A Infanta e o Pintor

by Jean-Daniel Baltassat | History |
ISBN: 2266153978 Global Overview for this book
Registered by wingcontowing of Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on 7/19/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
8 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, July 19, 2005
[Sub-título] A relação entre a Infanta Isabel de Portugal e o pintor Van Eyck.

"No Outono de 1428, Johannes Van Eyck recebe, do seu senhor, Filipe de Borgonha, uma missão muito peculiar: ir a Portugal pintar um retrato da infanta Isabel, filha de D. João I e de D. Filipa de Lencastre. Aos trinta anos, poderá ela ser virgem e bela? Pintor extraordinariamente hábil mas servidor submisso do duque, Johannes verga-se ao capricho deste.
Contudo, não contam com a inteligência de Isabel. Mestre no jogo das dissimulações, a princesa recusa a humilhante devassa do duque e desvia o talento do pintor. O retrato que este acabará por pintar dirá ao mundo a única verdade que ela aceita desvendar. E é através dele que Johannes Van Eyck se tornará o príncipe dos pintores."

Este livro só me cativou nas últimas cerca de 50 páginas, quando finalmente D. Isabel se digna aparecer.
Todo o resto do livro é algo monótono, com inúmeras referências dispersas e uma escrita pretensamente erudita e poética.
No entanto lê-se bem e é engraçado o facto de grande parte se passar em Portugal, mesmo que sem grande esforço de caracterização do país ou da corte à época, o que é uma pena.

Penso que poderá agradar a bastantes pessoas que não exijam grande profundidade à "ilustração" das épocas, pelo que vai ser um Book Ring.

Journal Entry 2 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, October 02, 2005
Vai, então, de viagem, via BookRing!

Por favor, quando receberem o livro façam uma "Journal Entry" e vão-na actualizando (ou fazendo novas, como preferirem) à medida que o forem lendo e enviando ao próximo da lista.
Se virem que não o conseguem ler num prazo médio de 1 a 2 meses no máximo (que creio mais que razoável!), peçam para passar a vossa vez, ou passem-no à próxima pessoa, pois pode-se alterar a ordem prevista sem que percam a oportunidade de o ler, mas também sem atrasar a sua "viagem".

Antes de o passarem, insiram, por favor, o vosso "nick", a data e um comentário nas últimas páginas, ok?

Lista de "inscritos":
1. lenore1
2. aneca
3. canita
4. Pequete
5. ichigochi
6. micazy
7. ecrirelavie <---- Está aqui!
... E de volta à minha estante!

Espero que gostem...

Journal Entry 3 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, October 16, 2005
Depois de um compasso de espera solicitado pela primeira interessada, vai seguir viagem amanhã...

Journal Entry 4 by DharamInderKaur from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, October 23, 2005
recebi hoje o envelope.vou começar a ler assim que possivel.

12 nov

ja assinei o livro com a data e tudo,e claro o comentario.
Gostei do livro porque é simples e até se torna acolhedor para estes dias,é muito facil de ler,calmo e com algumas curiosidades no meio...obrigada

Journal Entry 5 by aneca on Monday, November 21, 2005
Acabou de chegar, obrigada Conto e Lenore1.

Journal Entry 6 by aneca on Sunday, December 25, 2005
Já o terminei! Gostei embora realmente não haja grande caracterização do nosso pais e a primeira parte seja muito parada. Segue para a canita assim que obtiver a morada.

Segue amanhã dia 9/01/06

Journal Entry 7 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Thursday, February 02, 2006
Chegou hoje! Está em terceiro na minha lista de espera, espero não demorar muito a lá chegar. Obrigada conto e canita! Depois darei notícias.

Journal Entry 8 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Monday, March 06, 2006
Li o livro durante o fim de semana. Foi uma surpresa muito agradável, porque depois de ler as JEs anteriores, estava à espera que o início fosse um bocado maçador Mas não achei nada. Talvez porque a pintura é um tema que me interessa, gostei das descrições dos ateliers, dos processos de preparação das tintas, das descrições das paisagens e da luz. Só achei que podia haver um bocadinho mais de descrições dos sítios por onde o pintor e a sua comitiva passaram a caminho de Portugal - quase não se dá pela passagem por Espanha! - e também de Sintra, onde acaba por se passar a parte mais importante da história. Fiquei cheia de vontade de ir investigar a obra do Van Eyck e, em particular, saber se realmente pintou o retrato da Infanta D. Isabel. Vai seguir para a Chibia assim que receba a morada. Muito obrigada, conto, pela partilha!

Journal Entry 9 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Friday, March 10, 2006
Após algumas alterações à ordem da lista, o livro já vai a caminho das mãos da ichigochi. Boas leituras!

Journal Entry 10 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Tuesday, March 14, 2006
Chegou hoje. Tenho 4 bookrings à frente mas espero não demorar muito a dar notícias :)
Obrigada conto e pequete!

Journal Entry 11 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Tuesday, April 11, 2006
Gostei de ler este livro.. foi uma leitura agradável e nada monótona.. :)
Foi interessante aprender algo sobre as técnicas de pintura e a "camera lucida" e gostei muito da personalidade da Infanta Isabel (não esperava aquele desenlace ;)).
Também gostei do enquadramento histórico, emprestado principalmente pelos ecos do que ia acontecendo em Orleães, com a intervenção da Joana D'Arc.

