A Grafologia

Registered by nninoca of Porto - City, Porto Portugal on 2/8/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
3 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Tuesday, February 08, 2005
Gostei muito dos ensinamentos do livro e da forma como os ensina. Já li há muitos e muitos anos, e ainda hoje observo o que aprendi aqui.....

Journal Entry 2 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Wednesday, February 16, 2005
vai ser enviado amanha para a navegante..........

Journal Entry 3 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Thursday, February 24, 2005
navegante........... mandei-to já fez na quarta feira 8 dias!!!!!! não recebeste????
ohhhhhhhhh

Journal Entry 4 by Navegadora from Leça da Palmeira, Porto Portugal on Monday, February 28, 2005
Recebi-o já há algum tempo mas ainda não tinha conseguido aceder à internet para fazer uma journal entry. Obrigada nninoca! Vou lê-lo avidamente!

Journal Entry 5 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Saturday, September 10, 2005
Não esquecer de enviar ao Jota-P a seguir ....

Journal Entry 6 by Navegadora from Leça da Palmeira, Porto Portugal on Tuesday, September 13, 2005
Sem dúvida interessante, educativo. Realmente ensinou-me bastantes coisas que eu não sabia. Só prova que também a nossa escrita é o espelho da nossa personalidade. Segue hoje para o Jota-P.

Journal Entry 7 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, October 24, 2005
Chegou hoje às minhas mãos. Estou a ficar com uma pilha TBR bastante grande... Espero não demorar muito tempo, mas como não há ninguém já a seguir a mim a quem enviar o livro, peço permissão à nninoca para ir lendo calmamente ;)

Journal Entry 8 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, February 01, 2006
Pronto... Admito: demorei tanto tempo a lê-lo porque não me entusiasmou muito. A grafologia é, sem dúvida, um tema muito interessante, mas mesmo depois de ler este livro não me sinto mais habilitado para reconhecer qualquer tipo de sinais grafológicos específicos. Mas é de salientar que uma coisa aprendi com este livro: "A escrita revela a nossa maneira de conceber o mundo, a nossa percepção pessoal". Sem dúvida.

Não posso deixar de dizer que gostei de algumas explicações que a autora apresenta para, ao escrevermos, deixarmos ou mais ou menos espaço entre as palavras, uma grande margem superior ou inferior ou uma pequena margem à direita e uma grande margem à esquerda, etc, etc, etc. (o capítulo "Relação com o Mundo" é especialmente interesante a este propósito). Até a maneira como dispomos a morada de um destinatário num envelope revela mais sobre nós do que julgaríamos ser possível!

Outro dos capítulos que achei interessante foi o capítulo V. Embora não seja de espantar, não sabia que a grafologia tinha diversas escolas e correntes, cada uma abordando de maneiras diferentes o mesmo assunto. Também gostei de saber que a psicologia ajuda a grafologia e considerei bastante curiosa a interpretação psicanalítica (como não podia deixar de ser!) da maneira como se escreve.

Posto isto, o livro não deixa de ser interessante. Contudo, julgo que não é muito acessível em termos de clareza para que possamos fazer uma (auto-)análise grafológica (mas, de resto, como é que tal seria possível? é impossível que um simples livro consiga ensinar uma 'arte' que já de si só se adquire com muito tempo e experiência própria).

Muito obrigado nninoca por este amável empréstimo.
O livro seguiu hoje e mais uma vez peço desculpa por tê-lo retido tanto tempo comigo.

Journal Entry 9 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Monday, February 06, 2006
De volta a casa inteirinho, tal como saiu.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.