal como ela é, bem descrita...porquê tanta referência ao cristianismo? Só uma curiosidade...Agora quero mais e melhor, e exigência impõe-se. O que melhorar? Uma revisão ortográfica e a próxima edição merece, sem dúvida, uma melhor qualidade!!

26/10/11 - piolha pediu para passar...
06/11/11 - Gwenindil não responde...

Journal Entry 42 by FallenAngels at Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, November 11, 2011
Seguiu viagem para marciajuraci...Obrigada pela partilha!!

Journal Entry 43 by marciajuraci at São José dos Pinhais, Paraná Brazil on Monday, December 26, 2011
Oi, FallenAngel,
Olá, Kizmiaz,
Os "Contos Crus", chegaram ao Brasil...Obrigada! Assim que terminar a leitura dou notícias. Um Feliz 2012 para vocês!

Journal Entry 44 by marciajuraci at São José dos Pinhais, Paraná Brazil on Tuesday, May 15, 2012
Olá, Kizmiaz,
Já terminei a leitura do livro Contos Crus que foi-me gentilmente enviado. Já estarei, em breve, enviado para o próximo da lista e, com mais um tempinho, posto um comentário sobre a minha leitura.
Abraços,

Journal Entry 45 by marciajuraci at São José dos Pinhais, Paraná Brazil on Thursday, June 07, 2012
Olá, Pierrot Moon,
O livro "Contos Crus" seguiu viagem hoje. Espero um tenha uma travessia tranquila. Ótima leitura!
Olá, Kizmiaz,
Obrigada pela partilha e parabéns pela obra. Abraços.

Journal Entry 46 by Pierrot-Moon at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, June 20, 2012
Obrigada marciajuracia. Afinal atravessar o Atlântico não deve ter sido tarefa nada fácil porque só chegou ontem à minha caixa de correio. Mas agora o que importa é que se encontra são e salvo.
Obrigada pela partilha, kizmiaz. Vou lê-lo logo que possa, tenho que confessar que estou cheia de curiosidade. :)

Journal Entry 47 by Pierrot-Moon at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, July 13, 2012
Bom, … parece que já foi dito tudo acerca deste livro. Mas mesmo correndo o risco de fazer bis do que alguém já comentou, irei deixar um breve comentário até porque gosto sempre quando é para dizer coisas boas.
Para este livro não poderia ter sido escolhido melhor título, pois “Contos Crus” assenta-lhe que nem uma luva. Também gostei da ordem porque os contos foram apresentados.
Os meus preferidos foram “Raízes” e “Ódio”. No Ódio há um crescendo que cria uma intensidade nas emoções do leitor despoletando uma avidez na leitura.
Em resumo, gostei muito da forma como toda esta crueza foi exposta.
Parabéns ao autor e espero que ele continue a presentear-nos com livros desta qualidade.
Obrigada pela partilha, kizmiaz, e podes sempre dar-nos a conhecer mais livros deste autor. ;)

Journal Entry 48 by BruxinhaBoa at Vila do Conde, Porto Portugal on Tuesday, July 31, 2012
Chegou...

Journal Entry 49 by BruxinhaBoa at Vila do Conde, Porto Portugal on Sunday, November 04, 2012
Por norma não gosto de ler contos. Não é o tipo de ring que me inscreva.
Inscrevi-me neste por curiosidade... e ainda bem.
Gostei bastante, talvez pelo facto dos contos serem crús.

Parabens Kizmiaz.

Journal Entry 50 by w_a_s_p at Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, November 21, 2012
Chegou hoje. Obrigada pelo envio e pela partilha.

Journal Entry 51 by w_a_s_p at Vila Real, Vila Real Portugal on Sunday, December 30, 2012
Antes de mais, obrigado pela partilha. Gostei bastante da escrita e dos conteúdos destes contos. Cada um à sua maneira, conseguiram agarrar-me e prender-me a respiração em vários momentos. Não sou grande apreciadora de contos, nomeadamente quando são tão bons, porque quando uma pessoa se começa a interessar pelas estórias já estão quase no fim. No entanto, estes não deixam de ser pequenas pérolas negras, fragmentos de vidas humanas, "crus" como o título do livro revela e por isso tão interessantes e perturbadores. Já tinha lido um conto (bem mais pequeno que estes) deste autor e adorado a escrita. Mais uma vez não me desapontou. Fiquei fã e, não sabendo se há, adoraria ler uma narrativa maior do autor.
Parabéns Kizmiaz e continua assim!

Tenho uma pequena sugestão mais relacionada com a edição que com o texto em si. Penso que as expressões em inglês deveriam aparecer traduzidas em rodapé. Sei que não custa nada ir pesquisar o significado das mesmas, mas por vezes estou a ler sem o pc por perto e quando não consigo traduzir de cabeça corta-me um bocado o entusiasmo na leitura...

Vou contactar a LysMibo e volto a dar notícias em breve.

Journal Entry 52 by w_a_s_p at Vila Real, Vila Real Portugal on Saturday, January 12, 2013
Enviado hoje à LysMibo. Obrigada pela partilha.

Journal Entry 53 by LysMibo at Coimbra (cidade), Coimbra Portugal on Wednesday, January 16, 2013

Já se encontra comigo!! :)
Obrigada pela partilha!

Journal Entry 54 by LysMibo at Coimbra (cidade), Coimbra Portugal on Monday, February 25, 2013

Acabei agora de ler. Gostei bastante! Uma leitura bastante diferente daquilo que tenho lido. Muito obrigada pela partilha!

Este é o primeiro BRay em que sou a última da lista. Abro novo tópico para partilha?

Journal Entry 55 by LysMibo at Coimbra (cidade), Coimbra Portugal on Thursday, May 02, 2013

Seguiu hoje para joeeandrade :)

Journal Entry 56 by joeeandrade at Guarda, Guarda Portugal on Monday, October 28, 2013
Já tenho este livro comigi há uns dias (bastantes...) mas, não sei porquê não tinha feito JE...
Para ler em breve.
Agradeço o envio e a partilha.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.