Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefantes

Registered by marialeitora of Vila Real, Vila Real Portugal on 7/18/2018
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
6 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, July 18, 2018
3 de Maio de 1506: ao desembarcar em Constantinopla a, Miguel Ângelo sabe que enfrenta o poderio e a cólera de Júlio II, papa guerreiro e mau pagador, para quem deixou preparada a edificação de um túmulo em Roma. Mas como não havia de responder ao convite do sultão Bayazid, que, depois de ter recusado os planos de Leonardo da Vinci, lhe propõe a concepção de uma ponte sobre o Corno de Ouro?

Assim começa este romance, todo ele feito de alusões históricas, que se serve de um facto concreto para expor os mistérios daquela viagem.

Perturbante como o encontro do homem do Renascimento com as belezas do mundo otomano, exato e cinzelado como uma peça de ourivesaria, este retrato do artista em pleno trabalho é também uma fascinante reflexão sobre o ato de criar e sobre o simbolismo de um gesto inacabado para a outra margem da civilização.

É que, através da crónica dessas poucas semanas da História, Mathias Énard esboça uma geografia política cujas hesitações ainda hoje, passados cinco séculos, são igualmente sensíveis.

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Ao morrer, quase nonagenário, Miguel Ângelo ainda guarda de Constantinopla “uma vaga luz, uma doçura subtil mesclada de amargura, uma música distante”. É a música sublime que atravessa este romance, tão harmonioso e inesquecível quanto a ponte que nunca existiu.»
José Mário Silva, Expresso

Journal Entry 2 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, July 18, 2018
Trocado com a irus por causa de umas trocas e baldrocas....

Journal Entry 3 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Friday, July 20, 2018
Oh maria, olha que não é uma troca berdadeira. Aceito como empréstimo em troca do empréstimo das Livrarias. Mal o leia volta a casa...

Este título há muito que me anda a tentar. Obrigada pela oportunidade :)

Journal Entry 4 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Thursday, August 09, 2018
Gostei tanto deste pequeno livro que andei a investigar se Miguel Ângelo alguma vez tinha estado em Constantinopla a desenhar a ponte sobre o Corno de Ouro. A verdade é que os seus biógrafos falam no convite do sultão, que as cartas transcritas no livro foram realmente escritas por ele, tal como foram encontrados os desenhos dessa ponte. Também é da história que, tendo amado homens e mulheres, Miguel Ângelo nunca ou muito raramente se envolveu sexualmente.

Na verdade isso nem sequer é importante porque, real ou não, este pequeno livro consegue pegar-nos na mão e viajar até Constantinopla, para com ele deambular pelas ruas e tabernas, visitar mercados e palácios, deixar-se fascinar pela música, pelos poetas, pela arquitetura dessa cidade magnífica.

Journal Entry 5 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Sunday, August 12, 2018
e sai um ring! ;)

1-Maria Nunes
2-Baiia
3-Jota-P
4-conto

Journal Entry 6 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, August 17, 2018
Chegou hoje às minhas mãos.
Obrigada!

Journal Entry 7 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, August 23, 2018
Gostei tanto de ler este livro!
Muito obrigada pela partilha :-)
Aguardo morada da pessoa seguinte da lista.

Journal Entry 8 by Baiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, September 03, 2018
Já chegou. Obrigada Maria-Nunes pelo envio e marialeitora pela partilha.

Journal Entry 9 by Baiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, September 14, 2018
Gostei muito deste livro. Transporta-nos para um tempo de grandes ibras de arte e fala-nos de personagens intrigantes. Nunca fui a Istambul mas o livro fez me ficar com impressão de em Roma ter lido que a cúpula da Capela Sistina tinha sido inspirada na da Santa Sofia. Tenho que ir ler mais sobre isso.
Obrigada pela partilha. O livro segue para o Jota-P.

Journal Entry 10 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, September 18, 2018
Obrigado pelo envio, Baiia. O livro chegou hoje e os comentário dos leitores anteriores deixaram-me mesmo muito curioso em relação a esta história. Vou tentar ser o mais breve possível!

Journal Entry 11 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, November 15, 2018
E finalmente, terminei de ler este livro. Demorei muito mais tempo do que o necessário para o terminar, não tanto por ser um livro complexo ou longo, mas antes porque nos entretantos estive de férias e, apesar de o ter levado comigo, não lhe peguei durante bastante tempo.
Assim que o comecei a ler, fui saboreando a sua leitura, sem grandes pressas. O facto de serem capítulos pequenos ajudou a que pudesse ir avançando na leitura a pouco e pouco, não sem que, infelizmente, se me gerasse na cabeça alguma confusão entre as personagens, talvez por serem muitas, talvez porque a economia da história não tenha permitido que as mesmas fossem cabalmente desenvolvidas, ou talvez, simplesmente, por pura preguiça minha.

De facto, gostei da história em geral, mas confesso igualmente que estava à espera de mais. Não me desiludiu, mas também não creio que irei guardar grandes memórias. Em todo o caso, foi bom tomar contacto com este autor e, só por isso, agradeço à marialeitora ter posto este livro a circular.

O livro seguiu hoje mesmo para a conto, a última pessoa inscrita neste bookring.

Journal Entry 12 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, November 20, 2018
Já cá está!
Mas estou é a ler dois outros livros que tenho de terminar antes de pegar neste ok?
Ainda assim, diria que não devo demorar demasiado... E este ao menos tem um tamanho "normal" :)
Obrigada gentes!

Journal Entry 13 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, December 12, 2018
E assim foi, depois de lhe pegar, foi um ápice!
Como o Jota, acho que talvez tivesse expectativas a mais, mas ao contrário dele, diria que algumas coisas me vão ficar e suponho que da próxima vez que for a Istambul (há sempre uma próxima vez para Istambul, acho eu... pelo menos as saudades são fortes) irei ficar a olhar para o Corno de Ouro e a imaginar ali uma ponte diferente.
É uma cidade maravilhosa, atravessar a ponte de Gálata é obrigatório, maravilharmo-nos com o movimento, com os pescadores e até com os restaurantes de peixe por baixo é imperdível, mas é também verdade que não é uma ponte para a qual se fique a olhar pelo design, pela arquitectura, ou por qualquer outra característica física; serve o propósito e ponto. Uma ponte de um Michelangelo (ou de um Leonardo, convenhamos) seria mais um espanto...
Voltando ao livro... Sou fã do Pedro Tamen e suspeito que a tradução ser dele não será também razão alheia ao facto de tanto ter gostado da leitura deste livro. Gostei do ritmo, gostei de me sentir a deambular pela cidade, gostei de embirrar com algumas manias do personagem principal... E não sei dizer o que possa não ter cumprido as expectativas.
Certo é que vou querer ler mais de um autor que há muito queria ler e em que ainda não tinha pegado.

Obrigada pelo ring maria. segue para casa ainda esta semana.
EDIT: Afinal vai só amanhã, 18/Dezº

PS1 - na imagem, a ponte desenhada por Leonardo da Vinci e que Erdogan disse que iria ser construída (há já uns anos...)
PS2 - Baiia, já agora: a capela sistina não foi inspirada em santa Sofia mas no templo de Salomão do Antigo Testamento.

Journal Entry 14 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, December 20, 2018
e já está em casa! pronto para novas aventuras...

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.