Sempre o diabo

by Donald Ray Pollock | Literature & Fiction |
ISBN: 9787221545 Global Overview for this book
Registered by irus of Bragança, Bragança Portugal on 2/15/2019
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by irus from Bragança, Bragança Portugal on Friday, February 15, 2019
O que acontece quando, no interior dos EUA, se mistura ignorância, miséria e religião?

Há um homem, que viu coisas terríveis na II Guerra Mundial, a rezar até à exaustão e a fazer sacrifícios para que a mulher consiga sobreviver ao cancro.
Há pregadores sinitros; há um casal de serial killers, a matar todos os homens que lhes pedem boleia.
Há sujos móteis de beira de estrada, cafés onde se serve comida gordurosa, cujas empregadas se prostituem ao final do dia, por mais uns trocos; há circos decadentes, quintas abandonadas, bêbados, homens que não tomam banho há semanas, sexo sórdido.

Um crítico disse que aqui há um "tsunami do mal" e acho que não poderá haver melhor classificação. O que senti, ao lê-lo, foi precisamente a sensação de ficar sem fôlego perante tanta maldade e tanto negrume.

Se vale a pena? Sinto-me como quando vejo os filmes de Tarantino, que acabo por gostar depois de passarem vários dias, quando me consigo abstrair de toda a violência; só que aqui não há sequer humor para nos deixar respirar um bocadinho.
Dito tudo isto, não o consegui largar e sem dúvida que está muito bem escrito.

Rring para gente que gosta de emoções fortes:
- marialeitora
- Jota-P
- Baiia

Journal Entry 2 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, February 20, 2019
Chegou! vou-me a ele logo que acabe o que trago entre mãos! :) Obrigada

Journal Entry 3 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, March 26, 2019
Este livro dá-nos a volta ao estomago de várias maneiras. Fiquei, fisicamente, doente. Um misto de asco e fascínio. As personagens são todas empolgantes e perturbadoras:-um filho e um pai fanáticos religiosos que fazem orações em "troncos de orações". Um casal que viaja e mata ao longo do país, um pregador paraplégico que come aranhas vivas para captar fiéis. Um pregador que é pedófilo, um xerife que é corrupto. O autor pegou nos tipos mais abjecos da sociedade norte-americana e juntou-os a todos numa feira de horrores que não conseguimos parar de ler. Adorei e odiei!

Obrigada, irus. Se não fosses tu a aconselhar nunca teria pegado nele. E teria perdido algumas horas de fascinante leitura.

Journal Entry 4 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, March 29, 2019
Está comigo desde ontem. Estou curioso com este livro, principalmente por causa dos comentários das leitoras anteriores. Sinceramente, não sei o que esperar! A ver vamos, assim que tiver tempo para lhe pegar.

Journal Entry 5 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, May 27, 2019
É difícil dar uma classificação a este livro. Por um lado, achei-o horrendo no conteúdo. Por outro, achei-o muito bem escrito.
(Chamo aqui a atenção sobre a revisão do texto traduzido, que, infelizmente, me pareceu não ter sido feita de forma muito cuidada.)

A nota elevada que dou a este livro deve-se, não aos horrores descritos ao longo da narrativa, mas sim ao facto de Donald Ray Pollock ser capaz de contar uma história cuja leitura é compulsiva e tão viciante que nos agarra do princípio ao fim, sentindo nós quase como uma atracção pelo abismo: aonde é que tanta sordidez irá parar? Ao longo desse percurso à beira do abismo que nos atrai, é-nos apresentada uma galeria de personagens capazes das maiores atrocidades, levados pelas suas crenças religiosas ou simplesmente pela mais pura estupidez. Conseguir unir todas as pontas soltas das diferentes narrativas num todo coerente (ainda que, eventualmente, inverosímil) é mérito do autor.

Este é um livro onde as descrições das personagens e dos seus actos são extremamente brutais e horrendas. Encontrar tantas personagens macabras juntas num só livro parece inverosimíl. Mas não será verdade que todos nós vivemos num mundo de horrores...?

O livro já se encontra a caminho da Baiia. Um obrigado à irus por ter posto este livro a circular e por me ter permitido ficar com ele durante mais tempo do que aquele que, eventualmente, seria necessário.

Journal Entry 6 by Baiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, May 30, 2019
Já chegou. Obrigada pela partilha.

Journal Entry 7 by Baiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, June 12, 2019
Já terminei. Devo ter um quê de psicopata porque o estômago não se me revolveu. Adiante... Achei o livro muito bem escrito e acabei por lê-lo de forma absolutamente compulsiva. A irus falou em "tsumani do mal", a descrição acenta que nem uma luva. Volta a casa logo que tenha oportunidade. Obrigada pela partilha.

Journal Entry 8 by Baiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, July 23, 2019
Vai hoje para casa.

Journal Entry 9 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Friday, July 26, 2019
Voltou a casa para ir dar uma voltinha por aí.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.