Samarcanda

by Amin Maalouf | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by wingcontowing of Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on 7/23/2019
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
This book is in the wild! This Book is Currently in the Wild!
3 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, July 23, 2019
Sinopse:
"Numa época de obscurantismo e fanatismo religioso, Omar Khayyam, o grande livre-pensador do Oriente, foi capaz de oferecer ao mundo uma mensagem hedonística e heterodoxa. Este poeta, filósofo, astrónomo e matemático persa do século XI deixou escrita uma colecção de poemas dedicados ao vinho, os célebres Robaiyat, nos quais aflora o mais refinado da perdida civilização persa. Seguindo este manuscrito durante quase um milénio, Maalouf introduz-nos na apaixonante história da Pérsia através de um espectacular fresco em que a cidade de Samarcanda se destaca como protagonista."

Amin Maalouf
"Amin Maalouf nasceu em Beirute, Líbano, em 1949. Trabalhou como jornalista e foi enviado especial em diversas zonas de conflito, como o Vietname e a Etiópia, até ao princípio da guerra civil no Líbano em 1975, momento em que se mudou para Paris como refugiado. Conhecedor da língua árabe e da francesa, de família muçulmana e cristã, a sua narrativa mistura inevitavelmente as culturas do Oriente e do Ocidente. Vencedor em 1993 do Prémio Goncourt, o mais prestigioso das letras francesas, é autor de romances universalmente aplaudidos como Leão o Africano, O Rochedo de Tanios, Os Jardins de Luz, O Périplo de Baldassare ou Samarcanda, publicado em 1988 e para muitos a sua obra-mestra."
____________

Este livro, na sua edição portuguesa original, da Difel, marcou-me indelevelmente (foi o primeiro Maalouf que li, na adolescência). Apaixonei-me por ele, apaixonei-me por Omar Khayyam, apaixonei-me por uma imagem de Samarcanda e depois li todos os livros que pude deste autor, gostando sempre de quase todos (uns mais do que outros, claro).
Quando voltei a ler esta obra, já neste exemplar, a decepção foi alguma e só não foi maior porque a esperava, de alguma forma. Na verdade, estive quase, quase a largá-lo, por ser uma edição pior que má (é da colecção que foi vendida pela revista Sábado aqui há uns anos); cheguei a ir comparar com outra edição numa livraria, só para ter a certeza que não era mania minha! De início tropeçava a cada duas frases em sintaxes estranhas e palavras esquisitas, mas depois consegui ultrapassar e não me focar tanto nisso.
O que é engraçado é que, ao contrário do que tinha sucedido há tantos anos atrás, desta vez foi a segunda parte do livro, passada na viragem do século (XIX para XX) que mais me encantou e menos a primeira, que acompanha a vida de Omar Khayyam no séc. XI. E desta vez acompanhei a leitura com consultas complementares e a quase integral leitura do muito bom "Iran empire of the mind - a history from Zoroaster to the presente day" de Michael Axworthy, para melhor acompanhar a realidade por trás da ficção. Acabou assim por ser uma leitura muito compensadora.
Não posso deixar, no entanto, de focar ums aspectos de que não me recordava e que é o facto de este livro não ser sobre Samarcanda, apesar de ser uma cidade histórica da Pérsia (actualmente do Uzbequistão e já com muito pouco a lembrar o passado persa). O verdadeiro protagonista é o manuscrito em que Khayyam, no séc. XI, escreve poemas dedicados à vida e seus prazeres e que, após a morte do poeta, irá viajar pela Pérsia até ao séc. XX, quando volta a atrair a atenção de um jovem orientalista, metido no meio da Grande Revolução Constitucional no início do século. Assim, é o manuscrito que atravessa toda a História e é ele o pano de fundo do livro, não a cidade.

[registado agora, para envio, mas lido em Janeiro de 2017]

Journal Entry 2 by wingcontowing at Wishlist Tag Game, A RABCK -- Controlled Releases on Tuesday, July 23, 2019

Released 4 yrs ago (7/25/2019 UTC) at Wishlist Tag Game, A RABCK -- Controlled Releases

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Enviado para a Baiia, como RABCK no âmbito do Jogo Wishlist.
Espero que gostes, apesar de não ser a melhor das edições. Desculpa esse facto.
E se nunca leste outras coisas do autor, não deixes de o fazer, tem coisas magníficas!
(eu sou fã)

Journal Entry 3 by MariaBarradas at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, August 1, 2019
Obrigada conto! A edição para mim tanto faz, estou muito curiosa com o livro, nunca li nada do autor.

Journal Entry 4 by MariaBarradas at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, September 5, 2020
Nunca tinha lido Amin Maalouf e não desiludiu. É um relato muito bonito das convulsões políticas na Pérsia em duas épocas completamente distintas e a personagem de Omar Khayyam para mim é fascinante. Foi uma excelente descoberta, com certeza que vou querer ler outros livros do autor. Obrigada conto pela oportunidade. Fica disponível para novas viagens.

Journal Entry 5 by MariaBarradas at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, October 20, 2020
Seguiu para o kizmiaz integrado na Bookbox que encolhe e não encolhe da Nakipa.

Journal Entry 6 by kizmiaz at Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Friday, October 23, 2020
Acabadinho de chegar, acho que não cheguei a ler este, embora tenha lido outros do mesmo autor.

Journal Entry 7 by kizmiaz at Restaurante O Coche in Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Monday, April 26, 2021

Released 2 yrs ago (4/26/2021 UTC) at Restaurante O Coche in Belém , Lisboa (cidade) Portugal

WILD RELEASE NOTES:

em busca de novo leitor

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.