A sentença

Registered by Jota-P of Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on 9/3/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, September 03, 2005
"Um calor abafado pesava naquela tarde de Setembro de 1958 sobre os telhados da pequena povoação no Sul da Alemanha."

Journal Entry 2 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, May 20, 2008
Este livro seguiu hoje mesmo para a ichigochi que o escolheu no âmbito da BookBox Virtual "De Frase em Frase" organizada pelo ElHurricane. Espero que gostes (mesmo sendo esta já uma edição com alguns aninhos)!

Journal Entry 3 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Tuesday, May 27, 2008
Chegou hoje. Obrigada Jota-P.
Estou curiosa... tanto o título do livro como o nome do autor não me dizem nada, mas adorei o cheiro "antigo" que se desprende das páginas... ;)
Vou lê-lo quando tiver um intervalinho entre rings.

Journal Entry 4 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Tuesday, July 22, 2008
O livro está lido e disponível para novas viagens e novos olhares...
Como sou a primeira a fazer uma JE "a sério" vou tentar fazê-la o mais longa e completa possível. :)

A história passa-se no sul da Alemanha Ocidental, em 1958, ainda em plena ocupação "amigável" pelos Estados Unidos da América, presentes desde o final da segunda guerra mundial. Uma jovem alemã de 16 anos é violada por 4 soldados americanos e segue-se o julgamento militar destes. Para além de levantar questões como o merecimento da pena de morte, o acontecimento leva também à reavaliação do relacionamento entre os dois países, ao revelar que em vez da aparente amizade e tratamento de igual para igual, permanece latente uma certa atitude de vencedores para com vencidos em que o ódio, o desprezo ou a simples indiferença pela população alemã parecem não ter sido completamente ultrapassados.

Embora suspeitemos do desenlace final desde o início do livro, porque o narrador começa por nos dar a vislumbrar uma cena final e só depois volta atrás para contar toda a história, o interesse pelo relato não diminui, antes aumenta a curiosidade pelos acontecimentos que antecederam e desencadearam esse desenlace.
Por outro lado o relato é feito de forma tão factual e escorreita (influenciada provavelmente pela actividade jornalística do autor), que damos por nós a virar página atrás de página sem dar pelo tempo passar... A única coisa que me aborreceu um pouco neste estilo foi a introdução sucessiva de personagens (e respectivos nomes), algumas das quais não chegam a ter um papel relevante na história. Como o narrador não se demora a caracterizá-las é difícil associar uma imagem mental a cada nome e isso obrigou-me a voltar atrás algumas vezes, para confirmar quem era quem.

No final fiquei com um sabor um pouco amargo porque se trata de uma história triste e surpreendi-me a simpatizar com o advogado de defesa dos criminosos porque, apesar das consequências que previra, ele fez o que tinha de fazer para não negar os seus princípios.

Journal Entry 5 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Tuesday, October 07, 2008
Seguiu hoje para a marialeitora, que o apanhou no Novo Troca-Por-Troca.
Boa leitura ;)

Journal Entry 6 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, October 14, 2008
e já cá está...obrigada!

Journal Entry 7 by wiccaa from Aveiro, Aveiro Portugal on Sunday, March 21, 2010
E veio para mim no âmbito de uma Box
Tenho a dizer que apesar de o autor me ser desconhecido, que adorei.
Relata uma época que para mim é especialmente relevante, a 2ª grande guerra e todas as suas nuances. Neste caso temos o pós guerra, uma Alemanha ocupada pelos americanos onde uma jovem é violada por um grupo de soldados. Presenciamos o seu julgamento, a luta pela honra e o desfecho, não podia ser mais triste. um livro bastante marcante. Apesar de ter por hábito libertar todos os livros que recebo, se o Jota-P não se importar irei guardar este para ler e reler

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.