Deserto

Registered by ladylouve of Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on 1/29/2019
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
3 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by ladylouve from Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, January 29, 2019
Deserto e Nuvem são obras de longo curso que examinam a forma de vida na Cartuxa de Évora, onde alguns monges resistem aos costumes do mundo, em absoluto silêncio e solidão. Serve este exame de pretexto para focar a própria natureza da fé humana, do apego às coisas do mundo, do que nos faz sentido. Deserto é composto de uma única narrativa centrada numa semana passada junto a Scala Coeli (escada do céu), que é como se chama a Cartuxa de Évora. É um livro quase jornalístico. Nuvem é composto de vinte cartas endereçadas a um monge cartuxo, e pode ser lido como uma resistência contra ambos os extremos que circundam a fé - o extremo que sabe que deus não existe, e o extremo que se contenta com absurdos.

O meu comentário: https://naomeapeteceestudar.blogspot.com/2019/01/desertonuvem.html

Segue em

..::BOOKRING::..
- Arvores
- conto

Journal Entry 2 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Thursday, February 21, 2019
Chegou. Estou com muita curiosidade. Começa já por ser original, como objecto. De início pensei que a lombada estava estragada e fiquei em quase pânico. Mas depois respirei fundo, analisei melhor e percebi que é mesmo assim. Tanto por aprender, Mr. Trees! Ainda bem. Assim, ainda há espaço para a vida.
Obrigado pela partilha.
A saborear brevemente.

Journal Entry 3 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Wednesday, March 20, 2019
Em "Deserto", o autor mostra-nos uma das suas visitas à Cartuxa de Évora, o reconhecimento do espaço, dos hábitos e das cerimónias. Toma contacto com as vidas daqueles monges, as suas escolhas e, talvez, as suas motivações.
Em "Nuvem", o autor faz um conjunto de cartas que representam as suas reflexões sobre aquele "deserto" e a sua espiritualidade, sobre o "espaço do meio", aquele que fica entre o ateísmo e a tal espiritualidade.
Gostei muito mais de Nuvem do que do "Deserto" e, também, muito mais do texto/reflexões do que da parte gráfica. No entanto, em ambos os casos, consegui sentir-me embrenhado naquele espaço, na sua estranheza e na sua espiritualidade. Sempre tive vontade de passar uns tempos num mosteiro (não necessariamente cristão), mas nunca tive coragem de avançar para essa experiência. Esta leitura voltou a aguçar-me o apetite. Mas continuará a ser uma vontade adiada :-)
Obrigado pela partilha.
Vai seguir hoje caminho para a estante da conto, bem sarrabiscado com notas minhas nas margens. Cá nada! :-) Estava a brincar. Segue hoje, mas vai imaculado :-)

Journal Entry 4 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Thursday, March 21, 2019
Enviado hoje para a conto.
Boas leituras :-)

Journal Entry 5 by conto at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, March 25, 2019

Chegou!
Oh pá, que livro bonito. Ansiosa por lhe pegar, mas não vai ser já, já...

Journal Entry 6 by conto at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, May 27, 2019
Terminei-o há algum tempo, mas só o pus a caminho de casa na passada quinta-feira (23-Maio) esperando que chegue são e salvo e em muito bom estado, tal como me chegou.
Quanto ao(s) livro(s) em si. Gostei mas não adorei.
Gostei do formato e acho que o tipo de desenho "vai bem", muio bem mesmo, com o que é retratado e se pretende transmitir. No entanto, não é uma temática que me motive por aí além e por isso não posso dizer que tenha mexido muito comigo.
Obrigada pela oportunidade e pela partilha, lady.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.