.

by . | |
ISBN: 972232045 Global Overview for this book
Registered by FallenAngels of Parede, Lisboa (distrito) Portugal on 6/3/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
8 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by FallenAngels from Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, June 03, 2005

Journal Entry 2 by fungaga from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, September 27, 2005
Já cá está e a ser lido (estava sem rings)... até agora, estou a achar muito interessante. É bom voltar a ler estas "antropologisses". Já mudou muita coisa nestes vinte anos, apesar de tudo, mas muitas reflexões são muito actuais. Obrigada, FallenAngels.

Journal Entry 3 by fungaga from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, October 04, 2005
Gostei bastante de ler este livro, em especial o capítulo que fala do parto na nossa cultura nos dias de hoje. Levou-me a questionar algumas coisas que tinha como certas. Só para dar alguns exemplos: porque é que os pais têm de vestir batas e toucas para assistir ao parto, quando os médicos às vezes andam com roupa normal? porque é que têm de sair da sala quando as mães estão a ser examinadas? Talvez porque isso nos deixa, também a nós, mais seguros? Vivemos numa cultura onde o hospital, com todos os seus rituais, nos dá segurança... a autora parece ser defensora do parto em casa - uma coisa muito praticada noutros países mas rara em Portugal e apresenta uma atitude muito crítica em relação às maternidades. A minha experiência na maternidade foi bastante positiva e acho que muitas coisas já mudaram nestes 30 anos, mas ainda assim muito poderia ainda mudar. à medida que o livro avança, deixa de ser um ensaio comparativo, para se notar cada vez mais a opinião da autora, o que não tem mal nenhum, é evidente, embora algumas opiniões - como a relativa à vida no kibutz - sejam, hoje em dia, difíceis de aceitar. Mais uma vez, obrigada pela oportunidade, FallenAngels. Segue para a nninoca, assim que ela der permissão.

Journal Entry 4 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Tuesday, October 11, 2005
chegou, chegou.. esta comigo........
obrigado FallenAngels, pela partilha! obrigado fungaga pelo envio!

Journal Entry 5 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Thursday, November 03, 2005
Como se diz que se esta a gostar assim tanto de um livro? pra mais, de um livro que deve ter sido escrito ha uns 30 anos, que deve estar bem desactualizado, em que se tem a opinião que não esta la muito bem sistematizado.........

Mas a verdade é que me está a abrir novos horizontes, a fazer pensar em coisas que nunca tinha pensado! Onde é que eu ia lá ver, dar conta, que aquela coisa que fiz la na maternidade esta tão imbuida de práticas socias, como o comportamento que se tem à mesa! O pegar na faca e no garfo de uma maneira ou de outra....

E depois, aquele diálogo com que nos recepcionam, ali tão bem repetido... e com aqueles pormenores todos de que na altura nao me tinha apercebido! Mas de facto, se fosse eu ( a mãe!) a fazer aquelas perguntas a quem me recebeu.... seria excesso de confiança, sim! mas, eram perguntas tão inocentes!

Mas produziram o seu efeito, mesmo que, tanto eu como quem perguntou, não se tenha dado conta disso! tal a inocencia com que as coisas são feitas.

TOU A ADORAAAAAAAAAAAAAR.......

OBRIGADO FallenAngels pela partilha! Obrigado fungaga pelo envio do livro.

Journal Entry 6 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Monday, November 14, 2005
Ficou agorinha no correio.....

Journal Entry 7 by APSC on Thursday, November 17, 2005
já chegou!! obrigada nninnoca e FallenAngels!

Journal Entry 8 by APSC on Monday, January 02, 2006
Vou fazer seguir para a canita. Lamento mas embora o tema seja do meu interesse, cada vez que lhe pego não consigo passar das primeiras páginas... Ainda não deve ser altura de ler este, apesar de já ser mãe há 4 anos... Obrigada na mesma, FallenAngels pela partilha.

Journal Entry 9 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, February 04, 2006
Chegou ontem. Será lido logo que possível, mas tenho outros rings em espera. Obrigada, FallenAngels e canita!

Journal Entry 10 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, May 13, 2006
Este livro suscitou-me muitos pensamentos contraditórios. Entristeceu-me o facto de a descrição do que se passava nos hospitais e maternidades ser, quase 30 anos depois, aplicável a muitos estabelecimento de saúde portugueses. Achei interessante a descrição das várias fases da gravidez e maternidade nas sociedades primitivas, mas irritou-me aquele ponto de vista de que 'assim é que devia ser na nossa sociedade', quando a verdade é que a mortalidade infantil naqueles meios era brutal, e a posição da mulheres ser sempre a de mães e mulheres que trabalham na terra. Ou seja, se a autora vivesse naquela sociedade ideal, nunca teria aprendido a ler e nunca sonharia, nem poderia sonhar, ser antropóloga. Gostaria de elaborar mais a minha opinião, mas estou a escrever num computador emprestado e não quero abusar da hospitalidade de quem mo empresta. Assim sendo, posso dizer que a leitura valeu bem a pena e que o livro seguiu ontem para a Snowshoee. Boa viagem!

