O Médico de Córdova

by Herbert Le Porrier | Literature & Fiction |
ISBN: 9789725300367 Global Overview for this book
Registered by Pequete of Bragança, Bragança Portugal on 1/2/2019
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Wednesday, January 02, 2019
Escrito sob a forma de uma longa carta, este livro conta a vida fascinante de Moisés Maimónides, médico judeu, contemporâneo de Averróis, nascido no séc. XII na cidade de Córdova, de onde se viu obrigado a fugir, após a conquista por Almançor, que era menos complacente para com a harmonia entre árabes, cristãos e judeus vigente até então.

A vida de Maimónides, de fuga em fuga, foi fascinante. De Córdova para Marrocos, daqui para a Palestina, de onde foi expulso pelos Cruzados, acabou os seus dias no Cairo, como médico dos pobres, e mais tarde, do sultão Saladino, com quem desenvolveu uma grande amizade.

Não é um livro de leitura rápida, pela forma como está escrito, bastante descritiva e com algumas divagações filosóficas, mas é um livro muito interessante, e um dos que mais gostei de ler em 2018.

Journal Entry 2 by Pequete at Bragança, Bragança Portugal on Wednesday, January 09, 2019

Released 2 mos ago (1/9/2019 UTC) at Bragança, Bragança Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

E aí foi ele, dar início à viagem do Bookring múltiplo "Livro Favorito de 2018" organizado pelo Árvores.
Boas leituras, vizinha!

Journal Entry 3 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Tuesday, January 22, 2019
Pois a mim o livro deixou-me dividida.
Sem dúvida que é fascinante e me fascina este período da história, a paz de dois séculos que tornou Córdova uma cidade cosmopolita onde conviviam árabes, judeus e cristãos. Fascina-me a descrição dos mercados e dos rituais, as caves onde os corpos recém-desenterrados eram estudados para bem da ciência, até as discussões filosóficas sobre a fé (ou a sua ausência) e sobre as religiões que louvam deus da forma mais adequada.
No entanto, achei o livro "frio". Ou antes, nunca consegui sentir empatia pelo protagonista (e não é que tivesse sido mau homem, bem pelo contrário), nem mergulhar a fundo na história. No fundo acho que o autor fez um bom trabalho a compilar os factos históricos mas não conseguiu realmente fazer-me sentir que os personagens eram reais, como se não tivesse habilidade para preencher as lacunas com a ficção - um exemplo flagrante foi o casamento de Moisés, que praticamente se limitou aos detalhes do decisão e do matrimónio, mas nunca nos deu um vislumbre da vida do casal.
Ia dizer que o facto do livro se desenrolar em episódios muito curtos se ajuda a leitura perde no desenrolar de um fio contínuo. Porém, lembro de livros que li recentemente onde esse pormenor não me incomodou.

De qualquer forma, o que é interessante neste "anel", como noutros, é isso mesmo: ver com temos dos mesmos livros opiniões tão distintas. Fico a aguardar as próximas.

Journal Entry 4 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, January 31, 2019
Chegou a Lisboa, nos finalmentes de Janeiro :) Já estou curiosa...

Journal Entry 5 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, February 10, 2019
Terminado rapidamente, muito devido a uma espera de cinco horas numa fila para uma certidão que podia ter feito on-line se tivesse preparado as coisas atempadamente... aprendizagens múltiplas, portanto! ;)

A irus disse bastante aquilo que achei deste livro. Gostei de o ler, até porque desconhecia a existência deste tão relevante médico e filósofo do judaísmo medieval, contemporâneo de Saladino e Ricardo Coração de Leão. No entanto, como ficção histórica, falha. Para além da falta de capacidade de envolvimento na história que é contada, como referido pela irus, há também uma adaptação do discurso algo modernizada demais, o que não nos permite situarmo-nos no tempo correcto e transportarmo-nos para a época. O próprio autor nos diz que, na referência à obra de Moisés Maimónides, se mantém fiel ao espírito da mesma, mas não à forma...

Seguirá para a próxima da lista assim que o próximo mês se aproximar... ;)

Journal Entry 6 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Monday, March 04, 2019
E já cá está!
Mais um livro que nunca li e com um tema bastante interessante.
Este bookring múltiplo está ser muito proveitoso. :)
Já cá volto para dar notícias...

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.