Só não percebi porque é o escritor escolheu descrever apenas a parte da viagem que decorre em terras de França e saltar no tempo para nos mostrar os viajantes já na chegada a Lisboa! Pareceu-me que ele usou a viagem para caracterizar melhor o pintor fazendo-nos olhar a realidade pelos seus olhos, mas podia ter continuado com o mesmo ritmo ao longo de Espanha e Portugal (ou ter usado um ritmo diferente de modo a mostrar-nos toda a viagem no mesmo número de páginas :))..

Também fiquei um pouco confusa em relação à viagem.. no início fiquei com a ideia de que a segunda parte do percurso ia ser feita de barco, de Montpellier até Lisboa, mas depois eles continuam de Montpellier até Toulouse ainda por terra e aí deixamos de os acompanhar... ?!

E fiquei com curiosidade para conhecer melhor o trabalho de van Eyck.. obrigada pela informação extra que adicionaste ao livro, Pequete.. ;)

O livro vai seguir amanhã para a micazy!

Journal Entry 12 by micazy from Costa da Caparica, Setúbal Portugal on Tuesday, April 18, 2006
Chegou. Obrigada :)

Journal Entry 13 by micazy from Costa da Caparica, Setúbal Portugal on Thursday, May 18, 2006
Não gostei muito.
Só mesmo o entusiasmo pelo tema, e se calhar o facto de o livro não ser muito grande me fez chegar ao fim. Mas li-o muito na diagonal.
Gostei só das descrições sobre a pintura e a maneira como eram feitas as tintas.

A Chibia não o pode ler agora.
Seguiu hoje para a ecrirelavie.

Journal Entry 14 by ecrirelavie from Figueira da Foz, Coimbra Portugal on Wednesday, May 31, 2006
Já ca esta!
Obrigada,
beijinho
ecrirelavie

Journal Entry 15 by ecrirelavie from Figueira da Foz, Coimbra Portugal on Tuesday, October 10, 2006
Ja esta lido ha algum tempo,no entanto,so neste momento tive hipotese de fazer a je.
Confesso que nao gostei muito do livro, achei o um pouco monotono, é um tema que me agrada imenso mas a escrita do autor nao me cativou.Ainda assim,obrigada!:)
ecrirelavie

Journal Entry 16 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, December 07, 2006
E cá voltou ele hoje a casa.
E com uma belíssima surpresa! Muito obrigada Pequete pelo marcador. Fica-lhe mesmo bem, e foi bom saber do fundo de verdade que a história tem e, ainda por cima, ilustrado!

Tem duas imagens e reza assim:
"À esquerda: Desenho à pena e tinta-da-china sobre papel (séc. XVII), cópia de retrato da infanta D. Isabel realizado em Portugal, entre Janeiro e Fevereiro de 1429, por Jan van Eyck, em missão por conta do duque de Borgonha (colecção particular alemã em 1961, actual local de conservação desconhecido). À direita: Pormenor do retábulo do Cordeiro Místico (Jan e Hubert van Eyck, 1432), mostrando uma representação da Sibila de Cumas (Catedral de Saint Bavon, Gand).

O desenho do séc. XVII é a única cópia conhecida de um retrato, por Jan van Eyck, da infanta D. Isabel, filha de D. João I e mais tarde duquesa de Borgonha, pintado por encomenda do duque Filipe o Bom, seu futuro marido. O retrato foi pintado em duplicado, conforme a relação da embaixada borgonhesa a Portugal refere, mas nenhuma das duas versões sobreviveu até aos nossos dias. Tanto a representação de uma moldura ornamental (onde figuram elementos decorativos alusivos à Ordem do Tosão de Ouro, fundada apenas em Janeiro de 1430, por ocasião da chegada de Isabel ao ducado), como a inscrição exterior em torno da mesma, são posteriores ao quadro de 1429. Em contrapartida, a inscrição interior «LINFANTE DAME ISABIEL» que parece cinzelada na pedra, num estilo de trompe-l'oeil frequente na pintura eyckiana, pertence provavelmente à pintura original. A inscrição exterior localiza o retrato copiado com precisão: «Cest la pourtraiture qui fu envoiié a phe duc de bourgoingne & de brabant de dame ysabel fille de roy Jehan de portugal & dalgarbe seigneur de septe par luy conquise qui fu depuis feme & espeuse du desus dit duc phe».

Por sua vez, a representação da Sibila de Cumas no retábulo de Gand tem sido referida como provavelmente inspirada na duquesa Isabel, a partir do estilo das suas vestes e sobretudo da touca constelada de pérolas que reune os seus cabelos (o «adereço todo redondo à maneira de Portugal» segundo a expressão do cronista borgonhês Olivier de la Marche), similar à do quadro de 1429. O ano de conclusão inscrito no famoso retábulo é 1432, correspondendo portanto ao terceiro ano posterior à chegada da nova duquesa de Borgonha."

Vou pôr a da direita aqui nesta JE e a da esquerda na JE inicial de registo do livro.
Fantástico!!!

Por último, obrigada a todos os que leram, comentaram e passaram este livro...
Ele fica agora disponível e aguardará vez para algum outro destino adequado.

Released 11 yrs ago (4/9/2007 UTC) at controlled release in Lisboa, -- Por correio / mão própria -- Portugal

WILD RELEASE NOTES:

RELEASE NOTES:

Este livro vai agora a caminho da BettyBoekwurm, por quem foi "retirado" da BookBox Virtual do ElHurricane "À dúzia é mais barato"!

Espero que gostes...

Journal Entry 18 by BettyBoekwurm from Porto - City, Porto Portugal on Thursday, April 12, 2007
Cá chegou o livrinho. Obrigada!

Tenho de confessar que estou curiosa por lê-lo!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.