As Meninas

Registered by sensho of São Paulo, São Paulo Brazil on 5/15/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
7 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by sensho from São Paulo, São Paulo Brazil on Sunday, May 15, 2005
"As Meninas" trata-se, sem dúvida, do mais importante romance de Lygia Fagundes Telles. Escrita na década de 70 - quando o Brasil amargava debaixo de uma ditadura militar violenta - a história trata de um pensionato em que vivem três estudantes universitárias. Lia de Mello Schultz (a Lião), estudante de Ciências Sociais e militante de esquerda, engajada na luta de resistência ao regime; Ana Clara, modelo fotográfica e estudante de psicologia, viciada em drogas e Lorena Vaz Leme, burguesa e estudante de Letras, alienada das questões políticas.
A relação das três, para além de provocar algumas tensões de contato, é uma metáfora das relações sociais no Brasil daquele momento. Um final instigante.

Journal Entry 2 by sensho from São Paulo, São Paulo Brazil on Sunday, May 15, 2005
BOOKRING
1. Papalagui -> lido!
2. Marcenda -> lido!
3. Witchie -> está aqui!
4. SoniaCarvalho
5. Travolta
6. Friki
7. Chibia
8. Cativo
9. cristina-m
11.Loca-Bandoca
12.fungaga
13.JoanaD-Arc
14. goda
15. Ritolinas
16. balzak26
17. Árvores
18. nninoca
19. Bluegodness
[...]
x. syrin

Journal Entry 3 by papalagui from Mafra, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, May 24, 2005
Acabadinho de chegar!!! Vem acompanhado com um postal de São Paulo. Muito obrigada, sensho, por partilhar este livro connosco. Vou lê-lo de seguida, prometo não demorar muito.

Journal Entry 4 by papalagui from Mafra, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, June 02, 2005
Há muito tempo que não lia um livro tão intenso, provavelmente porque, neste caso, a ficção se encontra com a realidade. Fiquei a pensar quanto jovens e não jovens seguem caminhos decadentes e por vezes desncantados... É um livro forte e denso, onde o mundo parece desmoronar-se, sem esperança. Lia, Lorena e Ana Clara, três jovens universitárias num lar de freiras, seguem um percurso pautado pelo desencanto, dor e desilusão em diferentes vertentes da sua vida. Muito bem escrito! Acho que vai ficar para sempre comigo. Obrigada, sensho! Vai seguir amanhã para a Marcenda.

Journal Entry 5 by sensho from São Paulo, São Paulo Brazil on Saturday, June 04, 2005
Papalagui, li este livro quando tinha 15 ou 16 anos. Foi uma leitura difícil, porque, nesta idade, a vida não tinha ainda se apresentado a mim da forma como ela, de fato, é. A lição do livro, naqueles dias, era que somos todos Ana Clara, Lia e Lorena ao mesmo tempo.

Journal Entry 6 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, June 06, 2005
Chegou hoje! Obrigada, sensho e obrigada, papalagui. Tenho outro bookring para ler antes deste. Procurarei ser rápida.

