Ilhas de Paixão

Registered by wingMarcendawing of Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on 7/22/2017
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingMarcendawing from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, July 22, 2017
Uma jovem inglesa vitoriana descobre os prazeres da sensualidade nas ilhas dos Açores.

Journal Entry 2 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, August 22, 2017
A sério?!!!...
Mas isso existe, livros por encomenda? Não cesso de me espantar com o mercado livreiro da actualidade, sinceramente.
Seja como for, claro que conseguiste despertar a minha atenção, e o livro passou já para o cimo da pilha; será o próximo a ser lido, prometo. e depois venho dizer-te alguma coisa.
Ah, ele poderá ter chegado há algum tempo, não faço ideia, mas o porteiro disse-me que andava a ver se me via para mo entregar...

Journal Entry 3 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, September 13, 2017

Eis uma JE que não é fácil, pois gostaria de fazer uma crítica o mais construtiva possível sem me limitar ao "gostei" ou "não gostei". Mas sempre foi aquilo que me foi mais difícil, o explicar porque é que gosto ou não daquilo que gosto e não gosto. É muito mais fácil limitar-me apenas ao porque sim ou porque não!
Fui fazendo esse exercício ao longo da leitura, e lembro-me de pensar mais do que uma vez "não me posso esquecer de dizer isto", mas a verdade é que acho que já me esqueci de uma boa parte do que pensei. Seja como for, aqui fica a minha melhor contribuição:

Em termos gerais é um livro que se lê muito bem, rapidamente mesmo. Não há dúvida que não se dá pelo trabalho que terá dado dar-lhe forma, o que eu diria que é por si só um excelente sinal. E digo isto apesar de não poder dizer que é o género de livro que gosto realmente de ler e, daí, não ser, provavelmente, a melhor juiz da obra.
Tentando pormenorizar um pouco mais a minha apreciação:
Se com o decorrer da leitura a sensação desapareceu, no início estava a ficar com a ideia de estar a ler uma história um pouco ao estilo “telenovelesco”, com personagens profundamente más e outras muito boazinhas e perfeitas. Este é um dos aspectos que menos gosto quando leio ou vejo televisão e cinema, porque não me permite identificar com as personagens ou, sequer, “acreditar” nelas. Felizmente, os Açores amenizaram esses traços, mas penso que a história só teria a ganhar se a personagem principal fosse menos imediatamente encantadora e se fosse levada a distanciar-se das suas raízes mais por vontade própria ou da força das circunstâncias e menos para fugir à profunda ruindade de quase todas as pessoas que a rodeavam.
Outro aspecto que não me largou muito ao longo de toda a leitura foi a sensação de actualidade do que ia sendo descrito. Não creio ter conseguido em quase momento nenhum sentir-me num “romance de época”. Ainda que os ambientes estivessem soberbamente descritos, as atitudes e reações dos personagens não me pareceram coadunar-se muito com o cenário que as suporta. E atenção que não me refiro, de forma alguma, às partes mais sensuais ou picantes da trama, até porque suponho que essa é a parte da vida que menos deve ter mudado ao longo dos séculos, nos casos em que era realmente vivida (ainda que possa estar enganada).
Posto isto, resta-me dizer que fiquei agradavelmente surpreendida e, até, com vontade de ler os próximos episódios. Pareceu-me que o livro ia melhorando ao longo das páginas... ou então fui eu que me fui deixando envolver pela leitura. Em qualquer dos casos, vejo isto como algo de positivo.

À tradutora, os mais rasgados elogios! ;-) E muito obrigada pela oportunidade de ler este livro. Espero ter podido cumprir o objectivo a que me propus e lamento o tempo que demorei a vir dar notícias, tendo em conta que já terminei a leitura há uma série de tempo.

Emprestado a uma amiga não-BC de quem gostava de saber a opinião, tratarei de o pôr a circular por aqui mal me seja devolvido, para recolha de mais opiniões.

Journal Entry 4 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, January 27, 2018
A amiga não-BC manda dizer que, apesar de não ter conseguido ler o livro todo por não ser mesmo o género de livros dela (foi até meio, sensivelmente e depois leu o fim), foi o "romance côr-de-rosa" mais bem escrito em que já pôs os olhos até hoje e que acha que, se fosse este o género de coisas que gostasse de ler, o iria adorar.
:)

Entretanto, como me foi devolvido no trabalho, aproveitei para perguntar se havia alguém na sala que gostasse de "romances côr-de-rosa picantes" e duas das minhas colegas disseram que sim, muito entusiasticamente, pelo que o livro vai continuar a passear, a encontrar novos leitores.
Se não conseguir convencer nenhuma delas a vir fazer uma JE pessoalmente, venho eu comunicar o que me transmitirem.

Ora, entretanto, já passou da primeira das colegas para a segunda e a primeira disse que tinha gostado. Tentei perceber melhor se tinha gostado meeeesmo ou só assim-assim mas ela limitou-se a dizer "gostei, gostei" e não houve forma de me dizer mais nada. :(
Suspeito do que conheço, que a segunda será mais explícita, mas não faço ideia de que coisas costuma ler...

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.