Journal Entry 11 by Snowshoee from Moita, Setúbal Portugal on Friday, May 19, 2006
Chegou! :) Vou tentar ser o mais breve possivel, mas tenho 2 bookrings antes deste, e além disso, tenho alguns exames brevemente... Obrigada Marcenda pelo envio!

Journal Entry 12 by Snowshoee from Moita, Setúbal Portugal on Sunday, June 18, 2006
Só consegui terminar este livro hoje, digamos que tive exame de Antropologia este mês e custava-me estudar durante o dia e depois à noite pegar num livro que me fazia lembrar outra vez a disciplina! :p
Adorei o livro porque achei super interessante ficar a conhecer outras culturas e outros tempos. É incrível ler algumas partes, pelo menos para mim algumas coisas faziam que eu ficasse de boca aberta espantada a ler e a pensar... Às vezes esquecemo-nos que existem outras sociedades e com outras maneiras de ser e pensar completamente diferentes...
Adorei o ring, muito obrigada pela oportunidade FallenAngels! Já pedi a morada há uns 2 dias à Anokas-m mas ela ainda não respondeu. Fico a aguardar! :)

04-07-2006 - Ainda estou a aguardar uma morada para enviá-lo. A Anokas-m não pode recebê-lo. Já mandei várias PM´s à FallenAngels e pus no fórum uma thread a perguntar por ela e nada. O livro está de boa saúde e fica a aguardar no envelope pronto a enviar! :)

06-07-2006 - Seguiu hoje para a FallenAngels!!! :)

Journal Entry 13 by PedroGamaVieira from Ponta Delgada (São Miguel), Açores Portugal on Wednesday, October 25, 2006
chegou já há uns dias mas não tive oportunidade de fazer JE mais cedo. Obrigado!

___________________________________________________________

Não é habitual mas no caso aconteceu: não fiz imediatamente JE do livro quando acabei de o ler.
Bom, é assim: gostei do livro. É muito interessante na sua abordagem que faz da maternidade. De qualquer forma esperava que tratasse com mais profundidade determinados temas, com dados concretos, que sustentassem algumas das afirmações que se fazem.
Achei piada à forma como determinadas épocas influenciam a forma como se escreve. Já há umas décadas que não ouvia a palavra campesinato, por exemplo.
De alguma forma penso que este livro é a cristalização de um pensamento que não cessou de evoluir. Algumas opiniões actuais da autora não põe, de forma nenhuma, em causa o que aqui diz, mas uma maior maturidade no seu discurso. Era o que mais faltava que ela andasse a dizer o mesmo que há 30 anos atrás e ainda por cima da mesma maneira.
As questões à volta da paternidade (onde a maternidade se inclui) na nossa sociedade são muitas. Há algumas que particularmente me impressionam:
a) a importância dos filhos e o modelo de família que é promovido;
b) a (im)preparação dos casais para os filhos;
c) a (des)valorização dos avós;
d) a forma como é encarado o aleitamento;
d) a forma como é encarado o parto. Sobre este último valerá a pena ler esta thread: http://www.bookcrossing.com/forum/19/4392646/35

No global gostei muitíssimo de ler o livro. Obrigado Fallen Angels!

Journal Entry 14 by mariadocostume on Wednesday, May 16, 2007
Já cá está! São, salvo e cheirando...
Ok! Eu sou um bocado esquisita, gosto de enfiar o nariz dentro de livros velhos e inspirar e ficar a adivinhar como era a estante que o cativou tanto tempo, em que sala estava, o que havia naquela casa...
E este cheira-me muito semelhante a uma casa (antiga :P ) que conheci há uns meses...
Quando era pequena achava que a minha casa não cheirava a nada, nem sequer cheirava a humanos de tão pouco tempo que eu e a minha família doméstica lá passávamos. Quando entrava na casa de alguém havia sempre um cheiro característico - que não é convencionalmente agradável, mas permitia imensas leituras.
Atenção, não estou a dizer que este livro que me chegou hoje cheira mal, não é nada disso. Mas esta é uma pequena curiosidade acerca de livros que me apeteceu contar nesta primeira JE.
Em 2003 li um pequeno livro de poesia cujo título é "A Casa e o Cheiro dos Livros", de Mª do Rosário Pedreira - e é espantoso como os meus livros ainda não cheiram, embora a casa já esteja muito mais vivida agora - e «à laia de dedicatória» lê-se assim nos primeiros versos:
«Guarda tu agora o que eu, subitamente, perdi
talvez para sempre - a casa e o cheiro dos livros,
a suave respiração do tempo, palavras, a verdade,
camas desfeitas pela manhã,
o abrigo de um corpo agitado no seu sono. Guarda-o»

Obrigada pelo envio e pela partilha. Vou dando notícias.

Journal Entry 15 by mariadocostume on Sunday, July 22, 2007
Quem leu foi a minha irmã --- http://minhabarriguita.blogs.sapo.pt/
e ela diz:

Um livro que mostra muito bem a "evolução" ao longo dos tempos do que é ser mãe e estar grávida. Gostei de ler este livro e verificar que ainda hoje em dia, passádos 30 anos da edição do livro existem ainda muitas ideias e comportamentos sociais que se mantêm, algumas positivas outras nem por isso.

O livro seguirá para casa, se nada impedir, amanha, pelo correio.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.