Época de Migração para Norte

by Tayeb Salih | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by wingArvoreswing of Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on 6/24/2019
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingArvoreswing from Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Monday, June 24, 2019
"Contado com um humor e sensibilidade únicos nas letras africanas contemporâneas, o romance constrói-se em torno de duas histórias paralelas e relata o trajecto, até simbólico, de um homem que parte de uma pequena aldeia sudanesa para obter uma educação no Reino Unido e o seu misterioso regresso após um processo de homicídio e violação. No período pós-colonial dois homens sudaneses, o narrador anónimo e Mustafa, depois de encetarem um percurso individual idêntico que consiste na emigração para a Inglaterra e no regresso às origens - o Sudão - interagem e redescobrem-se. A experiência no estrangeiro de Mustafa Sa’eed foi totalmente distinta da do narrador mas é com este que Mustafa partilha as suas histórias, que o narrador nos transmite incorporando as suas próprias emoções.

Nas narrativas de Mustafa manifesta-se o paradoxo do homem negro exoticizado. Mustafa valeu-se da sua inteligência e da sua capacidade de estudo para obter uma bolsa de estudo em Inglaterra. Uma vez ali, dá-se conta do quanto pode explorar o estereótipo que se lhe aplica: exótico, hiper-sexual, proveniente de um continente obscuro que promete sensações inusitadas. Seduz as mulheres inglesas, divertindo-se à base desse estereótipo. Para elas a conquista pressupõe o conhecimento do prazer proibido, para ele a sedução supõe subjugar até à destruição e desumanizar a mulher branca. Até que os papéis se invertem e uma mulher o desumaniza.

Só quando Mustafa regressa ao seu país é que se dá conta do quanto desperdiçou, do mal que fez aos outros e também a si próprio. O seu relato envenena o narrador que, como o próprio Mustafa, se submerge no Nilo para desaparecer. Mas, no último momento decide viver e contar-nos a história.

São estes dois fios narrativos que oferecem uma valiosa oportunidade de conhecimento e reflexão. O enigma de Mustafa atrai, intriga e, como ao narrador, por vezes desespera mas nunca cansa."

Journal Entry 2 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Tuesday, June 25, 2019
Apesar de todo o "bruá" criado em torno deste livro, a verdade é que não o achei nada de especial. Salvou-se apenas pelo último terço, que trouxe algum interesse à leitura. Compreendo que tenha sido polémico, por retratar a condição feminina no Sudão, por denunciar a corrupção nos países africanos, e também por uma certa linguagem de cariz sexual. Mas, quanto a mim, nada disso justifica uma tão boa crítica.
Fica disponível para outros(as) leitores(as).

Journal Entry 3 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Friday, July 05, 2019
Enviado hoje para a conto.
Boas leituras :-)

Journal Entry 4 by conto at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, July 15, 2019
Chegou! :)
Obrigada Arvens!!
Não sei quando o vou ler, mas estou muito curiosa.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.