Jornalismo Político

Registered by sensho of São Paulo, São Paulo Brazil on 9/17/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by sensho from São Paulo, São Paulo Brazil on Saturday, September 17, 2005
O papa e o pai-nosso

Franklin Martins – entrevistado dessa edição de IMPRENSA – acaba de estrear no mundo das letras e lança Jornalismo Político, complementando a coleção que a Editora Contexto dedica as diversas áreas e editorias do jornalismo. Obedecendo à orientação editorial da coleção, que privilegia informações básicas e relatos pessoais para os iniciantes no mundo da comunicação e do jornalismo, o livro trata-se de um catecismo do jornalismo político que não deve deixar de ser lido por estudantes e interessados. Menos por seu caráter didático – afinal, o livro, preocupado com os meandros mais obscuros acaba por não revelar completamente aquilo que é institucional – e mais pela própria trajetória de Martins e pela equilibrada análise que faz do mundo palaciano do Planalto.
Como em boa parte dos livros dedicados aos neófitos do jornalismo, o discurso sobre a prática da profissão ainda se revela permeado por uma paixão excessivamente motivadora. Aquela velha história do sacerdócio, a evocação da ética do marceneiro de Cláudio Abramo, as dicas para a produção de um bom texto. Para além de pontos que alicerçam a identidade do jornalista, há que se perguntar se esse discurso não esteja velho demais. Os catecismos dedicados ao jovens jornalistas, há pelo menos 10 anos, rezam o mesmo pai-nosso. Isso pode significar, numa rápida dedução, ou que as demandas do novo jornalista não mudaram ou que os grandes nomes do jornalismo não têm tido feeling para percebe-las, no dia-a-dia apressado das redações, quando os relógios parecem operar apenas com 16 horas, em vez das 24.
O pai-nosso, a propósito, pode até ser o mesmo. Mas vale a pena ler o catecismo de Franklin Martins, que, dado ao equilíbrio e humildade silenciosa, é o mais sólido comentarista político dos nossos dias.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.