Na floresta

by Edna O'Brien | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by marialeitora of Vila Real, Vila Real Portugal on 9/3/2020
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, September 3, 2020
Baseado num caso real que chocou a Irlanda nos anos 90, Na Floresta conta-nos a história do regresso de Mich O'Kane, o Kinderschreck, a casa. Órfão violento e perturbado, tratado desde criança por todos como um bicho-papão, ninguém na pequena comunidade onde cresceu consegue lidar com ele. Até que uma jovem mãe e o seu filho de quatro anos desaparecem na floresta.

Descrito pela crítica como um dos romances mais ambiciosos e expressivos de Edna O'Brien, Na Floresta arrasta o leitor para o interior da mente psicótica de um assassino, compondo um retrato chocante e compassivo da solidão, do desespero e da violência.

CRÍTICAS
«Um retrato de desolação e raiva, brilhantemente contado, verdadeiramente chocante.»
Harold Pinter
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Edna O’Brien é uma escritora magnífica.»
The Washington Post

«Um livro ambicioso e importante que trata temas difíceis de forma direta e corajosa.»
The Observer

Journal Entry 2 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, September 3, 2020
e segue em ring:
1-Árvores
2-Jota-P
3-Ladylove

Journal Entry 3 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Friday, September 11, 2020
Já cá está desde o dia 7, mas não trazia BCID 😉
Vou começar a ler hoje. Espero não me assustar muito 😟

Journal Entry 4 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Friday, September 18, 2020
Gostei do livro, não só pela escrita como pelo facto de mostrar o lado do monstro, daquele que todos odeiam e condenam ao primeiro olhar. Estou cada vez mais sensível ao lado dos proscritos, dos loucos, dos calmos que, sem aviso, se "passam" e desatam aos tiros. Não estou a dizer que os defendo, mas vejo-lhes melhor as cicatrizes e o rastilho. Há experiências na vida que nos abrem os olhos, e a alma.
Não gostei muito de certos detalhes da tradução.
Vai para o Jota-P, em breve.

Obrigado pela partilha.

Journal Entry 5 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Saturday, September 19, 2020
Entregue ao Jota-P, EM MÃOS, num encontro relâmpago na ilha dourada.
Aposto que não estavam à espera disto 😉 Eu também não 😂

Journal Entry 6 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, September 19, 2020
E agora está comigo, depois de o ter recebido directamente das mãos do Arvores na bela ilha dourada! Muito obrigado pela disponibilidade e até breve!

Journal Entry 7 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, October 12, 2020
Devo começar por dizer que me custou ler este livro... Talvez as minhas expectativas fossem outras, dado os comentários dos leitores anteriores. Na realidade, penso que, inconscientemente, estava à espera que este livro fosse semelhante a Sempre o Diabo de Donald Ray Pollock, o qual, sendo uma história cheia de personagens e até algo complexa nas diversas vidas que nos dá a conhecer, está escrito de uma forma bastante clara... Ora, creio que o estilo de narrativa de Edna O'Brien (com capítulos narrados a "vozes" diferentes e com uma estrutura cronológica não totalmente linear) acabou por chocar com essa minha expectativa inicial, o que tornou difícil para mim "entrar" na história e compreender que personagens é que viriam a ter relevância mais à frente. Isto acabou por "minar" a leitura dos capítulos iniciais do livro. Só me senti verdadeiramente "agarrado" à história a meio do livro. Até aí, li tudo sem grande atenção ou interesse, o que foi uma pena. Aliás, quando terminei o livro, voltei aos primeiros capítulos para "remendar" o que não tinha ficado consolidado na primeira leitura.

Ainda que não tenha gostado especialmente da forma narrativa desta história, a verdade é que acabei por reconhecer que ela é até bastante interessante. Sem adornos e de forma objectiva, Edna O'Brien (quiçá na esteira de outro autor anglo-saxónico portentoso, Truman Capote, que podemos considerar eventualmente como o "pai" do chamado "romance documental"), brinda-nos com uma história ficcionada, mas baseada num acontecimento real ocorrido na Irlanda rural dos anos 90 do século XX e que teve repercussões naquela sociedade concreta. Não que tenha sentido empatia por este Michen O'Kane, mas a procura pela forma e/ou razão por que nasce um "monstro" é de facto fascinante. Tem Michen O'Kane culpa de se ter tornado no que tornou ou terá sido o meio em que foi obrigado a crescer que o transformou no "monstro" que todos condenam? Edna O'Brien não nos dá declaradamente uma resposta (nem é esse o seu objectivo), mas faz-nos mergulhar numa comunidade que condena o "monstro", mas que simultaneamente sabe de forma, ou mais ou menos (in)consciente, que foi de si própria que ele surgiu.

Depois de reflectir um pouco sobre isto tudo, decidi dar como classificação geral 7 estrelas, em vez das 6 que inicialmente pensei dar. Resumindo e para concluir: penso que este livro valha a pena ser lido, mas é preciso ter uma certa predisposição "mental" para uma história algo complexa, dadas as várias vozes que a compõem e a própria cronologia dos factos narrados não ser linear. Agradeço à marialeitora por ter posto este livro a circular e por me ter dado a conhecer esta autora irlandesa, da qual, confesso, nunca tinha ouvido falar antes deste livro ter sido posto à nossa disposição aqui no BC.
Estou a aguardar pela morada da ladylouve para que o livro possa seguir a sua viagem pelo mundo!

Journal Entry 8 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, October 27, 2020
Já o recebi e, logo que o recebi, li-o imediatamente. Foi uma leitura viciante, um livro que me manteve agarrada do início ao fim. Li-o num dia!

A estrutura narrativa quebrada ajudou ao efeito de suspense e à imprevisibilidade, mas sobretudo interessante foi ler sobre como se cria um monstro e como o monstro tem influência tanto da sociedade, que não o ajudou, como da própria mitologia social, que interferiu nos seus pensamentos confusos.

Recomendo! Viaja agora de regresso a casa :)

Journal Entry 9 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, November 24, 2020
Regressado a casa, são e salvo! Obrigada a tod@s

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.