Ensaio sobre a Lucidez

by Jose Sarmago | Literature & Fiction |
ISBN: 9722116088 Global Overview for this book
Registered by Bikovska of Fundão, Castelo Branco Portugal on 8/21/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
3 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Bikovska from Fundão, Castelo Branco Portugal on Sunday, August 21, 2005
"Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%.
Receoso e desconfiado, o governo, em vez de se interrogar sobre os motivos que terão os eleitores para votar branco, decide desencadear uma vasta operação policial para descobrir qual o foco infeccioso que está a minar a sua base política e eliminá-lo. E é assim que se desencadeia um processo de ruptura violenta entre o poder político e o povo, cujos interesses aquele deve supostamente servir e não afrontar."

Journal Entry 2 by Bikovska from Fundão, Castelo Branco Portugal on Wednesday, October 22, 2008
(Grupo mensal da troca de livros)
Já vai a caminho da casa do Jota-P. Espero que gostes! -:))

Journal Entry 3 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, October 27, 2008
O livro chegou na Sexta-Feira, mas só hoje o pude ir buscar aos correios. Fiquei surpreendido ao abrir o envelope e encontrar lá dentro um livro de Saramago. É um autor de que gosto muito, embora os livros mais recentes dele não me tenham encantado tanto como os dos anos 80. Em todo o caso, muito OBRIGADO Bikovska! será um livro que terei muito gosto em ler. Uma escolha muito acertada para mim.

Journal Entry 4 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, February 10, 2010
Ao reler a minha anterior JE chego à conclusão de que não podemos ter mesmo grandes expectativas em relação aos livros que vamos lendo. É verdade que gosto bastante de Saramago, mas é verdade também que este é um autor que consegue ir do sublime (O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Memorial do Convento, Ensaio Sobre a Cegueira) ao aborrecido (História do Cerco de Lisboa, Todos os Nomes), passando pelo que não aquece nem arrefece (A Jangada de Pedra, O Ano da Morte de Ricardo Reis, As Intermitências da Morte).

Ora bem, para alguém que já leu alguns livros de Saramago e gostou, ler este Ensaio Sobre a Lucidez foi um verdadeiro suplício. Apesar da grande capacidade de Saramago contar uma história, dando sempre um certo tom irónico ao que vai narrando e apesar de nos surpreender com esta espécie de continuação do Ensaio Sobre a Cegueira, dando-nos a conhecer o que sucedeu 4 anos depois da cegueira total, esta história é uma perfeita perda de tempo. Não consegui perceber se isto pretendia ser alguma parábola com vista a criticar o poder político ou se pretendia ser outra coisa qualquer. Não gostei...

Este é, sem dúvida, o pior livro do Saramago que li. É aborrecido, a linha narrativa é frágil, enfim... um livro que não faria mal nenhum se não constasse no currículo do Prémio Nobel. Custa-me dizer isto, mas tenho por princípio dizer nas JE's aquilo que de facto achei do que li.

Espero que não me levem a mal. O que aqui escrevi é uma mera opinião e, por isso mesmo, vale o que vale. Em todo o caso, não deixo de agradecer à Bikovska o facto de me ter enviado este livro, o qual esteve demasiado tempo na minha lista TBR e que continuará a sua viagem pelo mundo no momento oportuno. Quem sabe não encontrará outro(s) leitor(es) que o apreciem mais do que eu?

Journal Entry 5 by Veloz at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, June 09, 2011
Recebi este livro de um amigo e está na calha para ser lido. Espero que a minha opinião não venha a ser tão negativa quanto a dele. Em breve dou noticias.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.