Journal Entry 7 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, August 15, 2005
Por razões que me ultrapassam, este livro despertou em mim uma imensa nostalgia de 1973, o ano da sua publicação. Eu tinha 7 anos, não havia telenovelas e os brasileiros eram-nos tão estranhos como marcianos. Conhecíamos deles a música e pouco mais. Nesse ano o meu pai começou a trabalhar numa companhia que tinha um ramo no Brasil, e conheci os 'meus' primeiros brasileiros. É um pouco difícil explicar a um estrangeiro ou às pessoas mais jovens do que eu quão cinzento era o nosso país na altura. Não direi que era triste, mas soturno era. E só nos dávamos conta disso ao conhecer aquelas criaturas solares, de riso franco e falar doce, que pareciam carregar um sorriso na bagagem de mão. Com eles traziam muito mais do que o Roberto Carlos tão nosso conhecido: lembro-me de ouvir espantada um disco de uns tais 'Secos & Molhados', cujo vocalista tinha uma voz única de mulher, e se chamava Ney Matogrosso. Chico Buarque, Gal Costa, Bethânia, Gilberto Gil... E lembro-me de ver pela primeira vez Elis Regina a cantar em Portugal, uma paixão que dura até hoje e que não morrerá nunca. E o que têm 'As Meninas' a ver com isto? Para mim, tudo. O próprio calão brasileiro mudou desde aqueles tempos. Há muito que não ouço dizer 'pomba' e 'putz', mas lembro-me de ouvi-los pela primeira vez nessa altura, intrigada ('pomba? mas pomba não é pássaro?', pensei). Lorena é muito semelhante a uma delicada Vera que conheci naqueles tempos (terá sido por isso que chamei Vera à minha filha?). Lia evoca as animadíssimas e clandestinas discussões dos adultos, que eu ouvia atentamente, em que portugueses e brasileiros 'trocavam figurinhas' sobre as respectivas ditaduras. E Maria Clara lembra-me aqueles tempos de mulheres deslumbrantemente belas e perdidas. Lembra-me, não posso evitá-lo, a minha amada Elis. Bem sei, eu tinha 7 anos, mas ninguém imagina o quanto essa época me marcou, e o quanto me fez amar um país que até hoje não conheço e continuo a amar. Não perdi a esperança de descobrir um dia que Elis está viva e mora numa casa no campo, e, tal como aos 7 anos, sei que um dia Chico Buarque vai se apaixonar por mim. Obrigada, sensho, por esta doce e dolorosa leitura, e perdoa ter retido o livro durante tanto tempo. Tentarei enviá-lo amanhã para a Witchie.

Journal Entry 8 by Witchie from Espinho, Aveiro Portugal on Thursday, September 22, 2005
Chegou já há umas semanas, mas não consegui organizar-me para fazer a JE antes. Está na minha TBR, à espera de vez. Obrigada, sensho e Marcenda!

Journal Entry 9 by Witchie from Espinho, Aveiro Portugal on Wednesday, February 22, 2006
Peço desculpas, muitas, por ter ficado com este livro tanto tempo. Sobretudo porque não o consegui ler. Não consegui entrar na história e desisti umas 3 ou 4 vezes. Pode ter-me apanhado numa má altura, não sei. Portanto, para não ficar aqui parado mais tempo, vai seguir viagem.

Obrigada pela chance de o ler (infelizmente, não consegui aproveitá-la).

Journal Entry 10 by SoniaCarvalho from København K - City, København Amt Denmark on Friday, April 21, 2006
Acabadinho de chegar.
Vou tentar ser breve.

Journal Entry 11 by SoniaCarvalho from København K - City, København Amt Denmark on Friday, June 09, 2006
Uma leitura muito intensa, que me cativou desde o início e que me manteve presa até à última página.
Obrigada sensho pela partilha.
Seguirá viagem assim que chegar resposta com morada.

Journal Entry 12 by SoniaCarvalho from København K - City, København Amt Denmark on Thursday, June 29, 2006
Seguiu viagem em direcção ao Cativo dia 21 de Junho.
Boa viagem.

Journal Entry 13 by Cativo from Braga, Braga Portugal on Monday, July 03, 2006
O livro já chegou há alguns dias atrás e já o comecei a ler.
No final dou notícias.

Journal Entry 14 by Cativo from Braga, Braga Portugal on Monday, July 24, 2006
Inicialmente, não foi fácil, digamos, entrar na história do livro e o rumo que lhe estava a ser dado, talvez pelo estilo de linguagem, pela forma como está escrito. No entanto, no decorrer da leitura, fui apreciando cada vez mais e acabei por gostar bastante.
Obrigado sensho, pela oportunidade.
Vai seguir viagem para a Loca-Bandoca, dado que a cristina-m não respondeu às PM's que enviei.

Journal Entry 15 by Loca-Bandoca on Tuesday, August 08, 2006
Já recebi há duas semanas e esqueci-me de fazer JE, desculpem. Comecei a ler de imediato e, assim que o fiz, larguei de imediato todos os outros que tinham leitura começada. Este livro tem que ser, e está a ser, saboreado em cada letra, cada palavra. Estou a adorar, não demorarei muito mais. Obrigada sensho por mais esta oportunidade e Cativo pelo envio.

Journal Entry 16 by Loca-Bandoca on Tuesday, November 07, 2006
Estou a ler... muito devagarinho, desculpa sensho. Bem sei que disse que não demorava mas... está complicado conseguir conciliar tudo.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.