O vale dos segredos

Registered by xtorya of Santiago do Cacém, Setúbal Portugal on 5/17/2017
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by xtorya from Santiago do Cacém, Setúbal Portugal on Wednesday, May 17, 2017
"Stephen Lansbury crescera numa família de acolhimento, sabendo apenas que tinha sido abandonado em tenra idade, depois de ter sido entregue aos cuidados de uma ama. Nada sabe a respeito da família, até um dia, já adolescente, é surpreendido por um advogado que o informa que o seu tio-avô morrera e lhe deixara uma propriedade na Cornualha. Ao chegar à mansão, o jovem Stephen não encontra ninguém para o receber, mas a sensação de estar a ser observado por alguém é persistente. Landsbury Hall e os seus segredos são um mistério a desvendar e Stephen terá a ajuda do diário das aventuras na selva amazónica que o seu antepassado lhe deixou. Um romance intrigante que supera os limites da imaginação."

Journal Entry 2 by xtorya at Cercal do Alentejo, Setúbal Portugal on Thursday, May 25, 2017
Enviado hoje para Margarida Pires que o escolheu na BookBox Virtual Livros&Coisas (irus).
Espero que gostes.

Journal Entry 3 by MargaridaPires at Pias (Serpa), Beja Portugal on Friday, June 02, 2017
Já está comigo! Obrigada ;)

Journal Entry 4 by MargaridaPires at Pias (Serpa), Beja Portugal on Sunday, September 10, 2017
Vai seguir para o vencedor da Lotaria de Verão do Árvores! Espero que gostes :)

Journal Entry 5 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, September 15, 2017
Obrigado MargaridaPires pelo envio deste livro. Parece-me ser interessante! Quando o tiver lido, digo o que achei!

Journal Entry 6 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, December 08, 2017
Já terminei de ler este livro há mais de duas semanas, mas como no dia a seguir parti de férias, não tive oportunidade de fazer este comentário mais cedo! Aqui estou eu para fazer o que prometi: dizer o que achei do livro.

No geral, achei que é um livro bem construído e cuidado. Vê-se que a autora teve uma preocupação em dar um ar de verosimilhança ao que está a narrar.

No entanto, penso igualmente que esta tentativa de verosimilhança é exagerada, pois a verdade é que Charmian Hussey detém-se em descrições exaustivas que, a meu ver, não servem da melhor forma uma história que tinha até bastante potencial para ser apelativa a vários tipos de leitores.

E tendo em conta a natureza fantástica de parte da história (a qual só se vem a desvendar no capítulo 55 - até esse capítulo a autora detém-se em descrições que pouco ou nada acrescentam e que tornam o livro maçudo), não se compreende que a narração esteja tão preocupada em ser "coerente"... Aliás, nem são essas descrições minuciosas que salvam o enredo de falhas que são difíceis de compreender. A propósito de manter o mistério que a mansão de Lansbury Hall encerra, há certas atitudes de algumas personagens que não fazem sentido. Por exemplo: como é que um advogado comunica a Stephen que este recebeu uma herança sem lhe dar explicações, e até mesmo recusando-se a dá-las? E como é que Stephen, um pré-adolescente, tomaria posse de uma propriedade sem que lhe fosse entregue algum registo dessa propriedade ou até mesmo sem que lhe fosse dado algo tão simples como a chave da casa que herdou?

Enfim, creio que o grande "pecado" de Charmian Hussey tenha sido o de querer escrever um livro para o público infanto-juvenil, mas errou completamente o alvo, pois a única coisa que conseguiu foi dar-lhe um tom demasiado adulto, austero, prolixo, nada inovador, até mesmo demasiado complexo (principalmente a partir do momento em que Stephen começa a ler os diários de viagem que o seu tio-avô escreveu quando, no início do século XX, partiu numa aventura pela bacia do Amazonas).

Bastaria a Hussey que tivesse optado por um estilo narrativo mais de aventuras, em vez de se preocupar demasiado com descrições minuciosas que tornam o livro desinteressante. Ainda que a história inclua algumas mensagens ecológicas, tudo se perde em demasiadas páginas em que pouco ou nada acontece.

Em todo o caso, agradeço à MargaridaPires o facto de me ter feito ter chegado este livro às mãos. Em breve, continuará a sua viagem pelo mundo!

Journal Entry 7 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, January 28, 2018
Este livro vai seguir para a marialeitora que o escolheu da BookBox Virtual de Aniversário organizada pela Baiia.

Espero que gostes, marialeitora!

Journal Entry 8 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Friday, February 02, 2018
e já cá está! :) Obrigada, Jota-P!

Journal Entry 9 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Saturday, May 05, 2018
e volta a rodar...vai para a box da xtorya do Dia Mundial do Livro 2018!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.